Janeiro - Março

Breves do trimestre

Consignação IRS
Não Custa Nada Ajudar

O seu IRS pode ajudar o Centro São Cirilo!

Entre 1 de Abril e 30 de junho, ao preencher a declaração de IRS de 2022, pode doar 0,5% do seu imposto liquidado ao Centro São Cirilo, sem qualquer custo!

Para isso, basta colocar o nosso NIF 506234320 no Quadro 11, do Modelo 3, da declaração de IRS.

É um pequeno gesto que não custa mesmo nada e que nos ajuda tanto!

Ajude-nos, também, na divulgação desta campanha entre familiares e amigos, fazendo “like” e “partilha” no nosso Facebook e Instagram;

Este ano, faça a diferença na vida dos utentes do Centro São Cirilo…basta um X no IRS para Ajudar a Recomeçar!

Contamos consigo #juntosparareomeçar

07/01/2023

PASSEIO: JARDIM BOTÂNICO

 

Na primeira semana do ano, o Centro São Cirilo saiu em passeio com alguns utentes até ao Jardim Botânico do Porto. Ainda fomos a tempo de ver algumas peças da exposição de luz “Magical Garden – Alice”, o que tornou esta visita também num momento descontraído de diversão, essencial para reforçar laços e relações de maior confiança entre todos, através da descoberta de pontos e interesses comuns, como a história conhecida mundialmente da “Alice no País das Maravilhas”.

 

Além da importância ligada ao fortalecimento da empatia e das relações, esta visita representou um importante momento cultural para a integração na cidade do Porto, visto que uma reinserção plena também implica conhecer a cidade, as personalidades que a marcaram e os locais de maior relevo. Desta forma, foi possível dar a conhecer um lugar que tanto diz a esta cidade, que pertencia a uma escritora conhecida a nível nacional: Sophia de Mello Breyner Andersen.

Maria Campello | Gabinete Social

Automização Utente

“A equipa é muito humilde, e é muito importante ter este tipo de pessoas no Centro. Obrigado por tudo.”

 Ibrar | Paquistão | utente SAT

 

09/01/2023

11/01/2023

FORMAÇÃO “TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO”

Este semestre, no ciclo formativo do Centro são Cirilo, na formação de Técnicas de Procura de Emprego, tivemos o privilégio de poder contar com o testemunho inspirador e encorajador de alguns utentes que, entre a primeira sessão de formação e a segunda, conseguiram uma oportunidade de emprego e de estágio profissional. Desta feita, foi uma formação bastante participada, graças ao interesse suscitado pelos temas, às dinâmicas introduzidas (apresentação de vídeos, realização de casos práticos, dinâmicas de grupo…) e à partilha de experiências entre formandos e formadora. Na última sessão, em concreto, os nossos utentes tiveram oportunidade de se preparar para o grande e decisivo momento da entrevista de emprego. Com as simulações aumentamos, assim, os níveis de autoestima e autoconfiança, essenciais neste processo de procura de emprego.

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

ATIVIDADE: Eu sou mais em nós

Esta atividade mostrou que o que cada um é acrescenta mais ao que somos em forma coletiva. A atividade “Eu sou mais em nós” permitiu aos participantes transformarem a sua imagem com “o que não visível aos olhos”. No final conseguimos ter uma representação de o que cada um tem guardado dentro de si e o que tem de melhor para partilhar com o próximo.

“Este momento foi de alegria, pois todos estávamos divertidos e amigos. É bom estar em convívio e sentir a felicidade de todos num ambiente bom”.

Tânia | São Tomé e Príncipe | Utente SAT

 

20/01/2023

26/01/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Neste dia, o Paco conseguiu a concretização do seu Projeto de Vida e autonomizou-se! Estes momentos são de grande alegria e deixam sempre alguma saudade. O Paco foi uma das pessoas que passou pelo Centro São Cirilo e deixou um sorriso e boa disposição gigante…foi um utente que se envolveu muito com as atividades do Centro São Cirilo e esteve sempre presente…adorou ajudar, passear, aprender…pelas suas palavras:

“Obrigada por tudo! O Centro e todos foram sempre muito bons para mim!”

