Mês: Junho 2020

Editorial

Depois de atravessado o primeiro embate da pandemia, passámos à fase de um certo desconfinamento. Como temos visto, o risco de virmos a ter novas vagas está infelizmente longe de estar excluído. Continuam por isso a ser bem necessários toda a prudência e todo o cuidado.

Depois de longas semanas com as portas fechadas a utentes externos, e tendo tido de cancelar vários dos eventos programados (incluindo a nossa festa dos Santos, no final do ano letivo), o Centro começa agora, a pouco e pouco, a reativar os vários apoios que habitualmente presta: algo provavelmente mais necessário do que nunca, se pensarmos nas implicações a nível social que a paralisação quase total de uma economia pode ter.

Recomeçaram por isso as visitas domiciliárias, bem como vários dos atendimentos nas instalações do Centro (ainda que sempre com todas as precauções, para evitar possíveis contágios: quer da equipa, quer de utentes entre si). Simultaneamente, o Centro prepara-se também para expandir a ajuda que presta a nível de cabazes alimentares (para a qual iremos em breve pedir a ajuda de todos).

Esperamos então que não demore muito até que todos os serviços oferecidos pelo nosso Centro possam ser plenamente reativados: para que possamos dar o maior apoio possível àqueles a atravessar uma fase complicada nas suas vidas: “Juntos para Recomeçar”.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Trimestre

Julho a Setembro

2020
30/09/2020

REABERTURA DE SERVIÇOS

Atendendo à situação de pandemia de âmbito internacional e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 em Portugal, o Centro São Cirilo, segundo as orientações da DGS e em constante articulação com a Segurança Social, vai prolongar algumas medidas preventivas de contenção da doença contempladas no Plano de Contingência, o que implica o funcionamento condicionado ou suspensão de alguns serviços, atividades e eventos.

Assim, e até reavaliação em contrário, encontram-se EM FUNCIONAMENTO os seguintes apoios:

– alojamento

– refeições (take away)

– cabaz de alimentos (entregues à porta)

– atendimento presencial (sujeito a marcação)

– atividades online (aulas de Português via zoom; atividades pontuais no Facebook/Youtube)

– voluntariado (aulas de Português via zoom; recolha de donativos alimentares) – inscrições de novos voluntários: voluntariado@saocirilo.pt

 

Mantêm-se SUSPENSOS os seguintes apoios:

– banco de roupa

– balneários

– atividades presenciais

– formações presenciais

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

28/09/2020

AGRADECIMENTO AOS VOLUNTÁRIOS

AGRADECIMENTO AOS VOLUNTÁRIOS

O Centro agradece a todos os voluntários que, desde o início da pandemia, têm apoiado a missão do Centro São Cirilo. Seja através do voluntariado [recolha de alimentos, submissão da declaração de IRS, oferta de alimentos…], seja através de outro tipo de contribuições diretas em dinheiro, bens ou através da participação em campanhas lançadas pelo Centro.

Em nome dos utentes, o Centro São Cirilo agradece a cada um, pois o apoio é um contributo precioso para dar continuidade à nossa missão e para a concretização dos Projetos de Vida dos utentes. Muito obrigada por “Juntos, ajudarmos a Recomeçar.”  

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

25/09/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

“Até nos momentos mais difíceis foi uma boa experiência estar aqui no Centro. Muito obrigada por tudo.”

Alex Sander e Bruno Oliveira | Brasil

21/09/2020

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

O Centro São Cirilo decidiu aumentar o número de famílias apoiadas no Serviço de Apoio em Cabaz (SAC) de alimentos, de 30 para 40 agregados familiares, dado o aumento significativo de pedidos de apoio alimentar (desde junho, verificou-se um crescimento de 211%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior), consequência da crise provocada pela COVID-19.

Assim, no dia 3 de julho de 2020, o Centro São Cirilo lançou a campanha “Um Cabaz para o Mundo”, onde pedimos às famílias/pessoas amigas do Centro São Cirilo que apoiassem uma família em necessidade, através de um donativo regular que permitisse ao Centro distribuir um cabaz de alimentos semanal (20€) a essa família.

