Month: September 2018

Editorial

Prémio D. António Francisco

No passado dia 11 de Setembro, foi entregue ao Centro Comunitário São Cirilo (e, em simultâneo, ao Serviço JPrémio D. António Francisco Santosesuíta aos Refugiados) o prémio D. António Francisco dos Santos.

A cerimónia teve lugar no Palácio da Bolsa, no dia em que se completava um ano da morte do anterior Bispo do Porto. Este prémio é uma iniciativa conjunta da Associação Comercial do Porto, da Irmandade dos Clérigos e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. E visa distinguir pessoas ou entidades que se destaquem na defesa e promoção da pessoa humana, no diálogo inter-religioso e na promoção da paz. Foi a primeira vez que o prémio foi atribuído.

Foi com surpresa e alegria que, no Centro São Cirilo, tomámos conhecimento desta notícia, que é afinal também um reconhecimento e uma confirmação do trabalho que tem sido levado a cabo por muitas pessoas neste Centro ao longo dos últimos anos. Alegramo-nos e congratulamos também o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

O valor monetário do prémio (setenta e cinco mil euros, a dividir pelas duas instituições) é sem dúvida também uma boa notícia para o Centro São Cirilo que, desde o seu início, tem tido um esforço constante para saldar as dívidas contraídas para a sua fundação.

Ao mesmo tempo, este reconhecimento representa também uma acrescida responsabilidade para o Centro: de continuar a servir com dedicação crescente aqueles que, à nossa volta, possam estar a passar por momentos de especial dificuldade nas suas vidas.

Luís Ferreira do Amaral s.j.

Breves do Centro

1. Atividades de Inscrição e Atividades Livres

Inscrição para Atividades

Atividades de Inscrição

As atividades de inscrição iniciarão a partir de 01 de Outubro de 2018 e decorrerão em três trimestres, entre Outubro de 2018 a Junho de 2019. Estas atividades necessitam de inscrição na receção do Centro.

Hora do Conto (Segunda-feira)

Treinar a comunicação oral através da leitura de histórias, lendas, poesias e debate sobre culturas e países.

Informática (Horário a definir)

Aprender a utilizar as redes sociais, criar e enviar emails e aprender a utilizar os programas do office: word, exel, powerpoint, entre outros, dependendo das necessidades apresentadas pelos utentes.

Alfabetização (Terça e quarta-feira)

Aprender a escrever e a ler -em Língua Portuguesa.

Português I e II (Terça, quarta, quinta e sexta-feira)

Aprender a escrita, conversação e gramática em Língua Portuguesa.

Inglês I e II (Terça e quinta-feira)

Aprender a escrita, conversação e a gramática em Língua Inglesa.

Música (Terça-feira)

Aprender ritmos, a ler a pauta musical e a tocar flauta e piano.

Ioga (Quinta-feira)

Posturas de Ioga e técnicas de relaxamento.

Tai – chi (Horário a definir)

Movimentos e equilíbrio

30 minutos com Deus (Quinta-feira)

Momento de oração em grupo.

 

Actividades Livres

As atividades livres terão início a 09 de Outubro. Decorrem semanalmente, com excepção do Cinema, que tem periodicidade mensal. Estas atividades dispensam inscrição.

Artes Plásticas & Artesanato (Terça-feira)

Desenvolvimento de atividades criativas de pintura, costura, trabalho em madeiras, aplicações, entre outros.

Sons, Saberes e Sabores (Quinta-feira)

Visitas livres e guiadas, workshop de fotografia, de culinária, de música, entre outros.

Cinema (Sexta-feira)

Filmes temáticos e debate sobre os mesmos.

Jogos de Mesa (Sexta-feira)

Damas, dominó, xadrez, ping-pong, entre outros.

Paula Correia | Animadora Sociocultural

 2. Serviço Complementar de Apoio: Banco de Roupa

 DSC_0003O Banco de Roupa reabriu no passado dia 20 de Setembro de 2018, estando em funcionamento até Julho do próximo ano.

Este serviço é assegurado por um conjunto de voluntários; funciona dois dias por semana (terça-feira e quinta-feira) sempre com marcação prévia que pode ser realizada telefonicamente ou na recepção do Centro.

Às terças-feiras funciona das 10H30 até 12H00 e destina-se, exclusivamente,  a utentes internos, de refeição e de cabaz; às quintas-feiras destina-se a atendimento de utentes externos e funciona das 10H30 às 12H00 e das 14H30 às 16H00.

Trata-se de um serviço gratuito muito procurado pela comunidade, talvez pelo facto de disponibilizar roupa pessoal para adulto e criança e também roupa de casa (atoalhados, lençóis, cobertores, etc…).

Cristina Rocha| Gabinete Social

 

3. Centro de Portas Abertas

 No passado dia 27 de Outubro, o Centro Comunitário São Cirilo promoveu o eventoCCSC de Portas Abertas “Centro de Portas Abertas”. O objectivo era assinalar o início do novo ano lectivo de uma forma especial, com um programa que procurou unir utentes, voluntários, equipa técnica, colaboradores e amigos do Centro.

Iniciámos o evento com um momento cultural. Para isso, contámos com a presença da Gizem Tugce, uma cantora turca, que nos trouxe um bocadinho do mundo com músicas cantadas em Português, Inglês e Turco.

A primeira parte do programa foi apresentada pela Equipa Técnica do Centro e foi dedicada à apresentação dos diferentes serviços disponíveis, aos quais os utentes, internos ou externos, podem recorrer. Após um momento de lanche e convívio, o programa continuou com um tempo dedicado aos (muitos) voluntários presentes. Foi feita a apresentação de um vídeo dos momentos que marcaram o último ano do Centro, como forma de agradecimento a cada um dos voluntários que nos ajudam, diariamente, a proporcionar atividades e serviços aos nossos utentes. Foram, também, apresentadas as diversas áreas de voluntariado e o perfil do voluntário do Centro São Cirilo.

Desta forma, abrimos oficialmente as portas do Centro São Cirilo a todos aqueles que querem, connosco, construir um mundo melhor. Sejam todos muito bem-vindos! Ficamos à espera da vossa visita!

Mariana Rozeira | Diretora Técnica

Vídeo do Mês

Centro de Portas Abertas

“Este ano foi assim”

Atenção às Margens

Links de Interesse

NOTÍCIAS SOBRE O PRÉMIO D. ANTÓNIO FRANCISCO

Ponto SJ

VaticanNews

Rádio Renascença

Diário de Notícias

Ecclésia

PROGRAMA RTP 70×7 – 16/09/2018

No próximo mês acontece…

03.Out – Formação Gestão do Tempo e Objetivos Pessoais
09.Out – Noite de Arranque do CREU
12.Out – Formação Financeira: Projeto “Conta Comigo” (promovido pela Vida Norte)
17 e 24.Out – Formação “Técnicas de Procura de Emprego”
31.Out – Formação “Matemática para a Vida”

© 2018 Centro Comunitário São Cirilo