Espírito de Pentecostes

Celebrámos na semana passada a festa de Pentecostes, o momento da história em que os apóstolos, já despertos pela confiança da Páscoa de que há vida para além da cruz, se lançam decididamente pelos caminhos do Império Romano a anunciar a “boa nova”, a noticia de que é na entrega e na comunhão que a vida ganha sentido. Esta é sempre a ação do Espírito: acolher e animar, desafiar e fazer crescer, ajudar a ultrapassar medos e resistências, para que sejamos cada vez mais tudo o que podemos ser.

É este mesmo Espírito que continua presente no Centro. O Centro começa por ser “família que acolhe”, como diz a Ana Paula André no vídeo da História do mês, “lar onde me sinto segura”. E é também impulso e desafio de crescimento, “pois temos sempre muitas coisas a melhorar”. Acrescenta a professora Maria de Lurdes, no Voluntariado do mês, que “as aulas de música servem para nos fazer viajar”. É bonito pensar na missão de capacitação do Centro desta forma: ajudar a (voltar a) ser “viajantes da vida” aqueles que nos procuram, e receber deles e partilhar esse mesmo dinamismo! Da animada confusão aos almoços, à “babilónia” de nacionalidades que são as aulas de português, das alegres conversas de corredor que juntam utentes, técnicos e voluntários, às “conversas sérias” em gabinete que por vezes também são necessárias, assim é a presença do Espírito nesta casa.

E esta é a mesma pergunta que fica a cada um: “como me ando a deixar desafiar pelo Espírito?” Que o contentamento pelo já alcançado (é importante!) não anule a inquietação pelo “mais além” (para não ficarmos na mediania ou na autocomplacência!). Era Teresa de Lisieux que dizia “poucas pessoas sabem o que Deus faria com elas, se tivessem a coragem de se entregar à vida completamente”. Que este “mais além” continue a ser a missão do Centro, fiel também à entrega dos voluntários que continuam a surgir, e à generosidade de quem com os seus (ainda muito necessários) donativos nos apoia e em nós confia. O projeto São Cirilo é mesmo “missão partilhada”. Obrigado por estar ai, e bom e desafiante “espírito de Pentecostes” para todos!

P. Filipe Martins sj