Fevereiro

Editorial

Árvores-Despidas-300x186

Numa altura do ano como esta, o Inverno já vai longo. Na Natureza, parte da vida parece estar mais eclipsada ou desaparecida. Ao contrário do que acontece em outras estações do ano, não encontramos agora a abundância de vida caraterística de outros momentos.

A alternância das estações é, porém, algo que faz parte da vida: da vida da Natureza e da nossa própria vida. Precisamos de esperar ainda um pouco mais até que um novo brotar de vida possa ter lugar, até que a vida possa renascer.

Não é então por acaso que, na Igreja, o tempo de Quaresma é vivido nesta altura. A caminhada da Quaresma pode ajudar-nos a desenvolver a capacidade para atravessar desertos – que, de um modo ou de outro, fazem também parte do percurso da vida.

Num tempo como o destes quarenta dias da caminhada quaresmal, podemos então nos dedicar a alguns exercícios que nos permitam que o nosso coração ganhe maior desprendimento de coisas que não valem tanto a pena, ganhe maior desapego do supérfluo.

E bem precisamos disso – nós e os outros. Sabemos que o planeta em que vivemos tem recursos em quantidade suficiente para todos. Mas por outro lado, a julgar pelo número de pessoas que passam ainda necessidades, o que o nosso planeta não parece dispor ainda em quantidade suficiente é de empatia e solidariedade. Continuamos a precisar ainda de mudança, de conversão, de transformação. Continuamos à espera da chegada da Primavera. Boa caminhada de Quaresma!

Luís Ferreira do Amaral s.j.

Breves do Centro

Atividade de Inscrição: Ioga

O conhecimento do Centro Comunitário São Cirilo surgiu por acaso ao pesquisar como ajudar os refugiados. Há já algum tempo que pesquisava centros para retomar o voluntariado pois sentia que me estava a fazer falta envolver-me em algum projeto social.

A questão dos “deslocados” do seu país sempre me sensibilizou. O afastamento afetivo da nação pode criar sensações negativas de angústia, medo, solidão, entre outras. É preciso compreender, ouvir e ajudar quem sofre e procura algum conforto.

Optei por ser voluntária no Centro São Cirilo porque acredito que tenho sensibilidade para lidar com esta questão das migrações e, ao conhecer pessoalmente os serviços do Centro, acredito no trabalho da equipa para ajudar na reconstrução das vidas dos que por aqui passam.

Para ser voluntária só podia dar o melhor de mim. E o melhor de mim é o Ioga. Mais do que uma filosofia, o Ioga é um modo de vida. Um caminho de auto-aprendizagem, de respeito pela vida e por todos os seres e a união entre corpo e mente. O maior benefício que retiro do Ioga é a auto-superação em todos os aspetos da vida.

No Centro Comunitário São Cirilo, a aula de Ioga é uma das atividades de inscrição que acontece à quinta-feira entre as 10h30 e as 11h30. A prática é de Hatha Yoga, acessível a todas as idades e culturas. É aconselhável trazer roupa confortável.

Para mais informações contactar geral@saocirilo.pt ou 228348460.

Ana Pinto |Voluntária

Voluntariado em Cabazes

No verão de 2017 procurava alguma atividade para ocupar o meu tempo. Nunca tinha feito voluntariado e era uma ótima ideia e altura. Inscrevi-me pela Bolsa do Voluntariado da Entrajuda, na internet, e uns dias depois, a Coordenadora do Voluntariado no Centro, a professora Maria do Carmo, mostrou-me o Centro e entrei de imediato. Não conhecia e gostei do conceito.

Fui para a área dos cabazes alimentares porque era uma área que estava bastante necessitada de voluntários no verão.

Nos cabazes, o que fazemos é repartir os alimentos que chegam dos supermercados parceiros para as famílias que vêm levantar cabaz nesse dia. À quinta, dia de realização do meu voluntariado, temos neste momento quatro famílias e vamos selecionando os produtos tendo em conta o número de pessoas por família e as suas restrições alimentares e/ou religiosas.

O nosso maior desafio tem a ver com os produtos que nos chegam, nem sempre temos a quantidade e a variedade necessária para o cabaz, uma vez que dependemos dos donativos do dia.

Rita Freitas | Voluntária

Atividade Livre de Artes Plásticas e Artesanato: Pirogravura

A atividade de Artes Plásticas e Artesanato acontece às terças-feiras entre as 14:30 e as 16:30. É uma atividade livre, pois não necessita de inscrição. Atualmente estamos a realizar a pirogravura. É desenho a quente em madeira, mas também poderia ser em couro ou cortiça.

Esta atividade tem sido importante pois permite desenvolver a criatividade e é uma forma de aproximação entre artes, conhecimento e cultura.

A realização desta atividade é muito positiva, na medida em que me ajuda a relaxar e esquecer os problemas e, claro, permite novas aprendizagens, pois eu não conhecia a pirogravura, assim como desenvolver ou aperfeiçoar habilidades.

Mas o que me tem marcado mais nesta atividade é a possibilidade de “revisitar” o meu país. Estou a desenhar um dos edifícios mais emblemáticos de Moçambique. O edifício do CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique) da Beira, que nós chamamos o edifício 500, por causa da moeda moçambicana.

Estou ocupado, faço novas aprendizagens e ao mesmo tempo mato saudades do meu país.

Omar Mbendama |Utente

Reportagem Fotográfica do Mês

Festa de São Cirilo – 08/02 - Mapa-Mundo do CCSC

Lanche do Mundo com especialidades dos 5 continentes

Missa de São Cirilo

Atenção às margens

No próximo mês acontece…

01.Mar – Colocação laboral  das formandas do Projeto Bê-á-bá Doméstico (Formandas)

01.Mar – Atividade Livre “Sons, Saberes e Sabores” – Workshop de Culinária da Venezuela (Utentes)

07.Mar – Formação “Dicas para Manter o Emprego” (Utentes)

16-17.Mar – IV Assembleia Social Inaciana (Almada) (Órgãos Sociais, Equipa e Voluntários)

20.Mar – Assembleia Geral CCSC (Corpos Sociais)

21.Mar – Festa da Páscoa (Utentes, Voluntários, Equipa, Amigos e Parceiros)

Subscreva a nossa Newsletter