A generosidade dos amigos e benfeitores do Centro é sempre muito grande e, rapidamente, conseguimos alcançar o número de doadores necessários para apoiar 10 novas famílias no SAC. Em representação dos utentes e de toda a equipa do Centro São Cirilo, agradeço a todos os doadores que se inscreveram na campanha “Um Cabaz para o Mundo” e que estão a contribuir com o valor necessário para que uma família carenciada possa receber um cabaz de alimentos semanal. A vossa generosidade permite-nos continuar a apoiar os nossos utentes, nestes tempos especialmente complicados, sobretudo, para os mais vulneráveis.

Assim que estas novas famílias apoiadas forem sendo integradas profissionalmente e se autonomizem do apoio, esperamos lançar de novo a campanha “Um Cabaz para o Mundo” e reabrir as inscrições para que novos doadores possam apoiar novas famílias com um cabaz de alimentos.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

15/09/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Desde que cheguei ao Porto vocês (Centro São Cirilo) foram a minha casa, foi inesquecível. Fazem todos os esforços para apoiar toda a gente que precisa de ajuda, salvam a vida de muita gente. Nunca comi comida portuguesa tão boa como a da D. Teresa. Vão ficar sempre no meu coração”.

L.E. | Marrocos

10/09/2020

CATÁLOGO SOLIDÁRIO – TRABALHOS TÍPICOS DO MUNDO

CATÁLOGO SOLIDÁRIO – TRABALHOS TÍPICOS DO MUNDO

Os trabalhos típicos do Mundo serão mais uma forma de angariar donativos para a missão do Centro São Cirilo.

Em breve poderá consultar o catálogo solidário de trabalhos e poderá adquirir os mesmos: Bonecas Abayomis (Brasil), Bonecos Martenitsas (Bulgária), Marcadores de Livros (Padrões do Mundo), porta-chaves (São Cirilo), Atrapa Sueños (Peru)… Poderá adquirir produtos separados ou um Cesto Solidário.

O catálogo e a forma de aquisição dos produtos serão divulgados em breve nas redes sociais do Centro São Cirilo.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

04/09/2020

VÍDEO DO TRIMESTRE

“O maior desafio desta pandemia é a escassez de ofertas (de trabalho).” 

Inês Granja | Gabinete de Emprego

01/09/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Sou agora uma pessoa diferente, graças ao Centro São Cirilo”.

Vitor Rodrigues | Brasil

28/08/2020

BONECAS ABAYOMIS – BRASIL

BONECAS ABAYOMIS – BRASIL

A serem construídas novamente, as Abayomis serão mais um dos produtos típicos para apoiar a causa do Centro. As bonecas que contam a história das mulheres africanas que, para entreter os filhos durante a viagem para o Brasil, faziam as bonecas Abayomis com os tecidos das suas saias.

Estas bonecas farão parte do Catálogo Solidário, que é apresentado em artigo de 10 de setembro.

Produtos Típicos do Mundo | Catálogo Solidário

26/08/2020

ALMOÇO TÍPICO DA ÁUSTRIA

ALMOÇO TÍPICO DA ÁUSTRIA

“A nossa gastronomia é muito colorida e com variedade de alimentos. Mas temos muita influência da Sérvia, como é o caso prato Schweinskotelett mit Letscho, e de Itália, pela sobremesa Tiramisú.”

Svetlana Frauendorfer | Áustria

19/08/2020

ALMOÇO TÍPICO DE MARROCOS

ALMOÇO TÍPICO DE MARROCOS

“É sempre um prazer partilhar pratos típicos do meu país. Sobretudo pelos sabores e explicar que a Sopa marroquina La Harira é confecionada no ramadão por ser bastante nutritiva, assim como o prato principal Seffa Madfouna é confecionado quando se recebe visitas. Também nunca pode faltar o chá marroquino bem doce – o tradicional chá de Marrocos com hortelã e muito açúcar.”

L.E. | Marrocos

17/08/2020

ÁRVORE SÃO CIRILO

 

A Árvore São Cirilo está cheia de “frutos”: foi restaurada e decorada com os nomes de todos os utentes que já passaram pelo Centro e faz agora parte da nossa casa.

