1. Atividade de Inscrição – Música

Aulas de músicaCheguei ao Centro de São Cirilo em 2013 por mão de pessoa amiga que aí trabalhava na altura. Dois anos antes tinha entrado em reforma o que foi um choque pesado e encontrava-me bastante desanimada. Trabalhara 35 anos no Conservatório de Música e um grande vazio instalou-se na minha vida. Quando muito se amou aquilo que se fez fica-se desorientado interiormente. Foi pois num momento desses que cheguei a São Cirilo. E foi amor á 1ª vista.

Depois foi preciso repensar que tipo de aula ministrar, conseguir um piano, indispensável para a realização da aula, etc. Tudo isso foi sendo conseguido. Entrei então numa fase da minha vida em que continuei a “mexer” na música, mas sobretudo constatar que a riqueza do voluntariado está mais no receber do que no dar. Acho que o voluntariado é um apelo a todos, seja qual for “a hora da vida” em que nos encontremos. Faço uma avaliação pela positiva destas aulas, embora só o tempo o possa dizer.

Se me perguntarem o que fazemos na aula, direi que é um momento muito versátil, além de cantar, trabalhar ritmo, um pouco de teoria, abordagem ao piano etc. Depois  há dias em que é só conversa; um trocar de experiencias de vida, onde muita coisa vem ao de cima, o que faz muito bem aos dois “lados”. Ninguém olha o relógio. É nesse momento que digo interiormente: hoje foram “outras músicas”.

Maria de Lourdes Alves| Voluntária

 

  1. Voluntariado de Pingo Doce

a22Apesar de conhecer a intervenção social e a resposta social desenvolvida no Centro São Cirilo, não conhecia de todo, o envolvimento e a capacidade/dinâmica da Instituição. Foi na noite do CREU em 2015, no arranque das actividades que percebi melhor o trabalho do voluntariado do Centro e logo nesse momento, sem hesitação aderi à missão do mesmo.

Integrei a equipa de recolha de donativos/alimentos do Pingo Doce, atividade esta, importante para abastecer, equilibrar e apoiar o Centro e os indivíduos/ famílias apoiadas por esta resposta social.
Este contributo tem sido um enriquecimento pessoal. Pela boa energia  e alegria que paira no Centro, pela aprendizagem, pelas pessoas e por aquilo que tenho recebido. É realmente muito bom pertencer a este projecto.

É bom! Apareçam e juntos podemos  fazer a diferença para continuar este caminho.

Jorge Vidal | Voluntário de Pingo Doce

 

  1. Projeto Bê- á – Bá Doméstico

foto com formandasNo início de Novembro o Projeto Bê-á-bá Doméstico (Prémio BPI Solidário 2016) arrancou com um novo Grupo de Formandas. Constituído por mulheres imigrantes, destacam-se diferentes sotaques e regionalismos da lusofonia (grupo maioritariamente composto por pessoas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique) aos quais se juntam também a pronúncia “hermana” da Venezuela e de outra latitude ainda mais distante, oriunda da Índia.

O percurso formativo na área do serviço doméstico (cozinha, limpeza, lavandaria, etc) desenvolve-se ao longo de 4 meses, incluindo a formação em sala e o estágio em contexto de trabalho. Após esse período proceder-se-á à integração laboral através da dinamização da Bolsa de Emprego. Para promover também o sucesso deste novo Grupo de Formandas contamos ampliar e reforçar as parcerias já estabelecidas.

Às novas competências adquiridas durante a Formação passaremos a associar nos próximos meses a identidade própria de cada formanda, toda a sua experiência, as suas vivências pessoais e profissionais. A todas elas demos as boas-vindas e apresentámos o Centro para que conhecessem e se sentissem bem acolhidas nesta “Casa”. Casa que tanto transforma todos os que aqui trabalham e convivem diariamente.

Desejamos que esta nova presença vigorizada das formandas corresponda a um testemunho bem sonoro de alegria, que tanto as motiva e as encoraja a escrever um novo capítulo muito positivo da sua vida.

Continuamos a contar com o vosso apoio e divulgação. Para informações contactar beabadomestico@saocirilo.pt

Concha Tello| Gestora do Projeto Bê-á-bá Doméstico