1. Equipa renovada no Centro

Quem nestes dias vier ao Centro, encontrará todo um conjunto de caras novas. E talvez a primeira seja logo a Dra. Paula Ferreira, a nova diretora do Centro. A Paula tem 44 anos, é formada em Sociologia, e tem uma grande experiência na área social do Porto, tendo trabalhado vários anos no projeto “Escolhas” no bairro do Lagarteiro. Estas semanas têm servido para o P. Filipe lhe passar uma série de pastas, e a transição está a correr muito bem. O P. Filipe permanece Presidente da Direção, e muito próximo da vida do Centro.

Chegou, para além da nova diretora, um novo jurista, o Pedro Ferreira da Silva, com 28 anos, grande interesse e já alguma experiência nestas causas sociais. Outra entrada foi a de um novo “ajudante de lar”, o Sr. Aníbal Nogueira (54 anos), que veio alternar turnos com o Sr. Orlando na supervisão do Centro às noites e ao fim de semana. A quarta aquisição da equipa foi o Ricardo Baptista Dias, jesuíta em formação que veio para o São Cirilo fazer o seu tempo de “magistério”, 2 anos de trabalho prático entre os estudos de Filosofia e de Teologia.

Mas os rostos novos não ficam por aqui, pois na sequência da “Noite de Arranque” do Creu vieram também vários voluntários novos, que com muita disponibilidade se distribuíram pelas várias necessidades do Centro, desde as idas ao Pingo Doce (para recolher alimentos em fim de prazo) ao Banco de Roupa (com filas de espera cada vez mais longas). Vários ofereceram-se também para os apadrinhamentos (de proximidade, não financeiros), não só dos nossos utentes mas também num projeto do Alto Comissariado para as Migrações que está prestes a arrancar, o projeto Mentores para Imigrantes (mais informações aqui). E caso haja mais pessoas interessadas em ser nossos voluntários, pois é favor de nos contactar, são todas muito bem vindas.

2. “Jantar da Partilha”

Jantar da partilha

Foi em 1992 que as Nações Unidas declararam o dia 17 de Outubro “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”. Esse foi o dia, 5 anos antes, em que o P. Joseph Wresinski juntou 100 mil pessoas na Praça dos Direitos Humanos e da Liberdade em Paris, descerrando uma laje para que não seja esquecida a situação dos 860 milhões de pessoas que no mundo, não obstante os Objetivos do Milénio, continuam a viver abaixo do limite da pobreza. E todos os anos a comemoração desta data pretende recordar que este continua a ser um problema e um desafio para todos.

Associando-se a esta data, o Centro resolveu recomeçar o ano com um “Jantar da Partilha”. A pobreza tem sempre origem na falta de partilha, económica e não só. Por isso o Centro quer ser, cada vez mais, um lugar (“centro comunitário”) onde as diferenças se esbatem e a partilha e comunhão acontecem. Nas palavras de Madre Teresa, “tudo o que não se dá, perde-se”, e é universal a experiência de que “quanto mais se dá, mais rico se fica”.

E foi precisamente isso que aconteceu nessa noite de Sexta-feira, que apesar de chuvosa, juntou mais de 100 utentes, membros da equipa, voluntários e amigos da casa. Começámos como é habitual com uma missa, sempre concorrida e participada. Seguiu-se um jantar partilhado, com os pratos trazidos (a dobrar!) pelos voluntários, a sopa oferecida pelo Centro, e os doces feitos pela equipa. E concluímos com um animado serão onde várias utentes partilharam os seus talentos, da música à poesia, do conto ao teatro. Obrigado a todos por uma noite mágica e muito bonita (fotos aqui)!

3. Venda Natal 2014 no São Cirilo: fim de semana de 29 e 30 Novembro

Como em anos anteriores, vamos ter no Centro a jOLYMPUS DIGITAL CAMERAá tradicional “Venda de Natal”, com as banquinhas de artesanato e utilitários, bolachinhas e doces caseiros, produtos campestres e artigos de amizade, etc. Vai acontecer no fim de semana de 29 e 30 de Novembro (com abertura na Sexta 28), data que marca também o início do Advento (e início da iluminação de Natal na cidade). O programa musical multi-cultural está já a ser preparado, com várias atuações e grupos. Não se esqueça por isso de marcar já na sua agenda, será boa ocasião para ficarem já tratadas a maioria das suas ofertas de Natal. Informação mais detalhada seguirá em breve…

4. O São Cirilo nas redes sociais

É ao Ricardo sj que devemos toda a recente “animação internética” do São Cirilo. Para começar, a página do Facebook foi renovada (aqui), e já vai nos 800 “likes” (já pensou em lá ir e deixar o seu?). Nela vão aparecendo com regularidade notícias e fotos do que vai acontecendo na casa, é uma boa forma de ir mantendo amigos e visitantes a par. Cada semana está também a ser apresentado um membro da equipa, para que sejamos cada vez menos desconhecidos e cada vez mais comunidade unida à volta da mesma missão.

A saída desta Newsletter assinala também a inauguração do novo visual do site (aqui), com novas funcionalidades e conteúdos. O site pretende ser o “cartão de visita institucional” do Centro, com a descrição breve da história e da missão do Centro e ainda os seus documentos principais (nomeadamente os Planos e os Relatórios de Atividades). Para quem ainda não conhece o Centro e aquilo a que nos dedicamos, é uma boa porta de entrada para o descobrir.

A Newsletter, finalmente, pretende ser também um meio para dar noticias periódicas sobre o Centro. Terá para já com 4 secções: o “voluntariado do mês”, vídeo explicativo de um dos tipos de voluntariado incorporados na rotina do Centro; a “história do mês”, onde (também em vídeo) nos aproximamos da história de vida de uma das pessoas apoiadas; as “Breves do Centro”, com alguma noticias da vida da casa; e a “Atenção às Margens”, com novidades relativas ao mundo social da cidade, do país e do mundo. Criticas e sugestões à Newsletter e às outras ferramentas digitais são muito bem vindas!