“Foi bom relembrar como se trabalha a madeira e ver o resultado”.

Paulo Coutinho | Portugal

14/08/2020

MARCADORES DE LIVROS – PADRÕES DO MUNDO

MARCADORES DE LIVROS – PADRÕES DO MUNDO

Estão a ser realizados marcadores de livros com padrões do mundo. Estão disponíveis padrões africanos, andinos, europeus, asiáticas, indianos, australianos e neozelandeses.

Os marcadores farão parte do Catálogo Solidário, que é apresentado em artigo de 10 de setembro.

Produtos Típicos do Mundo | Catálogo Solidário

12/08/2020

WORKSHOP DE CULINÁRIA DA GUINÉ BISSAU – DONETES

WORKSHOP DE CULINÁRIA DA GUINÉ BISSAU – DONETES

A Domingas, utente da Guiné Bissau, partilhou uma receita, simples e típica que em tempos era presença assídua nos batizados e casamentos na Guiné. Hoje já há mais variedade de bolos e outras sobremesas. No entanto, os donetes ainda continuam a ter a sua marca. Os participantes do workshop também foram falando de receitas parecidas nos seus países.

Domingas Mendes | Guiné Bissau

10/08/2020

STORYTELLING

STORYTELLING

O Centro iniciou mais um projeto: Storytelling. Para já, em fase piloto, em parceria com a CiencesPo Collège Universitaire (Instituto de Estudos Políticos de Paris) através do Estágio Cívico de uma antiga voluntária, Mathilde Cadilhe.

Numa fase posterior, após recolha e tratamento das histórias, o storytelling será divulgado nas redes sociais e no site do Centro São Cirilo.

Estagiária Mathilde Cadilhe | Estágio Cívico

05/08/2020

BONECAS MARTNITSAS – BULGÁRIA

BONECAS MARTNITSAS – BULGÁRIA

As Martenitsas, típicas da Bulgária, são oferecidas no dia 1 de março aos amigos e parentes antes da chegada da Primavera. A tradição é prender à roupa as Martenitsas recebidas para acalmar o Baba Marta, uma figura mítica que traz consigo o fim do inverno e o início da primavera.

Estas bonecas farão parte do Catálogo Solidário, que é apresentado em artigo de 10 de setembro.

Produtos Típicos do Mundo | Catálogo Solidário

31/07/2020

IDA À PRAIA DE FUZELHAS

IDA À PRAIA DE FUZELHAS

Os utentes foram a banhos, com vista para o farol e para o mar. A Praia de Fuzelhas foi o destino deste ano.

Utentes Serviço de Alojamento Temporário | Brasil, Guiné Bissau, Áustria e Portugal

29/07/2020

ATIVIDADE TIE DYE

ATIVIDADE TIE DYE

Os utentes experimentaram a técnica de origem japonesa tie dye, para tingimento de t-shirts. O espaço para a criatividade foi tal que a mistura de cores e a pergunta “posso trazer outra t-shirt?” foram mostrando a vontade e gosto de experimentar.

Bruno Oliveira e Alex Gomes | Dinamizadores

22/07/2020

FORMAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

FORMAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Os utentes foram participantes ativos na formação de inteligência emocional. Foram abordados os conceitos de emoção e sentimentos. Além do processo de tomada de decisões, foi realizado um treino de resolução de problemas.

Inês Granja | Dinamizadora

21/07/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O utente Leomar, do Brasil, autonomizou-se pela via do emprego. Com emoção, falou da importância da ajuda do Centro, sobretudo nesta época de pandemia. Considerou o Centro São Cirilo a sua segunda casa.

Leomar Branco | Brasil

20/07/2020

QUIZ

QUIZ

Os utentes participaram em mais um Quiz com questões de cultura geral. Com curiosidade, “trocadilhos” e dúvidas à mistura, os participantes fizeram uma viagem cultural pelos vários países presentes no Centro.

 Portugal, Marrocos, Brasil, Guiné Bissau e Áustria | Participantes

17/07/2020

VISITA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO

VISITA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO

O Museu Marta Ortigão foi uma viagem pela pintura, joalharia e por uma época de grande importância da família Ortigão.

