No momento em que escrevo o Editorial da nossa Newsletter (agora trimestral), vários acontecimentos relacionados com o nosso Centro me vêm à mente.

Um deles é a entrada da nossa nova jurista, Leonor Guedes de Oliveira, que se juntou recentemente à nossa equipa, com muito entusiasmo pela missão do Centro.

Outro evento a assinalar é a Assembleia Social, que reúne obras ligadas aos Jesuítas em Portugal, e que teve lugar em Almada, nos passados dias 22 e 23 de Março. Como em anos anteriores, foi um bom momento para intercâmbio de experiências e para fomentar o espírito de corpo entre nós.

De assinalar também a Assembleia Geral do Centro, a qual teve lugar a 25 de Março: momento em que, de modo formal, é feito o balanço de contas e do trabalho desenvolvido no ano anterior (os relatórios de 2018 podem ser encontrados no web site do Centro).

Finalmente, é de referir também que, a nível da Companhia de Jesus, foram recentemente escolhidas quatro preferências apostólicas universais: estas orientarão o trabalho dos Jesuítas para os próximos dez anos. A formulação de uma dessas preferências pode servir para recordar e reavivar a missão que o Centro São Cirilo procura levar a cabo: “caminhar junto aos pobres, os descartados do mundo, os violados na sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça”.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção