Voluntariado

O voluntariado no Centro é uma parte integrante do projeto São Cirilo, que contribui para a continuidade da missão do Centro.

O número anual de voluntários aproxima-se dos 100, um preciso contributo para assegurar alguns dos serviços disponibilizados pelo Centro. Sem a sua colaboração, toda a ação ficaria seriamente comprometida.

Características dos Voluntários

São quatro as características que os voluntários do Centro assumem com grande generosidade:

* O compromisso, na assiduidade e pontualidade com as responsabilidades assumidas (avisando em caso de ausência).
 
* A gratuidade, como atitude própria de quem está em missão, exclusivamente ao serviço dos utentes do Centro.
 
* O sentido de corpo, que faz com que o “projeto São Cirilo” seja cada vez mais de todos e de cada um, e que passa pela liberdade em sugerir melhorias e alterações e pela participação nas reuniões e eventos da casa.
 
* A promoção da autonomização do utente, numa atitude de capacitação, evidenciando o melhor de cada utente e evitando a criação de dependências afectivas ou económicas.

São várias as formas de se envolver, tendo disponibilidade de tempo, na missão do Centro.

Conheça as mais recentes e inspiradoras experiências e entrevistas de Voluntariado no Centro aqui.

Os principais tipos de voluntariado regulares que fazem parte da missão do Centro são*:

  • Atividades de Inscrição e Livres – Uma ou duas vezesHora do Conto 16 - 17 por semana, entre 1 e 2 horas por dia. Está em funcionamento o Português (níveis de Alfabetização, Português I e II), o Inglês (I e II), a Informática, a Hora do Conto, Tai-chi, Ioga, teatro, 30 mts com Deus e a Música. Há também diversas atividades de presença livre (artes plásticas, visitas,Aulas de informática 16 - 17 cinema, jogos de mesa, etc.), que não pedem inscrição (basta aparecer). Quem queira colaborar, nestas ou noutras atividades, é bem-vindo.
  • Recolha de alimentos e Elaboração de cabazes alimentares – Todos os dias vários voluntários vão a algum dos vários supermercados Pingo Doce e a um Continente parceiros (normalmente ao inicio-meio da tarde, demorando 1 hora), de forma a recolher alimentos que estão a chegar ao final do prazo de validade. No Centro, outras equipas distribuem estes alimentos por cabazes que se destinam às famílias apoiadas, tendo contacto com elas à hora da recolha (a meio-final da tarde). Este é um serviço às vezes menos visível mas necessário e útil, também aberto à entrada de novos voluntários.
  • Banco de roupa, que funciona à terça e quinta-feira, onde os voluntários organizam a roupa doada ao Centro e apoiam os utentes na procura das suas necessidades.
  • Outros Tipos de Voluntariado  – Há finalmente outros tipos de voluntariado, ligado a atividades específicas:
    • Ajuda à Procura de Emprego;
    • Ou exercidos no âmbito das competências profissionais dos voluntários:
      • Gabinete Médico: consultas de Clínica Geral; Psiquiatria; Medicina Chinesa;
      • Barbeiro/Cabeleireiro;
      • Apoio no preenchimento do IRS, etc.
      • Acompanhamento a Serviços;
      • Apadrinhamento;
      • Amigos do Centro;
      • Outros…

Para conhecer mais, e eventualmente começar algum tipo de voluntariado no Centro, contacte a coordenadora de voluntários, Paula Correia através do email voluntariado@saocirilo.pt.

 

* Por motivos relacionados com a pandemia o funcionamento de alguns dos serviços de voluntariado estará condicionado.

Mais informações | Tel. 22 8348460  ou E-mail: geral@saocirilo.pt