1. Recolha de Tradições: Parceria com a Anilupa

O Anilupa  (http://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa), é um estúdio de cinema de animação criado há 28 anos pela Associação de Ludotecas do Porto, com o intuito de envolver grupos de pessoas, quer sejam crianças, jovens ou adultos, em atividades de realização de filmes em técnica de cinema de animação. Este estúdio procura desenvolver as mais variadas estratégias de intervenção, quer nos vários públicos que envolve, como nos diversos contextos sociais, educativos e culturais em que os grupos estão inseridos.

No plano anual de atividades, este estúdio irá desenvolver uma série de oficinas de cinema de animação em escolas básicas da cidade do Porto, no âmbito do programa “Porto de Crianças” da Câmara Municipal do Porto. Numa das oficinas pretende-se encaminhar os alunos da Escola Básica de Fernão Magalhães para a descoberta de realidades culturais de outros países, a partir de um intercâmbio com utentes da Comunidade São Cirilo. Escutar histórias, tradições ou expressões particulares de cada país, será o mote para que os alunos possam desenvolver um filme de cinema de animação a partir dos acontecimentos partilhados.

Paralelamente, a Comunidade de São Cirilo será convidada a participar em outras atividades no espaço sede do Anilupa, o Centro Lúdico da Imagem Animada Anilupa (CLIA Anilupa), para atividades à volta da animação da imagem e construção de objetos óticos dos primórdios do cinema.

Fernando Saraiva | ANILUPA

 

  1. Festa de Natal

Eu considero que a forma mais satisfatória de aprender é com o ato de passar conhecimentos.

Pois não se aprende apenas o que se ensina, como também se ganha uma vivência rica em valores e princípios profundos de crescimento humanitário, visto que o voluntariado cria oportunidades para evoluir, compartilhar e se transformar numa pessoa melhor. Por isso, escolhi ser voluntária no Centro São Cirilo, dando aulas de Inglês I.

Sendo assim, seja na área de línguas estrangeiras, da informática, de distribuição de recursos e entre outros serviços concedidos de forma gratuita pelo Centro São Cirilo, servem como um grande apoio no quotidiano das pessoas que o frequentam. Este trabalho é tão essencial porque,  num mundo com tantas desigualdades sociais, ajudar a amenizar estas diferenças é indispensável.

O desafio de dar aulas de Inglês para pessoas de diferentes nacionalidades proporciona-me momentos únicos dentro de uma luta pela valorização da diversidade cultural.

Apesar do trabalho voluntário não ter o objetivo de ganhar dinheiro, posso afirmar que se ganha muito a outros níveis. O sentimento de poder ajudar o próximo é muito enriquecedor do ponto de vista emocional.

Comemorar conquistas e vitórias é extremamente significativo, por trazer muitas boas lembranças nas nossas vidas, ou melhor, é o que compõe as nossas histórias.

A maior parte das pessoas que frequentam o Centro, assim como eu, são estrangeiros, e estar longe de casa é sempre um desafio constante. Vejo isso agora, enquanto migrante e também como voluntária, pelo contato com outros migrantes que são alunos de Inglês.

Considero que, momentos tão fraternos como a Festa de Natal, nos fazem repensar o conceito ‘’casa’’ e considerar que não é o espaço físico onde você mora ou o lugar de onde você veio, mas sim onde você pertence.

Os trabalhos realizados em todas as áreas do Centro São Cirilo são algo que, de facto, deve ser comemorado com muita gratidão nos nossos corações por oportunidades tão prestigiantes como essas.

‘’Quando a casa do vizinho está pegando fogo, a minha casa está em perigo’’ (Horácio). Significa que devemos ser solidários uns com os outros….essa solidariedade está presente nos serviços e no contato diário entre utentes e funcionários de Centro e pelo ambiente familiar que se vive nos eventos. É bem revelador da filosofia do Centro. Respeitar, integrar e ajudar.

Natasha Ortolan | Voluntária Inglês I

 

  1. Almoço de Natal

No dia 24 de Dezembro houve o almoço de Natal no Centro onde estiveram reunidos utentes, funcionários e Direção. A mesa de Natal estava muito bonita, a comida muito bem servida e as pessoas estiveram à conversa, interagindo umas com as outras.

O almoço de Natal foi muito importante, pois fez com que nos sentíssemos menos sozinhos e foi um tempo de estar com os funcionários, de quem também gostamos muito! Este momento de união, em que estão todos juntos à mesa, fez diminuir as saudades de casa e da família….como é típico no Brasil, passamos o Natal todos juntos, o que nos fez sentir um bocadinho em casa.

Para mim foi um dia que vou lembrar para o resto da vida porque, sem eu estar à espera, em frente a toda a gente, fui pedida em casamento, onde recebi um dos melhores presentes de Natal.

A partir daqui espero, na minha vida e no meu país, poder ajudar outros, como fui tão bem acolhida aqui…

Bom Ano a todos

Evelin Mutt | Utente