Paco | Marrocos | Utente SAT

 

PASSEIO: CORDOARIA

Para celebrar a última sexta-feira de janeiro, decidimos fazer uma caminhada pelos passeios e lugares típicos do Porto. Este dia ficou marcado pela interação dos nossos utentes com todos os comerciantes do mercado da Cordoaria.

Este tipo de saída oferece a oportunidade de uma aprendizagem através de olhares e cultura, proporcionando um tempo de descontração e conhecimento da nossa cidade.

Os utentes já tinham passado pela bonita Cordoaria, mas nunca tinham parado para lá estar, subir ao coreto ou sentar nos bancos junto às árvores.

Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

27/01/2023

05/02/2023

PASSEIO: JOGO DO FCP

Conseguimos mais uma vitória! O sentido de responsabilidade social e de solidariedade do Futebol Clube do Porto permitiu a 40 utentes uma experiência única e inesquecível.

O Futebol Clube do Porto ofereceu 40 bilhetes para o jogo com o Vizela, no Estádio do Dragão. Os bilhetes foram distribuídos pelos utentes apoiados em SAT (alojamento), SAR (refeições) e SAC (cabazes de alimentos).

Foi um momento de partilha e de realização de muitos sonhos- estar num estádio e ver um jogo ao vivo!

“…as palavras não são suficientes para lhe agradecer o convite, tenho algumas fotografias dos rostos felizes dos meus filhos”. 

Jazmin | Colômbia | Utente SAC

DIA DE SÃO CIRILO

O Dia de São Cirilo celebra-se a 14 de fevereiro.

O nome “São Cirilo” deve-se a um santo de origem grega do séc. IX que dedicou toda a sua vida ao cuidado espiritual e material dos povos eslavos. Foi assim que o P. António Vaz Pinto, sj – na altura Alto-Comissário para a Integração das Minorias Étnicas – em conjunto com um grupo de pessoas interessadas em ajudar, idealizou o “Centro São Cirilo”, com o objetivo de acolher e apoiar a integração destes migrantes.

Neste dia, celebrámos com os utentes, através de uma dinâmica onde criámos uma rede de união, partilha e igualdade e onde pusemos em comum palavras ou imagens que simbolizam o amor, o Centro São Cirilo, entre outras. No final, tivemos direito a um lanche especial, com bolos em forma de coração!

Às 19h15 realizou-se, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, uma Missa de Ação de Graças por tanto bem recebido através do Centro São Cirilo, que contou com a presença da Direção, colaboradores, voluntários, utentes e amigos do Centro São Cirilo.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

 

14/02/2023

17/02/2023

VISITA: FUNDAÇÃO ENGENHEIRO ANTÓNIO DE ALMEIDA

Visita à Fundação Eng. António de Almeida no Porto. Tivemos como guia a simpática Beatriz que nos fez uma excelente visita à Casa-Museu. No final passeamos pelos jardins e enchemos os sorrisos com as cores das camélias! Quem nos deu a conhecer este lugar foi o Dr. Alfredo Vasconcelos, voluntário do Centro, que nos deu a conhecer esta casa museu e os seus jardins. Podemos visitar os artigos decorativos, pinturas e a grande coleção de moedas. A peça do mês foi a Carta de Capacidade: CAPACIDADE é a designação anteriormente atribuída ao diploma de conclusão de curso. Este documento, exposto na Casa-Museu Eng. António de Almeida, permite-nos refletir sobre a biografia do Eng. António de Almeida e a evolução do ensino superior no início do século XX: de Academia Politécnica do Porto a Universidade do Porto; a génese da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia; o curso de “Engenheiros Civis de Obras Públicas”; as classificações obtidas; os professores e colegas.

Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

FOMOS VISITADOS: COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Os alunos do 10º ano do Colégio Nossa Senhora Assunção, com idades entre os 15 e 16 anos, visitaram o centro, cada aluno trouxe consigo uma doação.

O pedido feito pelo Sr. Professor Ricardo Vieira com o objetivo de sensibilizar os alunos para as diferentes realidades sociais e para cada aluno pensar um pouco sobre a sua forma de estar e pensar o que tem como garantido e certo.

Esta visita contou com uma apresentação do Centro, desde a sua história e seu objetivo e realçou a importância do Projeto de Vida (PV). No final, foi dinamizada uma atividade, onde em grupos, os alunos fizeram uma lista de objetos que levariam numa mochila se tivessem de sair do seu país de forma repentina. Os alunos também partilharam uma experiência pessoal de um momento em que sentiram que chegaram pela primeira vez a um lugar.

Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

01/03/2023

02/03/2023

STORYTELLING – Ser Mulher no Mundo

Para esta edição da newsletter, pedimos às utentes residentes no Centro São Cirilo para partilhar a sua experiência enquanto mulheres no Mundo e narrarem a sua história.

O resultado espelha o equilíbrio entre experiências, sentimentos, emoções distintas e individuais, mas também desafios, obstáculos e sentimentos comuns às várias viagens.

Os testemunhos destas utentes, com origens, cultura/religião, idades e trajetórias tão diferentes, vêm demostrar que, independentemente das circunstâncias, Ser Mulher continua a ser um desafio em qualquer parte do Mundo.

Mafalda Silva | Gabinete de Psicologia – Estagiária

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O Pedro conseguiu a conclusão do seu Projeto de Vida com sucesso e agora está com um novo caminho. Continua a fazer parte do apoio de serviço de refeição e é um aluno assíduo a frequentar as aulas de português.

“O Pedro começou de uma forma muito silenciosa e aos poucos foi aumentado a comunicação. É um aluno interessado, mas o que o distingue ´é ser uma pessoa cheia de histórias de vida muito interessantes.”

 

Paulo Aguiar | Portugal | Professor de Conversação

09/03/2023

13/03/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

 

“O Sebastiana fala pelos cotovelos, em todo o seu percurso tem o cuidado de comunicar em português e tenta sempre descobrir as diferenças entre o espanhol e português…já troca expressões portuguesas pelas espanholas.”

Paulo Aguiar | Portugal | Professor de Conversação

FORMAÇÃO “ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES”

 

Neste dia, decorreu no Centro São Cirilo uma formação com o tema “Espiritualidade e Religiões”, direcionada a utentes SAT (alojamento), SAR (refeições) e SAC (cabaz de alimentos). Esta formação foi realizada pelo Padre Gonçalo, presidente do Centro São Cirilo.

Estas formações são essenciais para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos nossos utentes. O Centro São Cirilo é uma casa intercultural, onde todos temos direito à nossa espiritualidade individual.

“A formação e informação foi interessante acerca dos diferentes tipos de religião que existe, a comparação entre elas mostrou as suas similaridades.  Eu simpatizo com o Budismo e tenho como referência o Dalai Lama e Zen do Japão”.

Anton | Ucrânia |Utente SAT

22/03/2023

24/03/2023

VISITA: MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Convidamos os nossos utentes a visitar a exposição temporária “Dias da Guerra” que se encontra junto ao mercado de Matosinhos. Embora as fotografias sejam cruas e duras desafiam-nos a um olhar mais atento e sensível face à situação de guerra vivida na Ucrânia. No Final da exposição ouviu-se o silêncio ruidoso, e esperamos um pouco para regressar aos sorrisos e boa disposição tão característico das saídas e dos nossos utentes.

Contudo, partilhamos uma das histórias em forma de poema que fazem parte desta exposição:

Escrevias

“Às vezes – só por raiva – dizias.

Mas escrevias sempre.

Nas noites longas em que o medo vivia

Era a tua escrita que resistia.

