Setembro

Editorial

A cara do ano que recomeça

Quem no mês de Setembro pôde passar pelo São Cirilo, encontrou no corredor central uma simples mas bonita exposição de “máscaras do mundo”, que foram sendo construídas ao longo do Verão pelos utentes do Centro. A cultura moderna não vê com bons olhos as máscaras, pois com elas a pessoa encobre o que verdadeiramente é. Mas no teatro grego, onde as máscaras originalmente surgiram, elas eram usadas não para esconder algo, mas para revelar um determinado estado de alma. A palavra grega para máscara é “prosopon”, que significa também “pessoa”. As máscaras eram os estados possíveis de cada pessoa, e ao longo da peça os atores iam mudando de máscaras conforme lhes pedia o guião. Este mesmo significado têm as máscaras em muitas outras culturas, sendo até usadas para atrair a alegria e a amizade.

Foi esta ideia original de “máscara” que esteve presente no recente Lanche de Acolhimento que tivemos no Centro. Com ele quisemos receber o ano que recomeça (e com ele o P. Luis F. do Amaral, o novo presidente da direção). Cada um foi convidado a perguntar-se sobre a “máscara” que se sente chamado a “usar” (no fundo, sobre a atitude que se sente interpelado a escolher) neste novo ciclo anual. Há “más-caras” que (nos) fecham e separam. E há “máscaras” (de facto, “boas-caras”!) que acolhem e constroem vida. É engraçado como o Centro tem tentado ser, ao longo destes anos, lugar de boas-caras e de vida partilhada, espaço de descanso e de recomeço de caminho para tantas vidas difíceis. Trata-se afinal do poder curador das “boas-caras”, capazes de dar a volta às “más-caras” mais fechadas e entristecidas. Que neste ano o Centro possa de novo ser “escola de boas-caras” para todos, que lenta mas decididamente vamos construindo um mundo melhor!

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Centro

Atividades de Inscrição

As atividades de inscrição iniciaram no dia 18 de Setembro de 2017 e decorrerão em três trimestres, entre Setembro de 2017 a Junho de 2018. Estas atividades necessitam de inscrição na receção do Centro.

Hora do Conto (Segunda-feira)

Treinar a comunicação oral através da leitura de histórias, lendas, poesias e debate sobre culturas e países.

Informática (Segunda e sexta-feira)
Aprender a utilizar as redes sociais, criar e enviar emails e aprender a utilizar os programas do office: word, exel, powerpoint, entre outros, dependendo das necessidades apresentadas pelos utentes.

Alfabetização (Terça e quarta – feira)
Aprender a escrever e a ler em Língua Portuguesa.

Português I e II (Terça, quarta, quinta e sexta-feira)

Aprender a escrita, conversação e gramática em Língua Portuguesa.

Inglês I e II (Terça e quarta-feira)
Aprender a escrita, conversação e a gramática em Língua Inglesa.

Música (Quarta-feira)
Aprender ritmos, a ler a pauta musical e a tocar flauta e piano.

Paula Correia | Animadora Sociocultural

Actividades Livres

As atividades livres decorrem semanalmente, com excepção do Cinema, que tem periodicidade mensal. Estas atividades dispensam inscrição.

Guitarra (Horário a designar)
Aprender a ler pautas e a tocar guitarra.

Artes Plásticas & Artesanato (Terça-feira)
Desenvolvimento de atividades criativas de pintura, costura, trabalho em madeiras, aplicações, entre outros.

30 minutos com Deus (Quinta-feira)
Momento de oração.

Sons, Saberes e Sabores (Quinta-feira)
Visitas livres e guiadas, workshop de fotografia, de culinária, de música, entre outros.

Cinema (Sexta-feira)
Filmes temáticos e debate sobre os mesmos.

Jogos de Mesa (Sexta-feira)
Damas, dominó, xadrez, ping-pong, entre outros.

Paula Correia | Animadora Sociocultural

Projeto Bê-á-Bá Doméstico

O Projeto Bê-á-bá Doméstico(Prémio BPI Solidário 2016) já é uma conquista marcante do trabalho promovido e desenvolvido diariamente pelo Centro São Cirilo. Tem sido um sucesso em termos de reconhecimento e empregabilidade. O 1º Grupo que arrancou em Março concluiu a formação e já se encontra a trabalhar. Para este êxito contribuiu o empenho de todas as pessoas e organizações envolvidas: equipa, voluntários, formandas, formadores e parcerias estabelecidas para a formação em sala, estágio e integração laboral. A todos agradecemos a adesão, entusiasmo, esforço, compromisso e resiliência, características que tanto contribuíram para o sólido percurso formativo e laboral das participantes do Projeto, valorizando o seu potencial pessoal e profissional.

O Projeto oferece, ao longo de 4 meses, formação e ajuda à colocação em trabalho a mulheres imigrantes na área do serviço doméstico (cozinha, limpeza, lavandaria, entre outros).

No início de Novembro o Projeto está a arrancar com um novo Grupo de formandas. Os meses de Setembro e Outubro correspondem a um período de ampla divulgação, nova fase de Candidaturas até 13 de Outubro (e respectiva selecção) e de proceder às alterações necessárias, resultantes da avaliação já efectuada, para tentar adequar o necessário e melhorar ainda mais as competências adquiridas e as oportunidades criadas.

Neste recomeço de atividades do Projeto voltamos a querer conhecer novas pessoas, novos rostos, decorar novos nomes, novas expressões que tornam este Centro tão vivo e tão vivido. Este investimento humano é a chave do trabalho que tanto nos motiva.

Continuamos a contar com o vosso apoio e divulgação. Para informações contactar beabadomestico@saocirilo.pt

Concha Tello| Gestora do Projeto Bê-á-bá Doméstico

Reportagem Fotográfica do Mês

Lanche do Acolhimento  – 26 de Setembro

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

10.Out – Noite do Creu (Voluntários)

16.Out – Formação Inicial de Voluntários (Voluntários Novos)

18.Out – Tempo Forte (Equipa)

19.Out – Encontro Anual de Voluntários (Voluntários)

Subscreva a nossa Newsletter