Month: April 2018

Editorial

336W_Sao Cirilo_IRS_2017O Centro Comunitário São Cirilo teve recentemente a sua Assembleia Geral. Nesta foi apresentado o Relatório de Atividades de 2017, bem como o respetivo Relatório de Contas (www.saocirilo.pt).

Momentos como estes são gratificantes pois são também uma oportunidade para fazermos um balanço, e em que tomamos, por isso, maior consciência do trabalho desenvolvido no Centro.

De facto, em 2017 foram mais de 1.000 os utentes atendidos, provenientes de 67 Países. Foram quase 10.000 os cabazes e as refeições servidas. E foram 86 as colocações profissionais. Não podemos senão alegrarmo-nos por tudo isto.

E estes indicadores foram colocados no folheto deste ano da chamada “Consignação Fiscal” (que tem lugar também por esta altura).

Assim, e já que estamos no mês de Abril, uma vez mais convidamos todos os nossos amigos e benfeitores a que, aquando do preenchimento do IRS, considerem a possibilidade de indicar o Centro São Cirilo como beneficiário de 0,5% do seu IRS: não representa perda nem custo acrescido algum por parte de quem o faz… mas é uma contribuição muito importante para o Centro.

Divulgar esta possibilidade diante de outras pessoas é também uma forma de ajudar. Obrigado!

Luís Ferreira do Amaral s.j.

Breves do Centro

  1. Formação “Objetivos Pessoais e Planificação”

objectivos pessoaisNo dia 04 de Abril de 2018 realizamos no Centro uma formação sobre Objectivos Pessoais e Planificação destinada a utentes internos, de refeição e de cabaz.

A sessão foi dinamizada pela  técnicas do Gabinete Social e Gabinete de Psicologia que, sendo um tema sobretudo teórico, optaram por recorrer a dinâmicas de grupo para promover a interação e abertura grupal. A experiência tem-nos permitido compreender que a utilização de dinâmicas facilita, de uma forma lúdica, a aprendizagem de conhecimentos teóricos mais complexos.

Como principais temas trabalhados, é possível destacar:  a importância de ter objectivos a curto, médio e longo prazo; os desafios e o medo do desconhecido – o planeamento diminui os receios associados aos desafios;  a importância do funcionamento em grupo: desafios e potencialidades; conceitos como  liderança, escolha e cedência.

Nestas sessões sentimos ser importante que esteja presente um número restrito de participantes, uma vez que, a participação ativa e sistemática de cada um, é fundamental para a eficácia da formação.

Cristina Rocha |Gabinete Social

 

  1. Assembleia Social 2018

Foi com entusiasmo que aceitei o convite para participar naAssembleia Social Inanciana Assembleia Social Inaciana sem saber que uma grande surpresa me esperaria. Poder estar presente nestes dois dias foi um privilégio. O tema era a Reconciliação na sua tripla dimensão: com Deus, com a Humanidade e com a Criação. Um tema que os jesuítas têm trabalhado a nível global.

O número de Obras Sociais ligadas à Companhia de Jesus é muito maior do que eu imaginava e o número de pessoas a elas associado é imenso. Foi muito consolador sentir-me parte deste corpo, tomar consciência da sua dimensão. Foi muito interessante também contar com a presença de dois Jesuítas estrangeiros que nos lembraram que as obras vão muito além deste nosso cantinho, e que existem culturas e necessidades bem diferentes das nossas.

O local escolhido é lindo, com uma vista maravilhosa para o rio Tejo e para a belíssima cidade de Lisboa. Foi um espaço privilegiado de reflexão, convívio, aprendizagem e oração que despertou em mim uma grande preocupação com a ecologia e com as implicações reais do nosso consumismo, na forma como vivemos, nos alimentamos, nos transportamos, etc.

Foi muito enriquecedora esta experiência de conhecer outras pessoas, também elas movidas pela espiritualidade Inaciana, sentir esta imensa ligação entre Jesuítas e leigos, todos movidos pelo mesmo entusiasmo e desejo de fazer o bem. Aprendi muito não só a nível institucional mas também a nível pessoal.

Sinto-me muito agradecida e chamada a uma mudança sabendo que esta começa em pequenas alterações no meu dia-a-dia.

Todos unidos na enorme vontade da construção do Reino de Deus!

Carmo Cabral|Voluntária

 

  1. Atividade Livre: 30 Minutos com Deus

30 minutosChegámos da Venezuela há 6 meses e necessitávamos de fazer alguma coisa. Conhecemos o Centro São Cirilo através do nosso filho. Ele deu-nos a conhecer os seus serviços e sugeriu-nos as aulas de Português e o “30 minutos com Deus”.

Somos crentes em Deus, católicos. Já nos sentíamos próximos de Deus mas, depois de uma doença estar presente na nossa vida, sentimo-nos ainda mais próximos de d’Ele.

Este tipo de atividades é muito importante porque nos ajuda a dar continuidade à participação que tínhamos na igreja na Venezuela. Fazíamos parte de grupos de reflexão, fazíamos retiros e chegámos a ser acólitos, na nossa juventude.

Na atividades “30 minutos com Deus” lemos excertos do Evangelho, fazemos leituras e partilhamos. São momentos de reflexão e de aproximação a Deus e à espiritualidade. Gostamos sempre de reflectir sobre “o que Deus espera de nós”? É que por norma as pessoas pensam sempre ao contrário.

Aproximarmo-nos de Deus é um grande benefício, ajuda-nos a superar as nossas angústias e a orientar o nosso caminho.

Alexis e Antonia| Utentes

Vídeo do Mês

… “eles têm imensa vontade em aprender e esforçam-se imenso e gostam imenso das aulas… e agradecem-me imenso … e sentir isto marca-me”…. Voluntária Marta Negrão

 

Atenção às Margens

Links de Interesse

Imigrantes de segunda geração saem-se melhor na leitura do que portugueses

Quase 80% dos portugueses acham que a integração de imigrantes é positiva

Brasileiros são os que mais se naturalizaram portugueses em 2016

No próximo mês acontece…

09.Mai – Formação “Espiritualidade e Religiões” (Utentes)

16.Mai – Formação “Dicas para Manter o Emprego” (Utentes)

18.Mai – Comemoração do Dia Mundial dos Museus (Utentes)

22.Mai – Workshop “Trilho dos Sentidos” no Centro de Educação Ambiental do Palácio de Cristal (Utentes)

23.Mai – Formação “Relações Humanas e Gestão de Conflitos” (Utentes)

24.Mai – Atividade Livre “Sons, Saberes e Sabores” – Workshop de Culinária (Utentes)

29.Mai – Oficina Lúdica de Fenaquistiscópio na ANILUPA – Centro Lúdico de Imagem Animada (Utentes)

© 2018 Centro Comunitário São Cirilo