1. Formação Objectivos Pessoais

OPNo dia 27 de Abril realizou-se mais uma formação no nosso Centro. Desta feita, sobre Objectivos Pessoais e foi destinada aos nossos utentes internos, de refeição e de cabaz. Pretendíamos sensibilizar os utentes para a necessidade de estabelecer prioridades tanto ao nível pessoal como profissional. Foram para isso utilizados diversos meios e dinâmicas para cativar a atenção dos participantes.

Houve adesão e interesse numa sessão com contributos muito pertinentes por parte dos utentes. Percebendo a pertinência do tema, sentimos que se devia dar continuidade a este tipo de matéria, que são gerais, mas ao mesmo tempo muito ligadas ao dia a dia de cada um.

A título último e pessoal, foi desafiante e enriquecedor pois é nestes momentos que percebemos a nossa necessidade de crescer para ajudar a colmatar as necessidades do nosso público.

Maria José Lino (técnica de emprego)

 2. II Assembleia Social dos Jesuítas em Portugal

Dia2 - tarde (23)

Com alguma surpresa, pois a minha vivência do Centro, enquanto voluntário, é ainda muito curta, fui convidado a participar da Assembleia Social 2016 do sector social dos jesuítas em Portugal, que se realizou no final do passado mês de Abril, em Almada.

Por força dessa mesma falta de conhecimento das obras e movimentos que compõe o sector, a minha participação foi algo limitada, em termos de contributos para a discussão do tema central da Assembleia (o planeamento estratégico do setor). Mas pude assistir a um conjunto de intervenções, quer ao nível dos grupos de trabalho quer de plenários, globalmente participadas e cheias de vitalidade, demonstrativas do interesse dos diversos participantes.

Pontos para mim altamente positivos deste encontro foram também a quantidade e qualidade dos seus participantes, maioritariamente jovens, a segura organização e uma serena condução do seu desenrolar, bem como o facto de todos trocarem ideias e experiências sem um querer de individualização e de dar preponderância à sua própria organização, mas sim integrando-as numa perspectiva de procura do bem comum e daqueles a quem queremos servir.

De entre os vários intervenientes destacaria, finalmente, o P. José Ignacio García, coordenador do setor social dos jesuítas a nível europeu, um bom e claro comunicador com ideias muito precisas e arrumadas sobre o muito que a nível social cada um de nós pode fazer, sobretudo nestes tempos de crise económica e de chegada de refugiados. Foi tema que, só por si, já fez valer a pena a vinda à Assembleia Social!

Alfredo Vasconcelos (voluntário)

 3. Workshop de Fotografia – utente

_DSC0030Nos dia 17 e 24 de Maio foi dinamizado pela voluntária Sofia Soares um workshop de técnica tradicional para tirar fotografias, o Pinhole em papel fotográfico.

No primeiro dia aprendemos a teoria (cuidados a ter quando se tirar fotografias, o tipo de fotografia que é possível de tirar com a Pinhole, o enquadramento…) e construímos a câmara de orifício (Pinhole).

Apesar de eu não falar português, foi uma oportunidade de praticar e ao mesmo tempo, conhecer uma nova forma de tirar fotografias, muito diferente do digital.

Para mim foi importante participar, ocupo o meu tempo, é uma oportunidade para estar com outras pessoas e como este tipo de actividade é gratuita pude vir.

Nandor Simon (utente dos Países Baixos)