1. Formação “Dicas para manter o Emprego”

Dicas para Procurar EmpregoDecorreu no passado dia 8 de Fevereiro uma formação subordinada ao tema “Dicas para manter o Emprego” onde participaram utentes internos, de refeição e de cabaz. O objectivo desta sessão foi, a partir das experiências vivenciadas pelos próprios participantes, levá-los a reflectir sobre o que podem melhorar em termos de postura, comportamento e competências com vista a um bom desempenho profissional e a conseguir manter o posto de trabalho.

Foi positiva a diversidade de experiências partilhadas e o debate que se suscitou em torno da temática. A partir de um caso prático e real de um dos participantes que brevemente reintegrará o mercado de trabalho, o grupo ajudou a estruturar uma lista de dicas importantes a seguir. Todos saímos mais ricos desta sessão.

Maria José Lino| Gabinete de Emprego

 

  1. Projeto “Bê-á-bá Doméstico”

Em Fevereiro o Projeto Bê-á-bá Doméstico (Prémio BPIBe-A-Ba_Domestico_Cartaz Solidário 2016), promovido pelo Centro, ganhou identidade visual através da Will Creative Consulting, agência que nos tem prestigiado com a sua colaboração e apoio.

A divulgação do Projeto ficou marcada pelo envolvimento de toda a equipa num trabalho em rede desenvolvido com os voluntários do Centro, com a partilha de todos nas redes sociais e com instituições parceiras que também operam na inclusão social através da empregabilidade.

Este mês foi, sobretudo, tempo de organizar e preparar a formação com a equipa formativa, de ultimar detalhes de organização como espaços, materiais, mas o mais importante foi o início da seleção das participantes.

O Projeto foi ganhando corpo e apropriando-se de nomes que se vão pronunciando e ecoando pelo Centro chamados para entrevista. Mas se um nome identifica uma pessoa muito mais representa a sua história de vida, as suas expectativas, o seu futuro. E é este o nosso objectivo, contribuir para um futuro trabalho, para um percurso de valorização humana.

A formação diversificada em serviço doméstico arranca já no início de Março com o primeiro grupo de formandas e segue até final de Maio. Em Outubro teremos o segundo Grupo para o qual aceitamos desde já inscrições. Continuamos a contar com o vosso apoio e divulgação.

Para informações contactar beabadomestico@saocirilo.pt

Concha Tello| Gestora do Projeto Bê-á-bá Doméstico

 

  1. Risoterapia

_DSC0090O grupo Ser Mais Feliz – Risoterapia esteve presente no Centro. Após o sucesso da primeira iniciativa, o Fernando e o restante grupo dinamizador disponibilizaram-se para no dia 9 de Fevereiro vir novamente ao Centro fazer sorrir e rir.

Risoterapia é uma palavra desconhecida para muitas pessoas. Não estava nada à espera daquelas dinâmicas de grupo, pois não sabia o que era risoterapia. Deu ânimo e alegria. Não pensava que fosse possível esta interacção grupal. Não consigo destacar um momento. Tudo me marcou. Nunca pensei que o rir contagiasse tanto. Numa das últimas dinâmicas, quando nos deitámos e colocámos a cabeça na barriga uns dos outros, fiquei tão descontraído e senti-me tão integrado no grupo que, não consegui controlar a vontade de rir.

É uma forma de interagir diferente, sobretudo porque somos de culturas e países diferentes, mas todos colaboraram e estiveram em sintonia. As palavras proferidas pelo Fernando foram muito motivadoras para o contexto que vivemos hoje de dificuldades e desemprego.

Não me vou esquecer que para viver bem preciso de me rir muito, sobretudo saber rir de mim próprio e dar/receber 12 abraços por dia.

  José Teixeira |Portugal