Autor: Centro Comunitário São Cirilo (page 1 of 46)

Editorial

No momento em que escrevo o Editorial da nossa Newsletter (agora trimestral), vários acontecimentos relacionados com o nosso Centro me vêm à mente.

Um deles é a entrada da nossa nova jurista, Leonor Guedes de Oliveira, que se juntou recentemente à nossa equipa, com muito entusiasmo pela missão do Centro.

Outro evento a assinalar é a Assembleia Social, que reúne obras ligadas aos Jesuítas em Portugal, e que teve lugar em Almada, nos passados dias 22 e 23 de Março. Como em anos anteriores, foi um bom momento para intercâmbio de experiências e para fomentar o espírito de corpo entre nós.

De assinalar também a Assembleia Geral do Centro, a qual teve lugar a 25 de Março: momento em que, de modo formal, é feito o balanço de contas e do trabalho desenvolvido no ano anterior (os relatórios de 2018 podem ser encontrados no web site do Centro).

Finalmente, é de referir também que, a nível da Companhia de Jesus, foram recentemente escolhidas quatro preferências apostólicas universais: estas orientarão o trabalho dos Jesuítas para os próximos dez anos. A formulação de uma dessas preferências pode servir para recordar e reavivar a missão que o Centro São Cirilo procura levar a cabo: “caminhar junto aos pobres, os descartados do mundo, os violados na sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça”.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Trimestre

Janeiro a Março

2019
15/01/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – VISITA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – VISITA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

“Gostei muito da visita. Não sabia que a origem da palavra “tea” (chá em inglês) estava relacionada com os portugueses”.

John Murray | Inglaterra

16/01/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – PROGRAMA CASA ABERTA

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – PROGRAMA CASA ABERTA

Durante vários dias a Casa da Música esteve aberta para quem quis visitar ou assistir a concertos. Os utentes do Centro São Cirilo foram guiados dia 16 e 17, na Casa, numa viagem pela história e pela música.

“Foi a primeira vez que visitei. É de facto uma obra de arquitetura musical”.

Evelin Mutt | Brasil

23/01/2019

VÍDEO DO TRIMESTRE – VOLUNTARIADO

“A palavra para definir o Centro é Esperança. Os imigrantes …aqui encontram um rosto, uma amizade, uma proximidade…é uma esperança muito concreta, palpável. É uma esperança com rosto.” 

Manuela Sousa | Voluntária de Alfabetização

 

29/01/2019

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – PIROGRAVURA

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – PIROGRAVURA

“A pirogravura, atividade que desconhecia completamente, é muito interessante, para quem gosta. Eu como gosto de estar ocupada e acho importante treinar a minha criatividade, esta atividade é muito boa”.

Anila Xhaferi | Albânia

 

30/01/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABES E SABORES” – PARTILHA DE TRADIÇÕES

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABES E SABORES” – PARTILHA DE TRADIÇÕES

Os utentes do Centro partilharam tradições do seu país com crianças do 1º ciclo. O que se pretendia era dar a conhecer algumas das tradições típicas da Rússia, Brasil, Colômbia e Roménia.

Esta atividade resulta de uma parceria com a ANILUPA (http://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa), sendo o resultado final um vídeo de animação de imagens com as várias tradições.

Evelin Mutt | Brasil
Biviane Quiceno | Colômbia
Elvira Faritova | Rússia

05/02/2019

Projeto REGAP

Projeto REGAP

A parceria entre o Centro São Cirilo e o projeto REGAP – Reducing the Educational Gap for Migrants and Refugees in EU countries, with highly relevant e-learning resources offering strong social belonging, financiado pelo Programa Erasmus+ e dinamizada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, foi fundamental para a adaptação e o aperfeiçoamento dos cursos elaborados às reais necessidades dos/das migrantes, incluindo as sugestões de melhoria apontadas por aqueles/as. Neste âmbito, os/as migrantes que usufruem dos serviços do Centro puderam informar-se sobre os recursos da comunidade e dialogar entre si sobre os principais obstáculos e facilitadores no país de acolhimento, fazendo a ponte com o quotidiano nos seus países de origem.

A participação do Centro São Cirilo, centrou-se na experimentação dos cursos online, por parte dos utentes. Foi ainda dinamizada de uma ação, associada à aprendizagem da língua – “Aprendendo a língua no país de acolhimento”, por voluntários que dão aulas de português e inglês. 

Drª Elsa Guedes Teixeira | Equipa de Investigação de FPCEUP

06/02/2019

FORMAÇÃO “DICAS PARA MANTER O EMPREGO”

FORMAÇÃO “DICAS PARA MANTER O EMPREGO”

Conscientes da dificuldade de conseguir manter o emprego, a formação, dada pela Técnica de Emprego do Centro São Cirilo, visa preparar e dotar os formandos de ferramentas que os ajudem a conservar o emprego.

A formação tem ainda como objectivo consciencializar para o facto de que manter o emprego também depende muito da atitude do trabalhador, por isso este terá de ter em conta as atitudes/posturas recomendadas VS desadequadas.

