1. Formação “Passos Positivos” no Centro10385374_682470191874427_4064283328398237270_n

Na lógica de capacitação que temos vindo a implementar no Centro, os “projetos de vida” dos utentes incluem a participação num ciclo de formações transversais técnicas e humanas, a ter lugar numa tarde de 15 em 15 dias. No início de Janeiro foi a vez da formação “Passos positivos”, sobre a qual pedimos um pequeno testemunho a dois dos participantes.

Foi uma acção com um alto teor educativo, onde aplicámos as nossas competências na procura da felicidade.

Por meio de vários jogos e partilhando uns com os outros, mostraram-nos que somos Very Special Persons (pessoas muito especiais).

Aprendemos que embora a vida se nos apresente às vezes como um túnel sem saída, foi-nos demonstrado que há sempre uma luz do outro lado desse túnel.

João Duarte e Sara Nauroy

2. Primeira reunião de voluntários de 2015

No passado dia 21 de janeiro, novos e menos novos voluntários do Centro Comunitário São Cirilo reuniram-se, nas instalações do Centro, para a primeira reunião de voluntários do novo ano. Há medida que a hora marcada para o início dos trabalhos se aproximava, foram chegando os diferentes participantes e assim passámos à fase prévia da reunião: chá, docinhos e uma grande dose de calor humano!

A agenda de trabalhos era “cheia”, mas graças à boa gestão do tempo por parte da equipa que a dirigiu (a diretora Paula, a coordenadora de voluntários Maria do Carmo e o P. Filipe), todos os assuntos foram debatidos, no tempo adequado e com a participação ativa de todos os presentes. A apresentação do Plano de Atividades (PA) para 2015, disponibilizado atempadamente a todos os participantes, suscitou enorme interesse, e resultou num diálogo extremamente rico, com partilha de ideias, troca de experiências e a apresentação de diferentes propostas passíveis de serem tidas em conta, de forma a integrarem o referido PA. Foi interessante sentir que todos unidos caminhamos no mesmo sentido! Foram ainda tratados outros assuntos: ligação dos vários tipos de voluntariado ao organigrama do Centro, a avaliação de todas as instituições (incluindo o São Cirilo) que os jesuítas portugueses estão a promover, e o arranque do Projeto Mentores para Imigrantes.

Mas o melhor estava para chegar, uma verdadeira surpresa: o vídeo com que terminámos a reunião (disponível aqui), ao qual nenhum dos presentes ficou indiferente, que nos encheu o coração e nos fez acreditar ainda mais que vale a pena ser uma V.S.P – Very Special Person. Um bem-haja a todos e que juntos continuemos a percorrer o mesmo trilho!

Idalina Santos

3. Workshop do projecto ECOAR

A funcionar no Porto desde 2007, a PELE – Espaço de Contacto Cultural e Social investe na afirmação do teatro enquanto espaço privilegiado de diálogo e de “empoderamento”, colocando os indivíduos e as comunidades nos centros de criação. Assume a criação artística como uma alavanca para o desenvolvimento pessoal e comunitário, contribuindo para a coesão social e territorial.

E é neste contexto que surge o projeto ECOAR (ver aqui), que pretende potenciar a empregabilidade através da participação em projectos artísticos. Este projeto será implementado em 4 Estabelecimentos Prisionais da Região Norte ao longo de 2015, permitindo a participação de cerca de 160 jovens. Foi apresentado em “modelo workshop”, nos dias 23 e 24 de Janeiro, e nele estiveram presentes a técnica de emprego Maria José Lino e a psicóloga Rita Santos.

No Workshop foram inicialmente apresentados os princípios orientadores no trabalho de Arte e Comunidade, e alguns dos projetos que têm vindo a ser dinamizados com recurso a esta metodologia. E em seguida fomos explorando e vivenciando um curioso conjunto de instrumentos úteis para este trabalho. Jogos e citações poéticas, dinâmicas corporais e testemunhos, narrativas de sucessos e de experiências anteriores, com todos eles fomos construindo o workshop, de um modo descontraído e informal. Acabou por ser um dia divertido, desafiante, curioso. Será que um dia destes veremos alguma destas dinâmicas no nosso São Cirilo? Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos…

 Maria José Lino