Tempo de Advento

12342447_844229742365137_2492638078009304685_nEntrámos já em tempo de Advento, de preparação para o Natal. Poucas pessoas não gostarão destes dias (normalmente só aquelas que os associam a alguma perda grande). Fala-se em comunhão, em partilha, em alegria, e todos nos sentimos levados a isso, “puxados” pelo ambiente e pelos outros, mesmo que a vida mantenha as suas dificuldades habituais. Neste tempo (re)descobrimos que, mesmo que não as possamos mudar, podemos de alguma maneira escolher a forma de as olhar e viver. Feliz não é aquele que não tem dificuldades, é quem as sabe (escolhe?!) viver da forma certa, com empenho e esperança (por esta ordem!).

Capacitar para este “olhar empenhado e aberto ao futuro” é algo que tentamos fazer diariamente no Centro. Não podemos arranjar soluções para todos os problemas, mas tentamos dar ferramentas e propor este olhar (que é também ele instrumento!). Ou melhor, tentamos diariamente partilhá-lo, já que muitos dos que em teoria “são ajudados”, vem-nos também “ajudar” e confirmar isso mesmo. Basta escutar a Mukhae, no vídeo da história de vida deste mês, que de forma discreta mas persistente vai reconstruindo a sua vida e da sua família. Fala-nos disso a alfabetização, no vídeo do voluntariado do mês, já que poucas ferramentas são tão uteis e tão “desbravadoras” de novos horizontes como é o aprender a ler e a escrever. E não há atividade da casa, ou campanha feita fora, que não queira apontar a isso mesmo, numa lógica de caminho feito em conjunto.

É engraçado como, bem vistas as coisas, a proposta de vida que o Natal e a fé nos trazem é realmente simples. A escolha, ajudada pela graça (de Deus, da Bondade, ou como lhe queiramos chamar!), deste “olhar empenhado e aberto ao futuro”. A própria vida de Jesus, cujo nascimento celebraremos dentro em pouco, o revela e ensina. E por isso há que aproveitar estas semanas para preparar bem o Natal. Não só na sua vivência exterior, mas sobretudo no que nos desafia por dentro. Bom tempo de Advento para todos!

 P. Filipe Martins sj