Mês: Setembro 2019

Editorial

“RECOMEÇAR”
Tal como em anos anteriores, ao longo do tempo de Verão, o Centro São Cirilo continuou a servir, oferecendo alojamento, refeições, cabazes e atendimentos vários aos que nos procuram.
Agora, nestes tempos de início de novo ano letivo, um verbo costuma ser frequentemente usado: o verbo “recomeçar” (um verbo, de resto, que é muito caro ao nosso Centro).

E de facto, uma série de atividades recomeçam agora também no Centro. Grande parte delas – gosto sempre de recordar – não seria possível sem a generosidade e dedicação de tantos voluntários. Graças a isso, são regularmente oferecidos aos nossos utentes uma série de instrumentos que os ajudam, também a eles, a “recomeçar”.

Por tudo isto, no próximo dia 17 de Outubro iremos assinalar o início do ano com um dia de “portas abertas”. Convidamos por isso a que todos – benfeitores, voluntários, utentes, amigos do Centro – possam estar presentes neste dia. “Juntos para recomeçar”.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Trimestre

Janeiro a Março

2020
31/03/2020

CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

A partir do dia 1 de Abril já pode consignar 0,5% do seu IRS aos utentes de Centro São Cirilo.

Basta colocar o NIF do Centro: 506234320.

Não custa nada.

Doe e estamos “juntos para recomeçar.”

27/03/2020

DONATIVO – MESA DE MATRAQUILHOS

DONATIVO – MESA DE MATRAQUILHOS

“No dia 20 de Março recebemos no Centro uma mesa de matraquilhos. Agradeço em nome de todos o donativo.

Antes da chegada do passatempo, estavam todos mais distantes e entediados,… temos consciência que conviver com várias pessoas exige empatia e respeito pelas diferenças de opinião e com a chegada dos matraquilhos encurtámos as diferenças, podendo, assim, desfrutar da companhia uns dos outros. De um modo geral acredito que foi muito bom e positivo, pois em tempos de confinamento, acaba por ser um “brinquedo” simples que nos consegue distrair e unir ao mesmo tempo. Isto é enriquecedor e gratificante. ”

João Rodrigues | Brasil

20/03/2020

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA POESIA

 

Para a comemoração do Dia Mundial da Poesia, foi lançado o desafio aos utentes internos para partilharem poesias do seu país ou poesias que gostassem.

Foram apresentadas poesias de Portugal, Costa do Marfim, França, Brasil e Áustria. Cada som, cada letra e história levou a imaginação para memórias e culturais longínquas.

Utentes | Centro São Cirilo

 

19/03/2020

TORNEIO DE PING PONG

TORNEIO DE PING PONG

“Foi um imenso prazer e satisfação divertir-me com toda a família São Cirilo. Eu venci o torneio, mas a vitória foi de todos os que aqui estão.”

Bruno de Oliveira| Vencedor do Torneio

10/03/2020

SERVIÇOS DO GABINETE JURÍDICO

SERVIÇOS DO GABINETE JURÍDICO

No Gabinete de Apoio Jurídico, o principal enfoque é a regularização das pessoas que nos procuram e que estão em Portugal há mais de 90 dias e aqui querem permanecer de forma regular, seja a trabalhar, seja a estudar, seja a acompanhar algum familiar num tratamento médico ou a receber o próprio tratamento médico.

As questões mais frequentes são:

– Que documentação apresentar e em que prazo?

– Que formalidades?

– A que entidade apresentar a documentação?

O Gabinete Jurídico procura dar resposta de forma clara e sucinta, tentando ultrapassar as questões linguísticas, de falta de documentação, de falta de apoio. Todo o trabalho deste Gabinete é “enriquecido” com quem beneficia de forma articulada do apoio dos  demais gabinetes do Centro (Emprego, Psicologia, Apoio Social, Animação). É assim que quem  nos procura consegue efetivamente Recomeçar.

Leonor Oliveira | Gabinete Jurídico

20/02/2020

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA TURQUIA

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA TURQUIA

“O workshop foi muito interessante, porque percebi que as culturas são diferentes. No meu país não se faz este tipo de prato – a kofta de lentilhas, apesar de alguns ingredientes serem muito usados como as lentilhas, o trigo bulgur e claro, as especiarias. De facto, é uma boa ideia para entrada ou petisco.

A partilha foi muito “saborosa.” Já pedi para partilhar um prato típico de Marrocos.”

