1. Formação sobre “RSI, direitos e deveres”

13330900_955329444588499_7623142132695768672_nNo passado dia 8 de Junho participei em mais uma formação do Centro, desta vez sobre “RSI, direitos e deveres”. Nesta formação tive a oportunidade de tirar algumas dúvidas que tinha sobre o tema em si, bem como aprender outros conhecimentos que não possuía sobre o assunto.

A formação foi bastante dinâmica e muito esclarecedora. Gostava que se fizessem mais formações sobre este assunto, e mesmo de outros temas que poderiam ser uma mais-valia e ajuda para todos nós.

Sérvia Ismael (utente)

2. Plataforma Mais Emprego

p+eNo âmbito da Estratégia Nacional para a Integração da Pessoa Sem Abrigo 2009-2015, foi criada no Porto a Plataforma + Emprego, que pretende gerar sinergias entre o mundo empresarial e os cidadãos em situação de sem-abrigo que apresentem um perfil mínimo de empregabilidade. Entre as diversas organizações que constituem esta plataforma encontra-se a Segurança Social, o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Universidade Católica (pólo do Porto), a CAIS, e ainda o Centro São Cirilo.

Até agora o Centro tem estado representado pelo Ricardo Dias, e um dos seus grandes contributos foi a criação da infografia da plataforma. A partir de Julho essa representação passará a ser feita pela técnica do Gabinete de Emprego (que vos escreve), integrando o grupo da triagem e elaboração de CV’s.

Esta é mais uma iniciativa conjunta em prol daqueles que, na nossa cidade, passam por uma fase de grande necessidade. E que procura fomentar a lógica da “capacitação” que também aqui no Centro aplicamos, de “dar o peixe e ensinar a pescar”. Que possa continuar a dar frutos como até aqui, dando às pessoas em situação de sem abrigo ferramentas e oportunidades para saírem, contando com as suas próprias capacidades, da situação difícil em que se encontram.

Maria José Lino (Técnica de Emprego)

3. Programa de Literacia Familiar “Conto contigo”

Tomei conhecimento pela primeira vez da obra de São Cirilo através de uma amiga búlgara que frequenta as aulas de português. Achei que poderia ser útil para esta instituição de alguma forma, mas com o meu horário, tornava-se difícil conciliar o trabalho com o voluntariado.

Foi então que fui convidada para integrar o Programa de Literacia Familiar “Conto contigo” (desenvolvido em parceria e coordenado pela Fundação Aga Khan), que consiste em ajudar a desenvolver as capacidades cognitivas necessárias para uma boa integração na vida escolar das crianças prestes a dar esse passo (com 5 anos).

Ainda estamos no início deste projecto, mas já sentimos que fizemos a diferença na vida destas crianças, quando tivemos conhecimento do retorno por parte de uma das crianças envolvidas neste programa – ela tentou ensinar exercícios que aprendeu na primeira sessão a adultos. O que prova que ela conseguiu não só aprender mas também ficou estimulada para ensinar. É certamente um bom começo para o nosso projecto!

 Ivone Correia (voluntária)