1. Projeto Bê-à-Bá Doméstico: Testemunho das formadoras de Cozinha, HACCP e Limpeza

Novo Documento do Microsoft PublisherOs módulos de Cozinha, de HACCP e de Limpeza foram cruciais no Projeto pelo facto das formandas, não obstante já terem conhecimentos nestas áreas, necessitarem de detalhes mais específicos relativamente ao como fazer no nosso contexto cultural. Assim, estes módulos proporcionaram uma preparação/adaptação ao contexto do mercado atual em Portugal.

Por ser um grupo de culturas muito distintas, surgiram alguns desafios, que se prendem com hábitos e relacionamentos. Por exemplo, o comer com a mão, que não é permitido nas nossas cozinhas e não é bem visto na nossa cultura. O relacionamento entre elas nem sempre foi fácil, pois se em algumas culturas há uma grande necessidade de comunicar e interagir, em outras, a interacção é mais discreta, o que torna difícil respeitar o espaço individual e a partilha, assim como gerir o trabalho em equipa. Ainda assim, houve um grande esforço da parte de todas as formandas para gerirem os desafios, uma vez que trabalhavam para o mesmo objetivo: entrar no mercado de trabalho em Portugal.

A preocupação nestes módulos foi, acima de tudo, que as formandas conseguissem executar toda e qualquer tarefa com primor e de acordo com as regras transmitidas nas formações, desde a limpeza, a higiene, a utilização dos ingredientes base da dieta portuguesa (azeite, banha de porco, alho, cebola…). Para além disto, terem a noção da importância de realizarem o que lhes é pedido e ao mesmo tempo saberem adaptar-se e criar alternativas. Podemos afirmar que a nossa meta era exactamente isso: tanto estarem aptas a trabalhar num restaurante de cozinha tradicional portuguesa, como numa cantina, ou fazer limpeza num hotel/hostel ou até mesmo numa lavandaria/engomadaria. O importante é saberem encaixar-se em qualquer contexto.

Formadoras Helena Ribeiro e Sandra Flores | Projeto  Bê-á-Bá Doméstico

 

  1. Formação da Comissão do Apostolado Social

No final do mês de Maio a Equipa do Centro Comunitário São CiriloFormaçaõ Inaciana participou na Formação da Comissão do Apostolado Social (CAS), que se realizou na Casa de Exercícios de Santo Inácio (Rodízio), em Sintra. Esta formação teve como principais objectivos a obtenção de uma visão comum, o aprofundamento da missão social da Igreja e das obras ligadas à Companhia de Jesus, a aquisição de chaves fundamentais do modo de proceder da espiritualidade jesuítica, o desenvolvimento de critérios comuns de acção e decisão, e a partilha de experiências e ferramentas entre lideranças inacianas.

O primeiro dia de formação foi dedicado ao verbo Olhar. Olhar a Doutrina Social da Igreja e o conceito inaciano de Justiça e Missão. Ao longo do dia os Padres Frederico e João lançaram-nos o desafio de “em tudo” encontrarmos Deus e a Sua vontade, ou seja, encararmos o nosso trabalho como missão e a responsabilidade de, no fundo, vermos o mundo à maneira de Deus. Neste dia foi-nos dada ainda a possibilidade  de conhecer um pouco mais acerca da Doutrina Social da Igreja e do binómio Fé-Justiça.

No segundo dia os trabalhos decorreram em torno do verbo Agir: Pedagogia Inaciana, Colaboração e Missão. Tivemos, assim, a oportunidade de trabalhar em grupo e partilhar experiências sobre o modo de proceder inaciano em cada uma das obras apostólicas representadas.

Foram dois dias intensos de formação e de partilha a partir de diferentes fontes e perspetivas, mas sempre com o foco no fortalecimento da visão e missão comuns, e que nos movem no espírito global da missão inaciana.

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

 

  1. Atividades Livres de Verão

Todos os CartazesA partir do dia 17 Julho até 24 de Agosto, o Centro terá disponível um vasto programa de Atividades de Verão, organizadas segundo um esquema semanal regular e abertas, de forma gratuita, a todos os que queiram participar (não é assim necessária inscrição). É o seguinte programa:

* Às segundas teremos, a partir das 14:30, contos e poesia – Segundas Faladas e Contadas.

* Às terças de manhã teremos os Percursos com História no Porto, com saída às 9:30 (estão pensadas 3 visitas diferentes). E à tarde, a partir das 14:30, haverá Jogos de Mesa entre utentes de várias organizações.

* Às quartas, às 10h, teremos Outras caminhadas: caminhadas pela cidade e workshops de dança, e às 14:30 o Workshop de Culinária.

* Às quintas, às 10h, teremos a Oficina de Artes e Ofícios, e às 14:30 as Férias Divertidas – Pais e Filhos, actividade destinada a crianças entre os 5 e os 10 anos acompanhadas pelos pais ou instituições.

* Às sextas, às 14:30, teremos Cinema.

Para mais informações contatar paula.correia@saocirilo.pt

Paula Correia | Gabinete de Animação