1. Atividades de Inscrição e Atividades Livres

Inscrição para Atividades

Atividades de Inscrição

As atividades de inscrição iniciarão a partir de 01 de Outubro de 2018 e decorrerão em três trimestres, entre Outubro de 2018 a Junho de 2019. Estas atividades necessitam de inscrição na receção do Centro.

Hora do Conto (Segunda-feira)

Treinar a comunicação oral através da leitura de histórias, lendas, poesias e debate sobre culturas e países.

Informática (Horário a definir)

Aprender a utilizar as redes sociais, criar e enviar emails e aprender a utilizar os programas do office: word, exel, powerpoint, entre outros, dependendo das necessidades apresentadas pelos utentes.

Alfabetização (Terça e quarta-feira)

Aprender a escrever e a ler -em Língua Portuguesa.

Português I e II (Terça, quarta, quinta e sexta-feira)

Aprender a escrita, conversação e gramática em Língua Portuguesa.

Inglês I e II (Terça e quinta-feira)

Aprender a escrita, conversação e a gramática em Língua Inglesa.

Música (Terça-feira)

Aprender ritmos, a ler a pauta musical e a tocar flauta e piano.

Ioga (Quinta-feira)

Posturas de Ioga e técnicas de relaxamento.

Tai – chi (Horário a definir)

Movimentos e equilíbrio

30 minutos com Deus (Quinta-feira)

Momento de oração em grupo.

 

Actividades Livres

As atividades livres terão início a 09 de Outubro. Decorrem semanalmente, com excepção do Cinema, que tem periodicidade mensal. Estas atividades dispensam inscrição.

Artes Plásticas & Artesanato (Terça-feira)

Desenvolvimento de atividades criativas de pintura, costura, trabalho em madeiras, aplicações, entre outros.

Sons, Saberes e Sabores (Quinta-feira)

Visitas livres e guiadas, workshop de fotografia, de culinária, de música, entre outros.

Cinema (Sexta-feira)

Filmes temáticos e debate sobre os mesmos.

Jogos de Mesa (Sexta-feira)

Damas, dominó, xadrez, ping-pong, entre outros.

Paula Correia | Animadora Sociocultural

 2. Serviço Complementar de Apoio: Banco de Roupa

 DSC_0003O Banco de Roupa reabriu no passado dia 20 de Setembro de 2018, estando em funcionamento até Julho do próximo ano.

Este serviço é assegurado por um conjunto de voluntários; funciona dois dias por semana (terça-feira e quinta-feira) sempre com marcação prévia que pode ser realizada telefonicamente ou na recepção do Centro.

Às terças-feiras funciona das 10H30 até 12H00 e destina-se, exclusivamente,  a utentes internos, de refeição e de cabaz; às quintas-feiras destina-se a atendimento de utentes externos e funciona das 10H30 às 12H00 e das 14H30 às 16H00.

Trata-se de um serviço gratuito muito procurado pela comunidade, talvez pelo facto de disponibilizar roupa pessoal para adulto e criança e também roupa de casa (atoalhados, lençóis, cobertores, etc…).

Cristina Rocha| Gabinete Social

 

3. Centro de Portas Abertas

 No passado dia 27 de Outubro, o Centro Comunitário São Cirilo promoveu o eventoCCSC de Portas Abertas “Centro de Portas Abertas”. O objectivo era assinalar o início do novo ano lectivo de uma forma especial, com um programa que procurou unir utentes, voluntários, equipa técnica, colaboradores e amigos do Centro.

Iniciámos o evento com um momento cultural. Para isso, contámos com a presença da Gizem Tugce, uma cantora turca, que nos trouxe um bocadinho do mundo com músicas cantadas em Português, Inglês e Turco.

A primeira parte do programa foi apresentada pela Equipa Técnica do Centro e foi dedicada à apresentação dos diferentes serviços disponíveis, aos quais os utentes, internos ou externos, podem recorrer. Após um momento de lanche e convívio, o programa continuou com um tempo dedicado aos (muitos) voluntários presentes. Foi feita a apresentação de um vídeo dos momentos que marcaram o último ano do Centro, como forma de agradecimento a cada um dos voluntários que nos ajudam, diariamente, a proporcionar atividades e serviços aos nossos utentes. Foram, também, apresentadas as diversas áreas de voluntariado e o perfil do voluntário do Centro São Cirilo.

Desta forma, abrimos oficialmente as portas do Centro São Cirilo a todos aqueles que querem, connosco, construir um mundo melhor. Sejam todos muito bem-vindos! Ficamos à espera da vossa visita!

Mariana Rozeira | Diretora Técnica