1. Venda de Natal1526719_658332330954880_2489844790992579625_n

Decorreu nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro a já tradicional Venda de Natal no Centro São Cirilo, tendo sido mais um importante momento de ajuda e de dinamismo na vida da casa. A Venda representou também a possibilidade de abrir as portas ao público e dar a conhecer a mais gente o Centro e a sua missão, os seus objetivos e algumas das atividades desenvolvidas, num ambiente informal e de muita proximidade.

Diversas bancas de venda de várias instituições e de particulares animaram o espaço, e o Centro organizou também uma banca de bebidas e doces, muito concorrida por todos os que nos visitaram. A oferta era diversificada e para todos os gostos, possibilitando a escolha e a compra de prendas originais para o Natal. Alguns momentos culturais e musicais foram dando animação à Venda ao logo dos vários dias. No dia de abertura foi apresentado o livro “Dançar à Chuva”, com várias histórias de vida, entre as quais a de um utente apoiado por nós em tempos recentes (apresentação do livro aqui). No sábado houve momentos musicais para todos os gostos, desde as “Danças do Mundo” e Mickael Jackson, a Lindy Hop e a música brasileira (cantada a cappella por um utente brasileiro). No domingo abrimos com contos de Natal para toda a família, tivemos música mexicana (cantada ao vivo por um utente mexicano) e encerrámos com a presença já habitual dos Meninos do Coro.

1779695_660891274032319_902552727030733409_nNo final, fica um grande agradecimento a todos os que passaram pela Venda, assim como a quem, mesmo não podendo estar, nos quis fazer chegar mensagens de amizade. Muitas fotos da Venda podem ser encontradas no nosso Facebook. Quanto a quem não veio, não sabe o que perdeu. Mas não há motivo para preocupações, pois para o ano há mais!!

2. Assembleia Geral de final de ano

Quase a chegar ao final de 2014, é tempo de definir rumos e estratégias para 2015. É isso que fazem todas as instituições nesta altura do ano, e o Centro não é exceção. Foi assim que na fria noite de 10 de Dezembro se reuniu a Assembleia de Curadores do Centro, de forma a debater o Orçamento e o Plano de Atividades para 2015. Houve dúvidas a ser colocadas e questões a ser respondidas, comentários pertinentes e sugestões apresentadas. O Centro tem diante de si ainda desafios muito exigentes, a procura da sustentabilidade e as mudanças estão ainda a acontecer (e provavelmente estarão sempre, pois a própria realidade que procuramos servir vai mudando), mas há também muito potencial a ser ainda explorado e muita esperança no futuro! Para quem tenha curiosidade pelos desafios e rumos que nos esperam em 2015, o Plano de Atividades (elaborado e apresentado já pela nova diretora Paula Ferreira) pode ser encontrado aqui.

Esta Assembleia trouxe também novos Corpos Sociais ao Centro, numa lógica de mudança que também é normal em qualquer instituição. É tempo de agradecer a grande dedicação e presença daqueles que os deixaram (em particular, sem desprimor para nenhum dos outros, da dedicadíssima anterior tesoureira Teresa Cardoso). E damos as boas vindas à Sara Gonçalves (nova tesoureira), ao Alfredo Lima (para completar o Conselho Fiscal), ao Américo Mendes, Ana Leite, Joana Morais e Castro, Maria do Carmo Ribeiro e Rui Assis (novos curadores). São uma bênção estas novas presenças, pelo olhar experiente e empenhado que trazem ao projeto (com ligações da economia social à imigração, do voluntariado à realidade social da cidade). Sejam todos muito bem vindos! E com eles e os Corpos Sociais da primeira hora, com o generoso corpo de voluntários e o empenho da equipa, os vários amigos e apoios de quem se vai identificando com a nossa missão, como não havíamos ter confiança neste 2015 que começa?!

3. Alunos do Colégio das Escravas no Centro

10850143_667603946694385_261635605504405617_n

No dia 15 de Dezembro o Centro foi literalmente “invadido” por 37 adolescentes animados e ruidosos, todos alunos do 8º ano do Colégio das Escravas do Sagrado Coração aqui no Porto. Já no ano passado cá tinham estado, e gostaram tanto que pediram aos professores para regressar.

Se no ano passado tinham ficado a conhecer as histórias pessoais (e difíceis!) de alguns utentes do Centro, este ano preparámos-lhes um programa diferente. Tudo começou com uma hora de Tai-chi, onde o “mestre” Diogo Santana pôs mais novos e mais velhos (alunos e utentes misturados!) à procura da beleza e do equilíbrio que esta arte oriental proporciona. Seguiu-se um almoço partilhado, com iguarias oferecidas pelas mães dos alunos, e a par com várias atividades de animação (nomeadamente um “concurso da fotografia mais original”!). O dia terminou com uma distribuição de presentes, já que cada adolescente tinha sido convidado a trazer uma prenda para um utente concreto do Centro, a partir da descrição dos seus gostos e origem. Algumas fotos destes vários momentos podem ser encontradas aqui.

Este foi mais um dia bonito na história do Centro, em que no final mal se percebia quem era quem e as misturas imperavam: enquanto alguns ouviam deliciados as mil e uma histórias do Sr. Abílio, outros aprendiam música brasileira com o Sr. Braz. E houve ainda a coincidência curiosa de ser o dia de aniversário da Despoina, utente grega, e do João, um dos alunos presentes, e aos dois cantámos os parabéns. E não é esta afinal a missão do Centro, a construção de um mundo onde as diferenças se esbatem e a alegria se partilha? Obrigado pela visita, e apareçam mais vezes!