Outubro - Dezembro

Editorial

Ciclos!

A história é feita de ciclos que se encerram, começam e se sobrepõem. Alguns são completamente novos e inovadores outros repetições. Há ainda ciclos que reptem os mesmos passos, mas carregados de esperança de novos horizontes.

O final de um ano é tempo de avaliar, agradecer, pedir perdão e aprender com o ciclo terminado. É um tempo precioso que abre portas a um novo ciclo onde se renovam desejos, se fazem projetos e promessas; e se desenham novos horizontes, pedindo à vida que nos favoreça.

Por muito que possa soar a um tempo de fonte de ânimo, mudar de ciclo também traz peso; o peso de ver objetivos não alcançados, passos não dados e o reconhecimento de decisões que poderiam ter sido melhor; o peso de uma responsabilidade de dar o melhor de nós mesmos para que o mundo seja mais justo mas sobretudo o peso – suave – do agradecimento por tanto bem recebido e tanto bem feito através dos nossos pobres feitos.

Para a frente é que se caminha, diz a sabedoria popular. Não há como contestar. Mas caminha-se com o que somos hoje e o que somos hoje é fruto do que fizemos e não fizemos, do que recebemos e demos, dos sucessos e dos fracassos, das nossas desistências e superações; é fruto do peso e da suavidade de um ciclo que é passado e vivido.

O início de um novo ciclo é oportunidade de desejar e fazer votos de sucesso e prosperidade. Comecemos por desejar um ciclo (ano) de fidelidade à missão agradecida de podermos fazer a diferença.

Gonçalo Castro Fonseca, sj | Presidente da Direção

Breves do trimestre

A RECEPÇÃO COMO LUGAR…

Este trimestre, temos connosco o João Côrte-Real, o nosso recepcionista: o homem da linha da frente, a cara do Centro São Cirilo, que nos vem contar um pouco dos desafios que enfrenta todos dias na recepção.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos

31/12/2022

30/12/2022

LARGADA DE BALÕES

«Foi um momento doce! Fiquei feliz por começar um novo ano e uma nova vida cheia de alegrias».

 

 

Redouane | Marrocos | Utente SAT

Almoço de Natal

«Este Natal, para mim, foi de esperança em um momento delicado, que tanto eu como outras pessoas estão a passar. Saber que há pessoas que se preocupam connosco e fazem de todo o possível para atender às nossas necessidades aquece o coração e deixa margem para um olhar de gratidão»!

 

Suzy | Brasil | Utente SAT

 

24/12/2022

19/12/2022

FESTA DE NATAL

«Recebi o convite e fiquei felicíssimo, nesse dia saí mais cedo do trabalho e quando cheguei ao Centro parecia como se tivesse a minha família à espera. Mais que uma festa foi uma união de pessoas e culturas. Um momento de partilha e de agradecimento. O que me chamou mais a atenção foi a união que alcançamos e que supera todas as diferenças: estávamos a viver aquele momento, como se fossemos uma família, unidos, sem barreiras. O São Cirilo dá-nos mais do que apoios meramente materiais»!

 

Carlos | Venezuela | Utente SAR

MUNDIAL DE FUTEBOL | PORTUGAL VS COREIA DO SUL

«PORTUGAL! PORTUGAL! POOORTUGAL»!!!

 

 

Paco | Saara Ocidental | Utente SAT

 

02/12/2022

28/11/2022

ASSEMBLEIA GERAL

No dia 28 de novembro realizou-se a Assembleia Geral onde foi apresentado o Programa de Ação e Orçamento para o ano de 2023 (PAO 2023).

Este documento é composto pelas atividades e orçamento previstos para o ano de 2023, onde estão descritos os objetivos, metodologia e resultados que queremos alcançar.

Estiveram presentes os membros dos Copos Sociais: Direção, Conselho Fiscal e Conselho de Curadores, e o PAO 2023 foi aprovado por unanimidade.

Em 2023, contamos consigo! Juntos para ajudar a Recomeçar!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

ROTA DOS REIS – RECOLHA DE ALIMENTOS

Este ano contámos com uma recolha alimentar organizada pelo CREU-IL, no âmbito do evento temático A Rota dos Reis. Um fim-de-semana, que deu início ao tempo de Advento e esteve recheado de inúmeros acontecimentos: conferências, workshops, espectáculos, bazar de Natal e um leilão de peças únicas.

 

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos

27/11/2022

24/11/2022

EXPERIÊNCIA IMERSIVA – IGREJA DOS CLÉRIGOS

No dia 24 de novembro, a equipa, assim como os utentes residentes, deslocaram-se aos Clérigos, para um fantástico espectáculo. Aquele que é o primeiro espectáculo multimédia pensado especialmente para o interior da Igreja dos Clérigos, transporta o espectador numa viagem interior, imersiva e sensorial, enchendo de poesia visual, sincronia e leveza a obra arquitetónica de Nicolau Nasoni.

«Como uma das primeiras experiências culturais em Portugal participei de um show de luzes na Igreja, em 3D, que foi simplesmente incrível para mim, unir história com tecnologia me encanta muito».

 

Marcelo | Brasil | Utente

AUTONOMIZAÇÃO DO DOUGLAS

«Aprendi muita coisa! Foi um milagre na minha vida! Pessoas de um enorme coração, que não são família, mas acabam por se tornar nossa família».

 

 

Douglas | Brasil | Utente SAT

10/11/2022

27/10/2022

MURAL DE DESEJOS – MERCADO DA FOZ

«Você se inspira, diante de tantas palavras e desejos. Pessoalmente, quero viajar: andar por essa europa fora, conhecendo essas culturas antigas, ou, ainda Bali, um lugar sagrado, na Indonésia, onde me poderia encontrar espiritualmente».

Bruno | Brasil | Utente SAT

CAIS

No dia 21 de outubro, os utentes do CCSC foram convidados para uma actividade promovida pela revista CAIS: uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos com um projeto central de inclusão, que oferece a populações fragilizadas um meio de reinserção pelo trabalho. Esta associação trabalha sobretudo a capacitação para a aproximação ou regresso ao mercado de trabalho, ajudando essas populações a recuperar a autoestima, competências e o seu lugar de direito na sociedade.

«Foi uma boa experiência! Foi bom sair do centro com o desafio de vender revistas. Isto obrigou-nos a abordar pessoas na rua e tentar convencê-las a comprar: foi um estímulo à nossa iniciativa e capacidade de persuasão».

Redouane | Marrocos | Utente SAT

21/10/2022

20/10/2022

CCSC DE PORTAS ABERTAS

Depois de 2 anos sem podermos fazer eventos, em outubro voltámos a realizar o Centro de Portas Abertas: um evento onde se pretende reunir utentes, voluntários e equipa, com temas dirigidos a cada um e partilha entre todos.

«Foi um marco importante, pois assinalou o regresso de um momento de importante relevo na vida do Centro São Cirilo e que fora interrompido pela COVID-19. Devo ainda destacar que a equipa esteve toda reunida! Foi uma excelente oportunidade para se dar a conhecer o trabalho feito e desenvolvido nesta nossa casa. Para mais, encontrei voluntários que já não via há muito tempo»!

Maria do Carmo Ribeiro | Voluntária

AUTONOMIZAÇÃO DO ISMAÍL

«Este é um dia muito importante para mim! Muito obrigado a todos os que me acompanharam nesta caminhada».

 

 

Ismaíl | Marrocos | Utente SAT

07/10/2022

06 -27/10/2022

JUST A CHANGE

Graças ao Just a Change: uma Associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal, assim como instituições, pudemos ver as paredes do Centro de cara lavada. Para isso, contámos com duas equipas de voluntários: uma da CUF Hospital e outra do IKEA. A alegria e a boa disposição pautaram esta iniciativa: uma iniciativa que durou dois dias, cheios de música, trabalho e diversão.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

25.Jan – Formação: Técnicas de Procura de Emprego II
08.Fev – Formação: Formação Humana [SAT]
14.Fev – Dia de São Cirilo
08.Mar – Formação: MDM | Educação para a Saúde
22.Mar – Espiritualidade e Religiões
30.Mar – Festa da Páscoa

Subscreva a nossa Newsletter