Latifa El Bah | Marrocos

15/02/2020

RECOLHA DE ALIMENTOS PELA EMPRESA INFRASPEAK

RECOLHA DE ALIMENTOS PELA EMPRESA INFRASPEAK

A empresa Infraspeak, numa acção de teambuilding, decidiu apoiar o Centro São Cirilo. No dia 15 de fevereiro, realizou uma campanha de recolha de alimentos no Pingo Doce, organizou o banco de roupa e construiu uma caixa grande para guardar roupa de outra estação.

 

“Estar na Infraspeak e fazer parte desta ação de voluntariado para o Centro São Cirilo foi algo marcante para mim. Em tempos tão difíceis, com tanta ignorância, discriminação e preconceito, esta experiência fez-me notar que ainda podemos acreditar no ser humano e na humanidade. Ainda somos poucos, mas já fazemos muito. Ajudar o próximo, ajudar quem precisa de ajuda, vai além de uma atitude nobre. É uma necessidade. Angariar fundos, alimentos, roupas… tudo isto e muito mais é necessário hoje. A experiência em ajudar o Centro São Cirilo alimentou em mim, e em toda a Infraspeak, este espírito. Estamos todos juntos na missão de tornar o mundo um lugar melhor para se viver e ser uma fonte de boa vida para todos.”

Equipa | Infraspeak

14/02/2020

DIA DE SÃO CIRILO

DIA DE SÃO CIRILO

“Dia de São Cirilo, momento de Paz, Fraternidade e Alegria.”

Isabel Mora | Voluntária

13/02/2020

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL

“Gostei de fazer esta partilha. A comida era muito importante na minha infância e o cuscuz traz-me lembranças da minha terra e dos costumes. Que saudades.

O cuscuz nordestino é comido em qualquer altura. Com acompanhamentos diferentes, seja carne, verduras ou simplesmente leite, o cuscuz serve para dar energia para o dia, sobretudo para quem faz trabalhos de muito esforço físico. Por isso, faz parte do café da manhã tradicional. O principal ingrediente é a farinha de milho, que no Brasil chamamos “flocão”.

Felipe da Silva | Brasil

12/02/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

“O Centro foi crucial para organização da minha vida. Muito obrigada.”

Cleber Alves | Brasil

11/02/2020

AULA ABERTA DE PINTURA | ESPAÇO T

AULA ABERTA DE PINTURA | ESPAÇO T

“Foi a primeira vez que participei em uma “arte guiada”. A formadora criou-nos um ponto de referência, um ponto de partida para realizarmos a pintura. Uma experiência diferente.”

Alex Gomes |Brasil

05/02/2020

FORMAÇÃO “TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO”

FORMAÇÃO “TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO”

“Eu aprendi bastante: havia coisas que eu nem sonhava que era importante ter atenção. Quando recebi a proposta de trabalho lembrei-me de muitas coisas que a Dra. Carina falou nas sessões de TPE’s (Técnicas de Procura de Emprego). Aprendi muito com os vídeos: como me comportar, o que se pode falar, … O grupo também ajudou muito pois todos estavam muito interessados e dispostos a ajudar. Se tiver mais sessões sobre este tema, gostava muito de vir.”

Daniela Flor | Brasil

31/01/2020

EVENTO MULTIPLICAR APRENDIZAGENS: UMA PLATAFORMA INOVADORA EM GESTÃO DE VOLUNTARIADO – ESCOLA DE VOLUNTARIADO PISTA MÁGICA

EVENTO MULTIPLICAR APRENDIZAGENS: UMA PLATAFORMA INOVADORA EM GESTÃO DE VOLUNTARIADO – ESCOLA DE VOLUNTARIADO PISTA MÁGICA

Para agradecer e dar retorno a todas as organizações que testaram a 1ª fase do Levol-app – Plataforma de Gestão de Voluntariado, a Escola Pista Mágica, no evento de partilha e multiplicação de aprendizagens sobre esta plataforma de Gestão de Voluntariado, fez o reconhecimento das organizações presentes.

