Os voluntários são parte fundamental do projeto São Cirilo. São neste momento cerca de 70, e mais voluntários entram com frequência. Eis os principais tipos de voluntariado que fazem parte da missão do Centro:

  • Aulas e atividades – Uma ou duas vezes por semana, entre 1 e 2 horas por dia. Hora do Conto 16 - 17Está neste ano 2016/17 em funcionamento o Português (níveis de Alfabetização, Português I e II), o Inglês (I e II), a Informática, o Desporto e a Música. Há também diversas atividades de presença livre (manualidades, visitas, Hora do Conto, cinema, jogos de mesa, etc.), que não pedem inscrição (basta aparecer). Quem queira colaborar, nestas ou noutras atividades, é bem-vindo o seu contacto.
  • Recolha de alimentos e Elaboração de cabazes alimentares – Todos os dias vários voluntários vão a algum dos vários supermercados Pingo Doce parceiros (normalmente ao inicio-meio da tarde, demorando 1 hora), de forma a recolher alimentos que estão a chegar ao final do prazo de validade. No Centro, outras equipas distribuem estes alimentos por cabazes que se destinam às famílias apoiadas, tendo contacto com elas à hora da recolha (a meio-final da tarde). Este é um serviço às vezes menos visível mas necessário e útil, também aberto à entrada de novos voluntários.
  • Outros voluntariados  – Há finalmente outros voluntariados ligados a atividades específicas (p.e. banco de roupa), ou exercidos no âmbito das competências profissionais dos voluntários (p.e. médico, psiquiatra, corte de cabelo, ajuda ao preenchimento do IRS, etc.).

Para conhecer mais, e eventualmente começar algum tipo de voluntariado no Centro, contacte a coordenadora de voluntários, Maria do Carmo Ribeiro (envie sff mail com os contactos para voluntariado@saocirilo.pt). Obrigado pelo interesse!