1. Literacia Familiar- O Resultado da experiência Piloto

IMG_8297 (1)O Programa Conto Contigo, uma intervenção não formal de literacia familiar, iniciativa da Fundação Aga Khan em parceria com o São Cirilo, trouxe​ a este espaço tardes de sábado coloridas e cheias de animação, conversa​ e afeto​, com histórias, canções, brincadeiras, jogos e muitas aprendizagens.

A partir de uma história, cinco crianças e as suas mães partiram à descoberta  e exploração da linguagem escrita, descobrindo para que serve ler e escrever, brincando com os sons das palavras e pensando na relação entre as letras e os sons.

O objetivo não era ensinar a ler, mas sim facilitar a emergência de competências que facilitassem a aquisição da leitura, visto que a maior parte dos meninos transitará no próximo ano letivo para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sabendo que a ​leitura é a chave para o sucesso de grande parte das aprendizagens, a familiaridade com o mundo dos livros abre muitas portas.

O programa desenvolveu-se em quatro sessões, mas as descobertas​ continuam​ em casa, com as famílias, que  têm um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagens das crianças. O programa estará de volta em setembro, para que mais crianças e famílias partam à descoberta do fantástico mundo das letras…

Daniela Costa | Voluntária Literacia Familiar

2. Lanche de Atividades 3º Trimestre

Eu descobri o Centro São Cirilo em Janeiro, quando decidi de ir para o Porto, para começarLanche das atividades julho a minha nova vida aqui.

O trabalho do Centro também vem do coração. As pessoas que trabalham aqui, trabalham num projeto importante. Ajudam os imigrantes na adaptação e compreensão de um estilo de vida em Portugal, o carinho, o prazer de receber, – tudo isso e muito mais neste espaço, tal como o próprio nome indica, comunitário.

No Centro é realizada uma série de diferentes eventos, uns, direccionados para a aprendizagem, outros para o entretenimento. No dia 14 de julho de 2016, por exemplo, foi organizado no Centro um lanche, como forma de encerramento do ano. Um ambiente acolhedor e uma atmosfera amigável. Tudo era incrivelmente delicioso! Obrigada especial por aquilo! A parte formal com a entrega de diplomas não foi menos emocionante e tocante.

Obrigada por esta oportunidade de ver aos olhos das belas pessoas e agradecer-lhes por tudo o que eles fazem. O meu “obrigada” nunca é suficiente para expressar a minha atitude em relação ao trabalho do Centro. No entanto, eu gostaria de dizer obrigada por aquilo que vocês fazem existir.

                                                              Aleksandra Nikiforova | Aluna de português

3. Atividades de Verão

Tendo já começado a 18 de julho, o Centro oferecerá até 26 de agosto um vasto programa de Atividades de Verão, organizadas segundo um esquema semanal regular e abertas, de forma gratuita, a todos os que queiram participar (não é assim necessária inscrição). É o seguinte o programa:

* Às seguTodos os Cartazes1ndas teremos, a partir das 14:30, contos e poesia – Segundas faladas e contadas.

* Às terças de manhã teremos os Percursos com História no Porto, com saída às 9:30 (estão pensadas 4 visitas diferentes). E à tarde, a partir das 14:30, haverá o Torneio de Jogos de Mesa entre utentes de várias organizações.

* Às quartas às 10h teremos o desporto, e às 14:30 o workshop de culinária.

* Às quintas às 10h teremos a Oficina de Artes e Ofícios, e às 14:30 as Férias Divertidas – Pais e Filhos, actividade destinada a crianças entre os 5 e os 10 anos acompanhadas pelos pais.

* À sexta, finalmente, a partir das 14:30 haverá cinema no Centro.

Mais informações podem ser obtidas, diretamente ou por mail, junto da animadora Paula Correia (paula.correia@saocirilo.pt).

                                                                                                          Paula Correia| Animadora Sociocultural