Mês: Setembro 2019

Editorial

“RECOMEÇAR”
Tal como em anos anteriores, ao longo do tempo de Verão, o Centro São Cirilo continuou a servir, oferecendo alojamento, refeições, cabazes e atendimentos vários aos que nos procuram.
Agora, nestes tempos de início de novo ano letivo, um verbo costuma ser frequentemente usado: o verbo “recomeçar” (um verbo, de resto, que é muito caro ao nosso Centro).

E de facto, uma série de atividades recomeçam agora também no Centro. Grande parte delas – gosto sempre de recordar – não seria possível sem a generosidade e dedicação de tantos voluntários. Graças a isso, são regularmente oferecidos aos nossos utentes uma série de instrumentos que os ajudam, também a eles, a “recomeçar”.

Por tudo isto, no próximo dia 17 de Outubro iremos assinalar o início do ano com um dia de “portas abertas”. Convidamos por isso a que todos – benfeitores, voluntários, utentes, amigos do Centro – possam estar presentes neste dia. “Juntos para recomeçar”.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Trimestre

Julho a Setembro

2019
31/12/2019

SERVIÇO DE MONTAGEM DE CABAZES E O VOLUNTARIADO NESTA ÁREA

SERVIÇO DE MONTAGEM DE CABAZES E O VOLUNTARIADO NESTA ÁREA

O Centro Comunitário São Cirilo (CCSC) distribui, semanalmente, cabazes alimentares a 30 agregados familiares; estes cabazes são constituídos por produtos que chegam de vários Hipermercados e do Banco Alimentar do Porto.

A montagem de cada cabaz é assegurada, diariamente, por um grupo de dois voluntários que se deslocam ao CCSC entre as 17h e as 18h30 para realizar a selecção dos produtos recebidos, distribuir pelos cabazes de acordo com o número de pessoas do agregado familiar e entregar o cabaz à família apoiada.  Trata-se de um voluntariado imprescindível pois contribui para que possamos continuar a apoiar famílias com um Projecto de Vida no CCSC.

Caso tenha disponibilidade para colaborar p.f. entre em contacto com o Centro através do seguinte email: voluntariado@saocirilo.pt

Cristina Rocha | Responsável de Área de Voluntariado da Montagem de Cabazes

30/12/2019

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

O Altynbek, do Quirguistão, e a Glória, de Angola, retornaram aos seus paises de origem. Os utentes agradeceram ao Centro todo o apoio e acompanhamento.

Altynbek Kalambaev | Quirguistão

Gloria Miezi | Angola

27/12/2019

DONATIVOS DE NATAL

DONATIVOS DE NATAL

Nesta época de Natal, foi muito visível a generosidade de tantas pessoas, particulares ou empresas, que, com os seus donativos, ajudaram a alegrar e iluminar o Natal do Centro.

Em nome dos nossos utentes, queremos agradecer, de forma especial, à Paróquia de São Miguel de Marinhas, à Cooperativa Múltipla Escolha, à Experis ManpowerGroup Portugal, à Inova+, à FLUP e ao Colégio da Paz, pelas campanhas que realizaram de recolha de alimentos, produtos de higiene, roupas, livros infantis e material didáctico e informático.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

24/12/2019

ALMOÇO DE NATAL

ALMOÇO DE NATAL

No dia 24 de dezembro, realizou-se o almoço de Natal que juntou na mesma mesa utentes, colaboradores e a direcção do Centro. O almoço estava muito bom, com comida portuguesa e doces tradicionais de Natal.  Foi um almoço bem diferente do que é feito no Brasil porque no meu país comemos Churrasco.

O ambiente estava bem agradável, houve tempo para conversarmos sobre o Natal e sobre o significado que tem para cada um de nós. A seguir ao almoço, existiu um momento bem divertido: a entrega de presentes. Na minha opinião, o mais importante foi a oportunidade de estarmos todos reunidos na véspera de Natal. Ajudou a diminuir a saudade do calor do Brasil e dos abraços da família.

Leomar Branco | Brasil

19/12/2019

FESTA DE NATAL

FESTA DE NATAL

Tenho a alegria e a honra em dizer que faço parte da comunidade do Centro São Cirilo. Como imigrante, sinto-me segura e acolhida em conhecer um lugar tão especial, que trata as pessoas como humanos que são, com carinho, respeito e dignidade.

