A caminho da cruz

Sai esta edição da Newsletter quando já estamos em plena Quaresma, o caminho de preparar o coração para a Páscoa. Sempre associamos à Páscoa a alegria e a festa. Quanto à Quaresma, vemo-la quase sempre como tempo “pesado” e difícil de passar. Quem de nós não preferiria encurtá-la o mais possível, e chegar rapidamente ao Domingo de Páscoa sem ter que passar pela Sexta-feira Santa?

Mas a vida não é assim, não é feita só de momentos fáceis e alegres. Pede-nos entrega e persistência, mesmo nos momentos difíceis. Um viúvo, por mais que os filhos se esforcem, continuará a ser um viúvo, e terá que aprender a viver com a solidão inerente. Alguém com dificuldades nos estudos terá que aprender a aceitar essa limitação com paz, sem que por isso se sinta inferiorizado em relação aos demais. Talvez esse seja um dos grandes desafios da vida, deixar de imaginar que a vida só vale a pena quando corre de forma fácil, e acreditar que o fácil e o difícil se podem viver “bem”, mantendo a entrega e sem deixar que o desânimo e a adversidade tenham a última palavra.

Aqui pelo Centro passa muita gente com existências duras, a quem a vida parece ter destinado uma dose maior de dificuldades. Palavras como as anteriores podem parecer fazer sentido, mas são muitas vezes difíceis de pôr em prática. E daí também a missão desta casa, pois o seu sofrimento e as suas dificuldades, quando acompanhadas, vivem-se de forma diferente. E por isso a Sara, no vídeo da “História do mês”, deixa o conselho “quando tiveres em dificuldade, pede ajuda”. E o Diogo, professor de Tai chi, partilha que, para ele, “ser voluntário é promover a criação do outro”. Que no Centro e na vida saibamos cada vez mais pôr esta sabedoria em ação: a arte de acompanhar e ajudar cada um a viver e a ultrapassar as dificuldades do caminho, sabendo que elas inevitavelmente fazem parte. Bom caminho de Quaresma para todos!

P. Filipe Martins sj