Organizar a Bondade

Sai esta Newsletter poucos dias depois da Assembleia de Curadores do Centro. Quem conhece mais de perto o mundo das associações e IPSS sabe que há no ano dois momentos particulares. Um é Novembro/Dezembro, em que se elaboram o plano de atividades e o orçamento para o ano seguinte. E outro é este de Março/Abril, em que se fecham as contas e se escreve o relatório de atividades do ano transato.

E foi isso que aconteceu na noite do passado dia 20 de Abril. A debate estavam o Relatório de Atividades e o Relatório de Contas 2014, preparados/coordenados pela diretora Paula Ferreira e pela tesoureira Sara Gonçalves. E foi muito bom ver como uma obrigação legal, que em muitas instituições é um pro forma aborrecido, se tornou um serão animado, com a apresentação dos seus pontos principais, e muitas perguntas e sugestões por parte dos membros dos vários Órgãos Sociais. Mesmo a saúde financeira do Centro, muito preocupante há uns anos, dá agora sinais mais animadores, apesar dos desafios e exigências que ainda temos pela frente.*

Estes são sempre momentos em que somos obrigados a parar, pensar de forma organizada o que se quer fazer, e avaliar de forma organizada o que se fez. Quase pareceria que “organização” e “bondade” são palavras que não casam. E haverá sempre necessidade de uma bondade mais espontânea e imediata, para responder a necessidades imprevistas e urgentes. Mas percebemos cada vez mais que a missão do Centro é de “capacitação”, havendo outras instituições que à “emergência” se dedicam. E é a “organização” que nos tem permitido aproveitar ao máximo todos os recursos humanos e financeiros de que dispomos, para que redundem numa ajuda mais sistemática e duradoira àqueles que a nós recorrem.

Às vezes pergunto-me se também Jesus teria feito “planos de ação”. Sem dúvida que estava muito disponível para as necessidades autênticas de cada pessoa e de cada momento. Mas alturas houve em que O procuravam e ele se tinha ausentado, fosse para rezar ao Pai nos montes à noite (e avaliar o dia e pensar os próximos passos da sua missão?), fosse ao perceber que era chamado, nesses momentos, a lugares diferentes daqueles que seriam os esperados. Que a par da espontaneidade possamos também crescer nesta capacidade, para que a Bondade chegue mais longe e permaneça mais fundo.

P. Filipe sj

* A quem ainda não teve oportunidade de ler os dois documentos sobre as Atividades, disponíveis para descarga na página inicial do nosso site, fica o convite de o fazer (nomeadamente a parte inicial do Relatório de Atividades 2014, que apresenta o “modelo de intervenção” do Centro de uma forma sistemática).