Como voluntária, a experiência de lecionar Língua Portuguesa para estrangeiros tem-me proporcionado momentos de grande enriquecimento profissional e pessoal; cada aluno traz consigo uma bagagem de história e cultura que faz com que as aulas não sejam diminuídas a mera transmissão de conteúdo, mas sim numa troca mútua de conhecimento.

Entretanto, não posso deixar de mencionar a Festa de Natal, o momento de Oração Inter-religiosa pela paz realmente foi emocionante. A simbologia das velas, a partilha das músicas de cada país, cada povo em sua língua, todos em propósito da paz, fez-nos refletir que, no final, somos um só povo, e que as nossas particularidades e diferenças nunca devem ultrapassar nossa semelhança.

Geisa Bezarra | Voluntária

11/12/2019

FORMAÇÃO “RELAÇÕES HUMANAS E GESTÃO DE CONFLITOS”

FORMAÇÃO “RELAÇÕES HUMANAS E GESTÃO DE CONFLITOS”

Nesta formação gostei de participar na dinâmica de grupo dos puzzles porque implicou ajuda entre todos. Sem isso, não conseguiríamos acabar a dinâmica. O grande desafio foi fazê-lo sem poder falar.

Mouna Alhoussein| Síria

06/12/2019

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Agradeço ao Centro o apoio. Já sinto saudades.

Edson Oliveira | Brasil

03/12/2019

ESPECTÁCULO COM O GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

ESPECTÁCULO COM O GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

Os utentes do Centro conheceram um teatro diferente – Teatro Terapêutico sobre a história do Capuchinho Vermelho. Esta atividade realizou-se através de uma parceria com o Espaço T, no âmbito do Projeto “Palcos para a Inclusão.

Parceria | Espaço T

03/12/2019

WORKSHOP “POPULAÇÃO MIGRANTE, REFUGIADOS E MINORIAS ÉTNICAS”

WORKSHOP “POPULAÇÃO MIGRANTE, REFUGIADOS E MINORIAS ÉTNICAS”

No âmbito da celebração do dia do Voluntariado, a Comissão de Voluntariado da UP organizou um conjunto de atividades que decorreram entre 2 e 6 de Dezembro de 2019.

O Centro esteve presente no workshop sobre população migrante, refugiados e minorias étnicas, realizado no dia 3 na Faculdade de Letras. A intervenção centrou-se na divulgação dos serviços e voluntariado. Pudemos contar, ainda, com uma campanha de recolha de bens a favor do Centro São Cirilo, promovida pela FLUP no âmbito destas atividades.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

02/12/2019

VÍDEO DO TRIMESTRE “SERVIÇO DE APOIO EM CABAZ”

Já estou a trabalhar(…) já estou a viver numa casa melhor(…), agora já posso ajudar a minha família e também já vivo mais tranquila e contente. (adap. e trad.)

 Lidia Limachi | Bolívia

29/11/2019

TEAM BUILDING 2019

TEAM BUILDING 2019

A equipa do Centro realizou um dia de Team Building na cidade de Aveiro. Depois de um passeio pedestre pelo canal e degustação dos doces típicos na famosa Confeitaria Peixinho, foi possível conhecer um dos espaços da bienal de cerâmica e a igreja da Santa Casa da Misericórdia. Antes do almoço ainda houve tempo para uma visita à Sé de Aveiro, guiada pelo P. Luís.

Da parte da tarde, a guia Andreia deu a conhecer à equipa do Centro um pouco da história e da azulejaria da cidade, sobretudo através do património arquitectónico.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

21/11/2019

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

Realizou-se a Assembleia Geral do Centro, que contou com a presença da Direção, do Conselho Fiscal e do Conselho de Curadores. Iniciámos os trabalhos com uma oração proposta pelo P. Luís Ferreira do Amaral. Após umas breves notícias, foi apresentado o Programa de Ação e Orçamento para 2020, aprovado por unanimidade.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

21/11/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – RISOTERAPIA

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – RISOTERAPIA

Os utentes participaram num workshop de Risoterapia. Houve oportunidade para rir, sorrir e ouvir o testemunho do Fernando Batista, o dinamizador do workshop, sobre a importância de uma postura positiva e a importância do rir.

O dinamizador, que pertence à Associação Mais Feliz (www.maisfeliz.eu) e (www.facebook.com/risoterapia), também deixou o seu testemunho: “vim de coração cheio”.

Fernando Batista | Associação Mais Feliz

20/11/2019

FORMAÇÃO “CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES”

FORMAÇÃO “CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES”

Fazer parte da equipa dinamizadora da formação de cidadania foi muito interessante, na medida em que, como também sou migrante, fiquei a conhecer a realidade das pessoas com semelhante condição à minha.

