História

O Centro Comunitário São Cirilo nasceu a 13 de junho de 2002, como pessoa coletiva de utilidade pública, com o NIPC 506 234 320, e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pública, registado na Segurança Social com o n° 20017466227 (DR III Série 29/11/02, alterado no DR II Série, parte especial em 10/07/2006).

O Centro Comunitário São Cirilo é uma Fundação que pertence à Província Portuguesa da Companhia de Jesus (jesuítas) e começou a ser sonhado em 2002, na altura em que chegavam a Portugal muitos migrantes de Leste à procura de melhores condições de vida. 

Para muitos destes migrantes, a chegada ao nosso país não era fácil devido a vários fatores, entre os quais a falta de retaguarda económica enquanto procuravam emprego e o desconhecimento da língua e da cultura portuguesas, entre outros. Era, por isso, frequente irem bater à porta dos jesuítas na Rua Nossa Senhora de Fátima, pedindo alimentos, alojamento e emprego. 

O nosso país passava, então, por um período de desenvolvimento económico, e a integração de migrantes era uma das maiores necessidades sociais que então se fazia sentir.

Foi assim que o P. António Vaz Pinto, sj – na altura Alto-Comissário para a Integração das Minorias Étnicas – em conjunto com um grupo de pessoas interessadas em ajudar, idealizou o “Centro São Cirilo”, com o objetivo de acolher e apoiar a integração deste migrantes. 

O nome “São Cirilo” deve-se a um santo de origem grega do séc. IX que dedicou toda a sua vida ao cuidado espiritual e material dos povos eslavos.

A 13 de Abril de 2007 foi abençoada e lançada a Primeira Pedra da construção do Centro São Cirilo, na presença do Pe. Nuno da Silva Gonçalves, sj – Provincial da Companhia de Jesus, D. António Taipa – Bispo Auxiliar do Porto, entidades oficiais, Conselho de Curadores, benfeitores, amigos e membros da Direção: “Que o Senhor abençoe esta obra e que ela se torne sinal eficaz do amor a Deus e ao próximo, no serviço de acolhimento e integração dos nossos irmãos migrantes. Vinde, benditos de meu Pai (…) porque era imigrante e acolheste-me (Mt 25, 34.35)

A 10 de Julho de 2008, o Centro São Cirilo foi abençoado pelo Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e inaugurado pelo Provincial da Companhia de Jesus, P. Nuno da Silva Gonçalves, sj.

Quando o Centro abriu as portas, em 2010, já a crise económica se tinha instalado em Portugal. Era, então, menor o número de migrantes recém-chegados, e aumentava o número daqueles que, estando já há vários anos em Portugal, perdiam os seus empregos e voltavam a precisar de ajuda. Também indivíduos e famílias nacionais se viam afetados pela crise.

Por isso, o Centro São Cirilo, logo desde o início, alargou a sua ação passando a acolher e apoiar, além de migrantes, cidadãos nacionais igualmente necessitados, sempre com o objetivo de ajudar à sua reintegração social.

Hoje, o Centro São Cirilo é procurado, indistintamente, por pessoas nacionais e migrantes, numa saudável mistura que marca o ambiente da casa.

Subscreva a nossa Newsletter