 O Centro São Cirilo recebeu a sua certificação pela participação, conclusão da formação e por ter contribuído com sugestões para a melhoria da plataforma. Neste momento, está a ser concluída a 2ª fase piloto e, em breve, estará disponível gratuitamente.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

30/01/2020

AULA ABERTA DE EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL – PROJETO “PALCOS PARA A INCLUSÃO”

AULA ABERTA DE EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL – PROJETO “PALCOS PARA A INCLUSÃO”

O projeto Palcos para a Inclusão apresenta o trabalho artístico desenvolvido pelos alunos/utentes do Espaço t (com deficiência física ou mental), junto de crianças e jovens em diversas situações de vulnerabilidade social dos concelhos do Porto, Trofa e Maia, através do envolvimento em manifestações culturais e artísticas que reforcem a coesão social, o diálogo entre diferentes e estimulem o desenvolvimento pessoal e interpessoal, promovendo assim a mudança social.

  Catarina Oliveira | Responsável do Projeto Palcos para a Inclusão

23/01/2020

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA ÁUSTRIA E SÉRVIA

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA ÁUSTRIA E SÉRVIA

“Gostei de fazer e partilhar com os restantes participantes. É uma receita da Sérvia e da Áustria que se chama Plazma Torta. É um doce típico, que se come sobretudo nas festas: baptizados, casamentos e aniversários.”

Svetlana Frauendorfer | Áustria

22/01/2020

FORMAÇÃO “ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES”

FORMAÇÃO “ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES”

“Gostei muito de ficar a conhecer a cronologia das religiões e também a árvore da origem das mesmas.”

Matheus Mutão | Brasil

21/01/2020

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS & ARTESANATO” – WORKSHOP DE FELTRAGEM

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS & ARTESANATO” – WORKSHOP DE FELTRAGEM

“Gostei de participar no workshop de feltragem, porque nunca tinha experimentado esta técnica (trabalhar com lã mecha e com este tipo de agulha). Gosto desta troca de experiências e de aprender coisas úteis.” 

Xude Fernandes | Angola

15/01/2020

FORMAÇÃO “MATEMÁTICA PARA A VIDA”

FORMAÇÃO “MATEMÁTICA PARA A VIDA”

“Importante aprender pois prepara o homem para a vida. A razão é simples pois é a base de tudo.

Felipe Silva | Brasil

10/01/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

 

“Agradeço ao Centro a oportunidade para reorganizar minha vida.”

José Cação | Portugal

 

 “Vou iniciar um novo projeto em uma nova cidade. Muito obrigada por tudo”.

Kassiano Jorge | Brasil

 

2019
31/12/2019

SERVIÇO DE MONTAGEM DE CABAZES E O VOLUNTARIADO NESTA ÁREA

SERVIÇO DE MONTAGEM DE CABAZES E O VOLUNTARIADO NESTA ÁREA

O Centro Comunitário São Cirilo (CCSC) distribui, semanalmente, cabazes alimentares a 30 agregados familiares; estes cabazes são constituídos por produtos que chegam de vários Hipermercados e do Banco Alimentar do Porto.

A montagem de cada cabaz é assegurada, diariamente, por um grupo de dois voluntários que se deslocam ao CCSC entre as 17h e as 18h30 para realizar a selecção dos produtos recebidos, distribuir pelos cabazes de acordo com o número de pessoas do agregado familiar e entregar o cabaz à família apoiada.  Trata-se de um voluntariado imprescindível pois contribui para que possamos continuar a apoiar famílias com um Projecto de Vida no CCSC.

Caso tenha disponibilidade para colaborar p.f. entre em contacto com o Centro através do seguinte email: voluntariado@saocirilo.pt

Cristina Rocha | Responsável de Área de Voluntariado da Montagem de Cabazes

Atenção às Margens

Frigoríficos solidários crescem em Paris e querem expandir-se pelo mundo

Pressão do turismo fecha porta das pensões aos mais pobres

As viagens que os olhos não vêem entre o México e os EUA

No próximo trimestre acontece…

02.Out – Formação: Prestações e Obrigações
09.Out – Formação: Ação de Sensibilização em cuidados de Saúde Primários
16.Out – Formação: RSI
17.Out – CCSC de Portas Abertas
30.Out – Formação: Dicas para Manter o Emprego
09 e 10.Nov – Campanha de Recolha de Alimentos no Pingo Doce
13.Nov – Formação: Gestão de Tempo e Objetivos Pessoais
20.Nov – Formação: Cidadania: Direitos e Deveres
21.Nov – Assembleia Geral
11.Dez – Formação: Relações Humanas e Gestão de Conflitos
19.Dez – Festa de Natal

© 2020

Theme by Anders NorenUp ↑