Natal

Implicação de Deus, implicação dos homens

Eis que chega às suas mãos, “lançado” em véspera de Natal, o segundo número da Newsletter do Centro São Cirilo. E talvez não haja coincidência mais feliz, pois o Natal recorda esta incrível e incondicional implicação de Deus com os homens, o desejo de entrar na realidade para a mudar por dentro, em particular na vida de aqueles para quem a vida é mais difícil (por isso o primeiro anúncio da “boa notícia” é para os pastores, gente simples e disponível). Como escrevia alguém estes dias, “com o Natal a história recomeça a partir dos últimos”.

E se nos ocorre pensar em “qual o presente que Jesus nos traz?”, a resposta é desconcertante: Deus não nos traz prendas volumosas, descansos fáceis e alegrias superficiais. O que nos traz é “missão”, vem dar-nos trabalho, desafia-nos a que com Ele nos impliquemos na construção do Reino, do mundo mais justo e mais fraterno sonhado por Ele. E esse “trabalho”, o “ser boa notícia” na vida dos demais, é curiosamente o que nos dá sentido à vida. Pois “a tua felicidade acontece quando te ocupas com a felicidade dos outros”!

Que 2015 seja ano em que esta lógica continua a acontecer e a crescer no Centro. Que o “amor” (palavra que “tem tudo lá dentro”, como diz o Sr. Yango na entrevista mais abaixo) continue a ser o que nos orienta os passos. E que nesta “implicação” com o que a realidade dos mais frágeis nos pede, possamos fazer a grata experiência da alegria do próprio Deus que serve. Um muito Feliz Natal para todos, seguimos unidos, na construção de um mundo melhor!

P. Filipe sj