Fica o testemunho de um participante da Venezuela, Nelson Pereira – “Então foi muito gratificante perceber a importância que o treinamento que tivemos nas várias formações que frequentámos no Centro (técnicas de procura ao emprego: dicas para manter o emprego) para a realização de uma entrevista de emprego em Portugal. Estas formações foram úteis, na medida em que nos ajuda: dá nações; desenvolve habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho português. Mas para além dos resultados é importante para aqueles que vêm de outras nações tão diferentes, terem o apoio técnico, material e apoio emocional tão importante para uma bem sucedida integração neste país.”

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

13/02/2019

FORMAÇÃO “HUMANA”

FORMAÇÃO “HUMANA”

A Formação Humana, realizada no dia 13 de Fevereiro, teve como fim último desenvolver competências que permitem o estabelecimento de relações positivas, mais “humanas”, consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam.

Nesta formação foi utilizada uma metodologia que estimulou a participação ativa, destacando-se os momentos de reflexão e partilha, assim como as dinâmicas de grupo.

Foram explorados os conceitos de emoção e sentimento, qual o seu impacto na tomada de decisão e resolução de problemas com que nos deparamos diariamente, e de que forma o Treino de Resolução de Problemas pode ser benéfico nessas situações. Foi, sem dúvida, uma formação desafiante e enriquecedora, cujas aprendizagens podem ser postas em prática no quotidiano de cada um. 

Inês Granja | Estagiária de Psicologia

14/02/2019

DIA DE SÃO CIRILO

DIA DE SÃO CIRILO

“Foi com muita satisfação que participei na Celebração de Acção de Graças por mais um ano de vida do Centro São Cirilo e onde reencontrei tantos que ali trabalham, muitos  voluntários e amigos que lhe dão corpo, dedicada e empenhadamente e que tem vindo passo a passo a cumprir a missão para o qual foi criado, no acolhimento e ajuda concreta a tantos irmãos necessitados que ali recorrem. As palavras do P. Luis, que presidiu à celebração fazendo um paralelo com a acção evangelizadora de São Cirilo e São Metódio que lhe serviram de inspiração,  iluminaram a nossa mente e coração, bem como as partilhas dos presentes e fizeram deste final da tarde um tempo muito especial onde, por fim, nos saudamos todos com alegria  comungando do mesmo espírito que ali nos unia.

Que o Senhor continue a  abençoar toda esta  comunidade para continuar a dar tantos frutos!  Um abraço amigo a todos”.

Voluntária Fátima Pinto | Recolha de Alimentos no Pingo Doce

20/02/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – VISITA GUIADA À ANILUPA

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – VISITA GUIADA À ANILUPA

Os utentes do Centro São Cirilo participaram numa visita guiada na ANILUPA (Centro Lúdica de Imagem Animada – http://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa). Tiveram oportunidade de visualizar um filme de imagens animadas e experimentar instrumentos antigos para colocar manualmente a imagem em movimento.

“Gostei muito desta visita à ANILUPA. É um espaço com muita imaginação e arte.” 

Beatriz Peixoto | Brasil

22/02/2019

VÍDEO DO TRIMESTRE – UTENTE

“(O Centro) …tem sido uma casa, uma família para mim.” 

Suelyn Souza | Brasil

 

27/02/2019

FORMAÇÃO “PRESTAÇÕES E OBRIGAÇÕES”

FORMAÇÃO “PRESTAÇÕES E OBRIGAÇÕES”

“Direitos e obrigações, uma formação útil para saber onde ir (a que entidade se dirigir) e o que pedir (que documentação apresentar), quando vai celebrar um contrato de trabalho ou de prestação de serviços em Portugal: principais aspetos a ter em conta.”   

Leonor Guedes | Gabinete Jurídico

28/02/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL

Realizou-se um workshop de culinária, cujo tema foi a culinária do Brasil, dinamizado pela Evelin. A presença alemã neste país trouxe novas formas de ser e estar, também ao nível da culinária. A Cuca de banana, tem origem alemã.

“Acho este tipo de workshop muito importante, porque nos traz novas aprendizagens e, claro, saborear novas culturas.”

Ana Lamas | Venezuela

13/03/2019

FORMAÇÃO “INTERCULTURALIDADE”

FORMAÇÃO “INTERCULTURALIDADE”

“Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, onde a diversidade está presente em todos os contextos da nossa vida, faz todo o sentido e é quase obrigatório falar de Interculturalidade. Esta sessão foi, sobretudo, de debate e reflexão conjunta sobre nós próprios/as, as nossas práticas e comportamentos e como podemos transformá-los no sentido de melhor interagir com o “outro”.

A disponibilidade do grupo para partilhar as suas experiências e vivências pessoais e para reflectir sobre questões como identidade, cultura, o modo como percecionamos a realidade e o “outro”, foi admirável e – pelo menos para mim – fez desta sessão um momento especial de aprendizagem e que espero tenha sido de enriquecimento mútuo”.

