1. Formação Vidas UBUNTU

1916479_898135473641230_3641681709329709617_nO projeto Vidas Ubuntu, um programa de apresentação de histórias de vida, contadas na primeira pessoa através da metodologia do Personal Storytelling, esteve durante os dias 8, 9, 10 e 14 de Março no Centro Comunitário São Cirilo, a desenvolver um workshop com dez utentes.

Foram dias intensos de muita entrega e dedicação, onde todos os participantes partilharam a sua história de vida com todo o grupo, e juntos percorreram uma caminhada de aprendizagens que os tornaram próximos e íntimos, numa relação de interdependência comunitária, onde o conhecer o outro nos responsabiliza sobre ele.

Ao longo destas sessões falou-se de medos, alegrias, pessoas, dificuldades, da infância, do amor e da mágoa, de partidas e chegadas, mas acima de tudo, falou-se da mudança constante que é a nossa vida e o quão importante é partilhá-la. Isto viu-se refletido nos vídeos finais que cada participante concretizou, e no orgulho que cada um sentiu ao perceber que mesmo com muitas dificuldades, é possível.

Foi igualmente especial a forma como nos sentimos em casa. A equipa técnica que nos acolheu e que nos acompanhou foi como um espelho do encontro que transparece da filosofia Ubuntu que procuramos transmitir com o projeto.

Um enorme obrigada a todos os participantes e à equipa do São Cirilo, nomeadamente à psicóloga Rita Santos que acompanhou todo o processo. Afinal, juntos acreditamos que “a nossa história pode mudar a forma como vemos o mundo”!

 Ana Pires

(formadora)

2. Festa da Páscoa

12814026_895360003918777_7035583859203895287_nNo dia 16 de Março realizou-se no Centro a Festa da Páscoa, que este ano se juntou ao momento da entrega dos diplomas relativos às actividades do último trimestre. Além da distribuição dos diplomas, houve uma apresentação surpresa por parte dos alunos de inglês. Esta constou de uma leitura encenada em inglês e português do conto “The Giving Tree” de Shel Silverstein, uma representação do ideal de amor incondicional.

Seguiu-se o lanche partilhado para o qual todos, equipa técnica, utentes e voluntários, contribuíram. Constituiu um momento especial de partilha e encontro, de estreitar laços e trocar experiências.

O momento alto da Festa da Páscoa, foi a Missa. Especialmente significante para mim foi a forma como as pessoas de outras nacionalidades e credos presentes foram integradas na Celebração, sendo convidadas a assinalar o seu país de origem no mapa mundo e a perceber os momentos mais especiais da Celebração. No final, todos lemos em voz alta uma intenção para a nossa Páscoa. Na forma de certificado,  prometemos acreditar mais, ouvir mais, sorrir mais.

Sofia Soares

(voluntária)

3. A Casa (da Música) vem a Casa

12063819_905664466221664_3402535503478198996_nNo dia 17 de Março realizou-se a primeira sessão do Projeto “A Casa vai a Casa”. A Casa da Música deslocou-se ao Centro para uma actividade musical. Foi a primeira vez que participei neste tipo de actividade.

Aprende-se sempre com o que é novo. Cantámos canções portuguesas e ouvimos canções de outros países (México, Ucrânia, Rússia e Guiné-Bissau).

Foi uma experiência muito divertida. Mas era necessário muita concentração para acompanhar os ritmos. Houve um momento, que tínhamos de acertar as vozes e os ritmos, que não foi fácil para mim, mas consegui com a ajuda de todos.

Por termos sido um grupo grande, de vários países e com línguas diferentes, levou-nos a uma maior união e mais atenção às canções de cada país. Acrescentar ritmos ou com as mãos ou com pequenos instrumentos mudou logo a forma de cantar e acompanhar.

Já estou à espera da próxima sessão que é já em Abril.

Abílio Botelho

(utente)