Domingas Mendes e Felipe Silva | Participantes

15/07/2020

WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL – MAÇÃ DO AMOR

WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL – MAÇÃ DO AMOR

O dinamizador apresentou no workshop algo muito típico nas quermesses do Brasil, a maçã do Amor. Muito simples de fazer, sendo possível optar por chocolate ou por açúcar caramelizado com corante vermelho. Qualquer uma das opções é muito boa. Para a degustação, é necessário que a Maçã do Amor permaneça no frigorífico para que o chocolate ganhe consistência.

 João Rodrigues | Brasil

08/07/2020

FORMAÇÃO DE INTERCULTURALIDADE

FORMAÇÃO DE INTERCULTURALIDADE

Foi uma sessão de reflexão e debate em torno da questão da educação intercultural. Abordou-se a cultura e a identidade enquanto realidades dinâmicas, complexas e multifacetadas, dos desafios da comunicação intercultural e como interagir melhor com o “Outro” num mundo cada vez mais diverso, global e interligado.

Com recurso a metodologias de educação não formal os utentes foram desafiados a pensar sobre as suas próprias práticas e como podem transformá-las no sentido de criar uma sociedade mais coesa, inclusiva e intercultural.

Rosário Silva | Dinamizadora

03/07/2020

OFERTA DE MÁSCARAS

OFERTA DE MÁSCARAS

Os Armazém dos Linhos, Lda. pelo projeto de venda de máscaras sociais, cujo valor reverteu para o Centro São Cirilo. Em tempos de pandemia esta ideia tão inovadora e solidária foi um contributo precioso para “Juntos para recomeçar.”

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

30/06/2020

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

Face à situação provocada pela COVID-19, verificou-se um aumento significativo de pedidos de apoio alimentar. Neste contexto, o Centro São Cirilo decidiu aumentar o número de famílias apoiadas em cabaz de alimentos de 30 para 40 agregados familiares.

Para que seja possível apoiar mais 10 famílias com um cabaz alimentar semanal, lançamos a Campanha “Um Cabaz para o Mundo”, onde pedimos às famílias/pessoas amigas do Centro São Cirilo que apoiem uma família em necessidade, através de um donativo regular que permitirá ao Centro distribuir um cabaz de alimentos semanal (20€) a essa família. O apoio mensal para uma família é de 80€/mês (1 cabaz de 20€/semana).

Assim, o seu donativo pode contribuir para:

– um cabaz/mês (20€)

– dois cabazes/mês (40€/mês)

– três cabazes/mês (60€/mês)

– quatro cabazes/mês (80€/mês) = 1 família

Cada família apoiada no serviço de apoio em cabaz, define, juntamente com a equipa técnica, um Projeto de Vida que promove a capacitação dos utentes, com vista à sua integração profissional. Assim, o donativo regular apenas se mantém até à autonomização da família, ou seja, até deixar de precisar do apoio do Centro em cabaz (média de duração do apoio: 5 meses – dados de 2019). No entanto, pode suspender o seu donativo quando desejar.

Caso possa contribuir, inscreva-se através deste link ou contacte-nos pelo 228348460/geral@saocirilo.pt

Muito obrigada por nos ajudar a ajudar!

Juntos para Recomeçar!

Cristina Rocha | Gabinete Social

Atenção às Margens

Links de Interesse

Migrações. Pessoas deslocadas à força no mundo já representam mais de 1% da Humanidade

25 Menores dos campos de Refugiados nas Ilhas Gregas chegam a Portugal até ao fim do mês 

Porto aposta em habitação partilhada e acompanhada para tirar sem-abrigo das ruas

FMI: imigrantes desempenham papel-chave nas economias mais desenvolvidas

No próximo trimestre acontece…

Jul, Ago e Set – Atividades Livres de Verão:
Visitas a Museus
Workshops de culinária
Caminhadas
Ida à praia
Organização do espaço biblioteca
Árvore São Cirilo
Realização dos trabalhos típicos do Mundo

08.Jul – Formação de “Interculturalidade”
22.Jul – Formação de “Inteligência Emocional”

© 2020

Theme by Anders NorenUp ↑