1. Workshop “Sons, Saberes e Sabores”

12400858_862105200577591_5683656850228302221_nNo Workshop “Sons, Saberes e Sabores” do 7 de Janeiro foi dia de culinária. Decidi trazer a sobremesa Etimek Tatlisi muito conhecida no meu país, a Turquia. Todos os participantes estavam muito curiosos principalmente para provar.

Esta sobremesa é feita basicamente por torradas, creme chantilly e com decoração ao gosto de cada um. O sabor foi único porque, desde o início até ao fim, muitas mãos diferentes trabalham para isso. Todos quiseram ajudar a fazer a sobremesa.

O Henry Ford disse: “Reunir é um começo, manter juntos é um progresso; a trabalhar juntos é sucesso”. Sim, isso foi o que fizemos naquele dia. Era coisa simples de fazer, mas a maneira de juntar todos os ingredientes já não era assim tão simples. Tinha segredo.

Com a receita numa mão e uma fatia de Etimek Tatlisi na outra, viajámos por alguns momentos pela Turquia.

Zeynep Öngün

2. Formação sobre Interculturalidade

5236_867148176739960_8949757712470808271_nNo passado dia 20 de Janeiro realizou-se mais uma formação no Centro, desta vez sobre Interculturalidade. Pretendia-se contextualizar o meio circundante, a diversidade cultural e o desenvolvimento de competências pessoais, sobretudo ao nível das soft skills e do autoconhecimento.

A escolha destas temáticas prendeu-se com o facto de haver necessidade de enfrentar o problema da inclusão dos cidadãos na sociedade, em particular dos estrangeiros que por diversos motivos chegam a Portugal. As mudanças acentuadas que estão a ocorrer no mundo global colocam em destaque os movimentos migratórios e a questão da diversidade cultural.

Iniciámos a formação com a apresentação: nome, a idade e assinalamos no mapa-mundo o nosso país de origem. Desta forma quebrámos o gelo e ficámos a conhecer a diversidade do grupo, com participantes de 7 nacionalidades diferentes.

Do global passámos para o local: Portugal. Visionámos vários filmes sobre a diversidade existente em termos de paisagem, tradição, cultura e gastronomia, conduzindo assim os participantes para uma relação consigo própria e com a sua cultura/país.

Passando para o autoconhecimento, aplicámos uma ferramenta muito utilizada em criatividade, o Mindmap. Cada um construiu o seu, aprofundando o seu autoconhecimento e partilhando com os outros participantes a sua cultura, gostos e competências.

Sendo a diversidade cultural um fenómeno novo, a consciência da sua presença é hoje muito forte, e a inclusão das pessoas de diferentes origens num mesmo espaço geográfico deve ser uma realidade e um resultado de uma consciência coletiva. Reconhecer as enormes vantagens de uma sociedade intercultural será uma forma de ajudar a construir o futuro desejado. Hoje foi o que iniciámos com esta formação de interculturalidade, a construção de um novo caminho para o futuro.

Teresa Dieguez

3. Almoço Temático sobre o Quirguistão

12642491_871978786256899_3136831256682842641_nNo dia 27 de Janeiro o Almoço Típico foi dedicado ao Quirguistão. Com a ajuda da minha irmã Mukae, eu e a minha mãe Masha preparámos para todos os utentes um almoço muito tradicional no nosso país – o Palov. A receita levava ovos, cebola, carne de vaca, cenoura, tomate, pimento, alho e arroz. Para acompanhar tínhamos melão, fizemos uma salada de tomate com coentros e cebola, e para beber chá preto e verde. Mas o segredo deste prato é a mistura de todos os sabores incluindo o melão.

Iniciámos o almoço com uma breve explicação do Palov e a maneira de o comer, que é com a mão. No Quirguistão, a tradição é a reunião da família sentada no chão à volta de um grande prato de comida, que é muito colorida e condimentada. Todos comem à mão do mesmo prato.

Para além da comida, o Centro foi decorado com os vestidos e lenços que trouxemos do nosso país. Foi muito divertido, até os profissionais do Centro se vestiram de acordo com as nossas tradições. E para encerrar a festa a minha mãe dançou uma música uzbeque. Acho que todos ficaram maravilhados com as belezas e tradições do meu país.

                                                                                                                                                             Suraie Isakova