A 13 de Abril de 2007 foi abençoada e lançada a Primeira Pedra da construção do Centro São Cirilo, na presença do Pe. Nuno da Silva Gonçalves, sj – Provincial da Companhia de Jesus, D. António Taipa – Bispo Auxiliar do Porto, entidades oficiais, Conselho de Curadores, benfeitores, amigos e membros da Direção: “Que o Senhor abençoe esta obra e que ela se torne sinal eficaz do amor a Deus e ao próximo, no serviço de acolhimento e integração dos nossos irmãos migrantes. Vinde, benditos de meu Pai (…) porque era imigrante e acolheste-me (Mt 25, 34.35)
A 10 de Julho de 2008, o Centro São Cirilo foi abençoado pelo Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e inaugurado pelo Provincial da Companhia de Jesus, P. Nuno da Silva Gonçalves, sj.
Quando o Centro abriu as portas, em 2010, já a crise económica se tinha instalado em Portugal. Era, então, menor o número de migrantes recém-chegados, e aumentava o número daqueles que, estando já há vários anos em Portugal, perdiam os seus empregos e voltavam a precisar de ajuda. Também indivíduos e famílias nacionais se viam afetados pela crise.
Por isso, o Centro São Cirilo, logo desde o início, alargou a sua ação passando a acolher e apoiar, além de migrantes, cidadãos nacionais igualmente necessitados, sempre com o objetivo de ajudar à sua reintegração social.