“O caminho faz-se caminhando”

Eis que tem à sua frente o primeiro número da Newsletter do Centro Comunitário São Cirilo. Com ela queremos dar mais um passo neste projeto, de forma a abrir mais um espaço de comunicar o que pelo Centro vai acontecendo.

Foi já há 4 anos que o São Cirilo abriu as portas, com uma equipa esforçada e valorosa. No ano passado percebemos a necessidade de algumas mudanças na organização, de forma a servir melhor a missão principal do Centro, que mais do que o apoio de emergência, confirmámos ser a capacitação e reintegração das pessoas e famílias que apoiamos (em alojamento, refeições e cabazes).

Todas as semanas, na já habitual reunião técnica das sextas-feiras de manhã, examinamos procedimentos e dificuldades, tentamos detetar e corrigir falhas, discutimos casos e abordagens, alegramo-nos com as autonomizações e perguntamo-nos, no caso das desistências, se algo poderíamos ter feito de diferente.

Esta é missão que tem muito de cansativo, sem dúvida a estabilidade e a rotina seriam mais fáceis. Mas é missão que tem também muito de desafiante, pois cada situação pessoal que acompanhamos é diferente e única, com circunstâncias sempre difíceis e sempre em mudança. E por isso é trabalho também compensador. Não é essa no fundo a grande decisão da vida: ficar-se pelo conhecido e pelo estável, ou empenhar-se no novo e no que faz crescer? Que Deus e São Cirilo continuem a iluminar a missão do Centro. E que os relatos abaixo nos inspirem, a todos sem exceção, a continuar a fazermo-nos ao caminho.

P. Filipe sj