Gustavo Tamponi | Formador

20/11/2019

VISITA DE ALUNOS NO ÂMBITO DO PROJETO PERTENCER

VISITA DE ALUNOS NO ÂMBITO DO PROJETO PERTENCER

A União das Freguesias Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, dinamiza o PertenSER, que visa a promoção do envolvimento e sucesso escolar, para jovens do 8º e 9º anos da Escola Manoel de Oliveira. No âmbito deste projeto, com o objetivo de criar oportunidades e experiências de aprendizagem, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro, os serviços e ouvir testemunhos dos utentes que usufruem dos apoios.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

13/11/2019

FORMAÇÃO “GESTÃO DO TEMPO E OBJETIVOS PESSOAIS”

FORMAÇÃO “GESTÃO DO TEMPO E OBJETIVOS PESSOAIS”

Em conversa final com os formandos, uma das conclusões sobre a importância do tema a “Gestão do Tempo” foi, precisamente, a qualidade de vida que podemos aumentar com uma boa gestão do nosso tempo, a responsabilidade de cada um em organizar a sua agenda e planear, o melhor possível, o seu dia-a-dia. É gerir o tempo e contar com os contratempos.

Leonor Oliveira | Gabinete Jurídico

12/11/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA VENEZUELA

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA VENEZUELA

Foi agradável fazer esta partilha com as pessoas que participaram no workshop. O desafio de fazer esta partilha foi-me feito por outra utente minha conterrânea, a Mª Auxiliadora.

Este tipo de atividade é muito importante porque é uma forma de dar a conhecer os costumes e cultura de outros países. E por isso, agradeço ao Centro a oportunidade de ajudar e colaborar. Acho também importante dizer que a equipa do Centro é muito boa, está sempre disponível para ajudar. É um Centro muito bom.

Maria Milagros | Venezuela

09/11/2019

CAMPANHA PINGO DOCE

CAMPANHA PINGO DOCE

No sábado de manhã adorei fazer recolha de alimentos e perguntar às pessoas se queriam ajudar o Centro São Cirilo.

Madalena Guedes de Oliveira | Voluntária de 7 anos

05/11/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO QUIRGUISTÃO

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO QUIRGUISTÃO

No âmbito das atividades livres, que se realizam à tarde, a Drª Paula, desafiou-me a dinamizar um workshop e eu preparei uma comida do Quirguistão, o meu país.

Os utentes foram convidados a participar. Inicialmente, fiquei muito preocupado porque achei que os participantes poderiam não gostar. Mas afinal, todos apreciaram. Neste tipo de atividades o apoio é muito importante. Destaco também o tipo de atividades realizadas no Centro, que são variadas e interessantes.

Altynbeq Kalambaev | Quirguistão

29/10/2019

VISITA DE ALUNOS DOS COLÉGIOS CEDROS E HORIZONTE

VISITA DE ALUNOS DOS COLÉGIOS CEDROS E HORIZONTE

No âmbito da Formação em Voluntariado promovida pela CASO [Católica Solidária – CASO] – núcleo de voluntariado da Universidade Católica do Porto – recebemos a visita dos alunos dos Colégios Cedros e Horizonte. Foram apresentadas as instalações, os serviços e o funcionamento do voluntariado.

Os alunos conheceram in loco alguns dos serviços de voluntariado, que estavam a decorrer no momento da visita. Questionaram o seu funcionamento e consideraram o compromisso como o maior desafio do voluntário regular.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

Atenção às Margens

Frigoríficos solidários crescem em Paris e querem expandir-se pelo mundo

Pressão do turismo fecha porta das pensões aos mais pobres

As viagens que os olhos não vêem entre o México e os EUA

No próximo trimestre acontece…

02.Out – Formação: Prestações e Obrigações
09.Out – Formação: Ação de Sensibilização em cuidados de Saúde Primários
16.Out – Formação: RSI
17.Out – CCSC de Portas Abertas
30.Out – Formação: Dicas para Manter o Emprego
09 e 10.Nov – Campanha de Recolha de Alimentos no Pingo Doce
13.Nov – Formação: Gestão de Tempo e Objetivos Pessoais
20.Nov – Formação: Cidadania: Direitos e Deveres
21.Nov – Assembleia Geral
11.Dez – Formação: Relações Humanas e Gestão de Conflitos
19.Dez – Festa de Natal

© 2020

Theme by Anders NorenUp ↑