Janeiro

Editorial

O amanhã começa hoje

Lembro-me muitas vezes, quando em 2013 fizemos o diagnóstico estratégico do Centro, de algo que o P. Lino Maia, da direcção da CNIS, nos disse. Quando perguntado se deveríamos manter o mesmo rumo, ou se mudar para outra área de intervenção, o seu conselho foi taxativo: “Mantenham-se na capacitação. Porque com facilidade «derrapamos» para a ajuda de emergência. É importante haver quem ajude as necessidades do momento, e várias instituições já o fazem na cidade. Mas é também importante haver quem se foque no longo prazo, em ajudar as pessoas em mudar hábitos e em desenvolver capacidades”.

 

É significativo recordar esta conversa nesta fase em que novas acções de capacitação continuam a surgir no Centro. Este vai ser o ano da implementação do projecto “Bé-à-bá Doméstico” (há sobre ele um artigo abaixo), financiado pelo BPI Solidário e que formará mulheres estrangeiras na área do serviço doméstico. Continuam a aparecer novos alunos para as aulas de português, alfabetização e outras matérias relevantes, dadas com generosidade por voluntários empenhados. Também em breve, no dia de São Cirilo (14 de Fevereiro) vamos lançar o plano estratégico 2017-19, definindo as principais linhas de crescimento para capacitar mais e melhor dos próximos anos.

O trabalho no longo prazo não é de facto instintivo, a primeira tendência na área social é sempre dar resposta às necessidades do momento, “dar o peixe” a quem o pede, e como sociedade não podemos deixar de o fazer. Mas também fundamental é não deixar de “ensinar a pescar”, a quem não teve oportunidade de o aprender, ou a quem, pelas circunstâncias da vida, perdeu a prática. Obrigado por seguir connosco nesta missão de “dar presentes que abrem futuros”, em mais um ano que começa. E que a entrega de cada um volte a ser ocasião de crescimento para todos.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Centro

Concerto de Reis” dos Meninos do Coro a favor do Centro Comunitário São Cirilo

Costuma dizer-se que a linguagem da música é universal. E porque também o são as caras, os rostos e as histórias que fazem o dia-a-dia do Centro Comunitário São Cirilo, surgiu naturalmente este encontro e afinidade entre os Meninos do Coro e a nossa casa.

Relembrando o caminho de fé e audácia percorrido pelos Reis Magos, foi com muita gratidão e gosto que recebemos e acolhemos o Concerto de Reis dos Meninos do Coro, no auditório da Igreja de Cedofeita, no passado dia 6 de Janeiro de 2017.

Durante os últimos meses os quase 40 músicos e cantores que estiveram envolvidos no projeto deste ano ensaiaram e entregaram o seu tempo com generosidade para poder proporcionar à comunidade São Cirilo, bem como a todos os que quisessem estar presentes, não só um momento de excelente qualidade musical, mas sobretudo um lugar de reflexão, oração e recolhimento que tanto ajudou a encerrar esta época de Natal com mais sentido.

Com casa cheia, o evento contou com a presença de mais de 400 pessoas, permitindo assim divulgar o Centro e esta sua missão de capacitação e inserção de pessoas em fase temporária de fragilidade. O público pôde ainda levar para casa doces feitos pelos utentes do Centro, bem como as bonecas de pano Abayomi, que expressam materialmente o que foi vivido nesta noite: um encontro precioso.

No final foi recolhido um valor muito significativo em donativos, que reverteram totalmente para o Centro Comunitário São Cirilo e para o serviço dos que a ele recorrem. Obrigada a todos os que fizeram parte deste momento!

Luísa Costa Ávila| Voluntária da Rede “Amigos do Centro”

Projeto “Bê-á-bá Doméstico”

No início de cada ano lançamo-nos desafios individuais de maior proximidade e solidariedade. Em 2017 também o Centro Comunitário São Cirilo renova o seu propósito na reintegração social de pessoas em situação de exclusão. Este propósito é reforçado a
través do Projeto Bê-á-bá Doméstico (Prémio BPI Solidário 2016), sustentado pela experiência já adquirida e reconhecida do Centro.

O Projeto Bê-á-bá Doméstico tem como objetivos capacitar social e profissionalmente 32 mulheres imigrantes na área do serviço doméstico e contribuir para a sua empregabilidade. Assenta numa aprofundada formação técnica (limpeza, cozinha, lavandaria – tratamento de roupa, HACCP e otimização doméstica, língua portuguesa aplicada ao serviço doméstico) e humana (gestão de recursos pessoais e sociais) em sala, em formação em contexto de trabalho e no follow-up pós colocação laboral.

O trabalho permite-nos uma condição humana mais digna e inclusiva, que abrange todos os saberes – ser, estar, fazer – e destaca as nossas capacidades. Pela sua importância consagrou-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 23° (toda a pessoa tem direito ao trabalho…) e é uma forte aposta do Projeto Bê-á-bá Doméstico através da criação e dinamização de uma Bolsa de Emprego com parcerias locais.

Como sempre, confiamos na ampla divulgação pelas vossas redes e contamos com o apoio de todos para mais um desafio conquistado!

Concha Tello| Gestora do Projeto Bê-á-bá Doméstico

Assembleia Geral do Centro

A “Casa de portas abertas” foi o evento de abertura do Ano Britânico na Casa da Música. Durante esta iniciativa, que decorreu entre os dias 19 e 23 de Janeiro foi possível assistir a ensaios, participar em workshops, visitar palcos e bastidores da Casa da Música.

No dia 19 fomos conhecer a Casa da Música e assistimos à atuação da Academia de Música de Costa Cabral e do Coro Infantil EB1 Quinta das Chãs/Gaia. Ficámos ainda a conhecer a Arte do Luthier, a

construção de violinos. Foi muito interessante perceber que esta construção não é um processo simples e que o material, neste caso as madeiras, é diferente e vem de países diferentes. Estávamos todos muito interessados em perceber todo o processo.

Gostei da riqueza deste tipo de iniciativa, muita variedade e organização. Foi uma atividade especial para mim, porque gosto de música, sou da área da psicologia e já trabalhei com crianças. Ver aquele coro, a cantar canções de culturas/continentes diferentes, transportou-me para o meu trabalho nas escolas. É importante participar neste tipo de eventos, porque é uma forma de observarmos maneiras diferentes de ser, estar e aprender e claro, juntar culturas.

                                                          Homa Mohammadmahdi Fadaei |Irão

Vídeo do Mês

“O que desejo é que todos os imigrantes que estão aqui ou que pensam em vir para fora, nem todos as coisas que a gente sonha acontecem. Mas não deixem de acreditar que seja uma realidade…”

Carlos Daniel de Cabo Verde

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

08.Fev – Formação “Dicas para manter o Emprego” (utentes)

09.Fev – Risoterapia (utentes)

14.Fev – Dia de São Cirilo: apresentação do Plano Estratégico do Centro (utentes, voluntários, equipa e amigos)

06 a 17.Fev – Realização de entrevistas e seleção de candidatas (Projeto Bê-á-bá Doméstico)

22.Fev – Formação “Cidadania” (utentes)

Subscreva a nossa Newsletter