1. Formação em “Cuidados de Saúde”Cuidados de Saúde

No dia 1 de Abril realizou-se a Formação em Cuidados de Saúde, que faz parte do nosso ciclo de formações quinzenais, tendo desta vez sido frequentada por utentes internos e apoiados em refeição.

A sessão foi organizada tendo em conta quatro assuntos-base: Higiene Pessoal, Vacinação, Comportamentos de Risco/ Adições e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Contámos com a colaboração do Centro de Saúde da Carvalhosa e do CDP-Centro de Diagnostico Precoce do Porto, através da disponibilização de panfletos com informações uteis, e ainda alguns elementos para a elaboração de um “kit” (artigos de higiene, meios preventivos de transmissão de doenças, etc.) oferecido a cada participante no final da sessão.

O envolvimento dos onze participantes foi bastante vivo, uma vez que no decorrer da Formação existiu uma troca constante de informação, impressões, desmistificação de mitos, etc. Muito positivo foi também o efeito da formação, pois logo no seu final alguns utentes procuraram o Gabinete Social para actualizarem os Boletins de Vacinas, para encaminhamento para teste de HIV, e outros.

Cristina Rocha

2. Início das Atividades Livres

Aulas de desenhoFoi no final do mês de Abril que mais um ciclo se iniciou no Centro Comunitário São Cirilo. O nosso investimento tem passado por oferecer ao nosso público atividades e formações que ajudem a adquirir novas capacidades, a abrir horizontes, e a crescer em autoconfiança e na capacidade de relação. Nesta lógica foi criado o novo conceito de Atividades Livres, abertas a utentes, voluntários e a quem mais as queira usufruir, de forma gratuita e sem obrigatoriedade de presença constante. O seu objetivo é não só o domínio dos conteúdos, mas também a interação entre todos os participantes, misturando experiências, nacionalidades e mundos sociais diversos.

Foram assim criadas, para já, as atividades de “Oficina de Desenho”, dada pela Inês Ferreira, com formação em Belas Artes, funcionando às Segundas-feiras das 11.30 às 12.30; e as Danças Latinas, conduzidas pelo professor de dança Francisco Font Bell, às Sextas-feiras das 11.30 às 12.30. Sendo atividades abertas, o convite a participar é extensível a qualquer pessoa que as queira frequentar (mesmo a si, caro leitor!).

Danças Latinas

Tem sido muito gratificante ver o entusiasmo quer dos professores quer dos alunos inscritos. Percebem que se pode sempre aprender mais, e que existem oportunidades que muitas vezes nos são dadas e que temos mesmo é de as aproveitar. O que acaba por permitir uma grande descoberta de dons por parte dos alunos, e de partilha por quem já os descobriu, no caso dos professores. Pois tudo aquilo que não se dá e partilha, acaba por se perder.

Ricardo Baptista Dias sj

3. Formação “Espiritualidade e Religiões”

19326_741679639286815_3839522279886299531_nQuem imaginaria que há no mundo tantas religiões, e que a história de cada uma é tão rica e variada? Quem diria que o desejo de espiritualidade, e alguma forma de religião organizada, sempre esteve e está presente em todas as culturas e em todos os tempos? Quem se lembraria que o ponto mais comum de todas as religiões é a chamada “Regra de Ouro”: faz aos outros o que gostarias que fizessem a ti? E quem diria que o afastamento da fé é muitas vezes provocado pelo mau testemunho de quem a vive, e que esta consciência nos desafia a todos a tentar viver a nossa religião, e a sua exigência de bem, com fidelidade e inteireza?

Foram estas e muitas outras coisas que pudemos aprender na formação “Espiritualidade e Religiões”, no passado dia 29 de Abril. Ouvimos, debatemos, opinamos, conversámos e discordámos, com a liberdade de quem pensa por si próprio, e com o respeito e alegria de quem sabe que, mesmo com estas diferenças, o caminho se faz em conjunto. Obrigado ao Centro São Cirilo por mais esta oportunidade de aprendizagem e crescimento. E obrigado por ser espaço de encontro entre tantas pessoas diferentes, com tantas experiências, nacionalidades e crenças.

Um participante