Voltei à nossa casa. Nada resta:

Nem os beijos, nem os risos,

Nem o quadro que comprámos

Embriagados e felizes um mau pintor

Nem a nossa cama, nem o nosso amor,

Por entre as ruínas uma foto. Uma só.

Tudo o resto era pó e eu

Eu que ainda respirava,

O mesmo ar que te sufocara.”

Anónimo | Ucrânia

PROTOCOLO DE ESTÁGIOS: EL CORTE INGLÉS | UM NOVO CAMINHO

 

Fruto do protocolo de cooperação celebrado com a Positive Benefits – Impact Innovation Associação (incubadora do programa Social Innovation Sports), iniciaram, no mês de Março, estágio profissional no El Corte Inglés Gaia, 5 dos nossos utentes, nos seguintes departamentos: logística, reposição, restauração, retail e supermercado. Trata-se de um estágio de 3 meses que, para além de permitir um contato privilegiado com a realidade profissional, tem como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, com vista a uma melhor preparação para a integração no mercado de trabalho português.

Na 1.ª Edição do Welcome Sports Club no El Corte Inglés, em 2022, tivemos o caso de sucesso do Viana Catumbela, angolano, de 30 anos, que partilhou connosco um pouco da sua experiência, inicialmente como estagiário e agora como trabalhador.

“Estar no El Corte Inglés é como a realização de um sonho de entrar para uma grande empresa, com processos bem definidos, grande dinâmica e um excelente ambiente de trabalho. No El corte Inglés valoriza-se muito as pessoas (tanto os funcionários como o cliente). Penso que todos deviam experimentar quão doce é trabalhar nesta empresa. Fiz estágio na parte de compras online, no supermercado. O trabalho era rececionar os pedidos do cliente, preparar, embalar e deixar na exposição. Atualmente estou na parte dos click, onde os clientes levantam os seus pedidos. O primeiro contrato foi de 3 meses e agora assinei um contrato sem tempo determinado.

O Centro São Cirilo foi das melhores coisas que me aconteceu desde que cheguei a Portugal. Um lugar que existe para facilitar a vida de qualquer emigrante, pessoas super disponíveis e cheias de empatia. Atendimento 100% e sempre prontos para dar as melhores orientações e buscar oportunidades aos seus utentes. O Centro São Cirilo tem um lugar muito especial na minha vida.”

Viana Catumbela, ex-utente de SAC e colaborador do El Corte Inglés – Gaia

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

Março/2023

29/03/2023

Festa da Páscoa

Dia 29 festejamos no Centro a Festa da Páscoa. A festa foi marcada pelas palavras: início, passagem, liberdade. Para dar ênfase a estas palavras apresentamos um teatro dinamizado na aula de Português I da turma da nossa querida professora Manuela Cunha. O Teatro contou a história de cada e como  é celebrada a Páscoa nos seus países de origem.  Cada aluna apresentou um objeto associada ao ritual de festividade do país e aproveitamos  para juntar a história de vida e percurso dos sonhos.

este dia de Páscoa terminou com um lanche maravilhoso, preparado pela Nossa cozinheira D. Teresa e celebramos a Missa no Centro. 

Deixamos aqui o testemunho de uma das alunas que não pode estar presente por ter iniciado atividade laboral, mas que esteve sempre presente nos ensaios e nas novas ideias que foram surgindo:

“Muito obrigada pelas palavras e por todo o trabalho que o Centro faz…estive até ao último momento. Desejo que a festa corra bem e espero conseguir estar presente na próxima.”

Cintia Cruz |Argentina | Aluna Português I

 

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

12. Abr | Formação:  Integração em Portugal: direitos e deveres

12.Abr | Assembleia Geral 

10.Mai | Formação: Gestão do Tempo

24.Mai | Formação: Inteligência Emocional

14.Jun | Formação: Trabalhar em Portugal: proteção laboral

30.Jun | Festa dos Santos

Subscreva a nossa Newsletter