Rosário Silva | Formadora

19/03/2019

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – WORKSHOP “BRINCA AOS ARTISTAS”

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – WORKSHOP “BRINCA AOS ARTISTAS”

A designer Márcia Bandeira desafiou os utentes do Centro a “brincarem” aos artistas. Após a escolha da fotografia associada ao país de origem, simplificou-se as linhas até às suas formas geométricas essenciais, obtendo desse modo, um desenho.

 “Para mim, este workshop foi uma novidade e significou novas aprendizagens. Embora eu já conheça várias técnicas de pintura, e gosto muito, o grande desafio deste workshop foi o desenho”. 

Olexis Santos | Venezuela

22/03/2019

V ASSEMBLEIA SOCIAL INACIANA DA COMISSÃO DO APOSTOLADO SOCIAL DOS JESUÍTAS PORTUGUESES (CAS)

Como já tem sido hábito nos últimos anos, a CAS (Comissão do Apostolado Social da Companhia de Jesus) organiza uma Assembleia Social, de forma a reunir diretores, colaboradores e voluntários das obras ligadas aos jesuítas em Portugal.

Este ano a Assembleia realizou-se nos dias 22 e 23 de Março, em Almada, e incidiu sobre o tema do 50º aniversário do Secretariado para a Justiça Social e Ecologia, que em Roma coordena a actividade social ligada à Companhia de Jesus em todo o mundo. Foram abordados dois temas aos quais o Secretariado tem dedicado especial atenção: a ecologia como justiça social e o trabalho de colaboração.

Foram dois dias de encontro entre as pessoas que colaboram nas várias obras inacianas, onde tivemos a oportunidade de partilhar experiências, aprofundar temas importantes e renovar o sentido de corpo.

Saímos da Assembleia com muita alegria e ânimo para continuar a construir um mundo melhor!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora do Centro

25/03/2019

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

Realizou-se no dia 25 de Março de 2019 a Assembleia Geral do Centro São Cirilo para análise e votação da contas e do relatório de actividades relativas a 2018.

As explicações da tesoureira Isabel Mena Matos e da diretora Mariana de Mariz Rozeira, mostraram aos presentes como o Centro teve resultados positivos e deu um apoio efectivo às muitas pessoas que nos procuraram.

Ficou claro para todos o bom desempenho do Centro São Cirilo em 2018, pelo que as contas e o relatório de atividades foram aprovados por unanimidade. 

Cláudia Assis Teixeira | Membro da Direção

 

 

26/03/2019

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – WORKSHOP DE DECORAÇÃO DE FRASCOS

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – WORKSHOP DE DECORAÇÃO DE FRASCOS

“Para mim, ter tido a oportunidade de dinamizar esta atividade foi muito interessante e enriquecedor. Porque notou-se nos utentes participantes que podem ser muito criativos e superar-se. Estas são as principais palavras para definir este workshop: Criatividade e superação.”

Voluntária Lúcia Costa | Dinamizadora do Workshop

 

“Foi a primeira vez que participei num workshop deste género. Como gosto de reciclagem decidi logo participar. Gostei muito porque foi pedagógico, criativo e reforçou a importância de guardar para reciclar.” 

Nídia Gomes | Portugal

29/03/2019

CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

Está a chegar o momento de entregar a declaração de IRS de 2018, entre 1 de Abril e 30 de Junho, por isso vimos pedir a colaboração de cada um na consignação e divulgação da nossa campanha.

A consignação do IRS não tem custos para o contribuinte e permite destinar 0,5% do imposto que iria para o Estado ao Centro São Cirilo. Basta colocar o nosso NIF 506234320 no Quadro 11 da declaração de IRS.

Pedimos ajuda na divulgação entre familiares e amigos fazendo “like” e “partilha” no nosso facebook.

Com este pequeno gesto, estará a contribuir para a (re)capacitação de mais de 1000 utentes que passam pelo Centro São Cirilo, a cada ano! Um pequeno gesto que não custa mesmo nada e que nos ajuda tanto!

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

Atenção às Margens

Links de Interesse

Parlamento aprova a legalização de trabalhadores imigrantes em Portugal que não têm documentos

O contributo da imigração

Jesuítas reforçam proteção de menores

Imigrantes são 4% da população. Portugal precisa de mais

Preferências apostólicas apontam outro modo de proceder

No próximo trimestre acontece…

01 Abr – 30 Jun – Submissão da declação de IRS, onde 0,5% da Consignação poderá ser para o Centro
10 Abr –
Formação “Técnico-Profissional”
11 Abr –
Festa da Páscoa
08 Mai –
Formação “Matemática para a Vida”
11-12 Mai –
Campanha de Recolha de Alimentos para o Centro
22 Mai –
Formação “RH e Gestão de Conflitos”
05 Jun –
Formação “Espiritualidade e Religiões”
19 Jun –
Formação “RSI”
28 Jun –
Festa dos Santos
Abr, Mai e Jun –
Apoio no preenchimento da declaração de IRS

« Older posts

© 2019

Theme by Anders NorenUp ↑