Storytelling

Este projeto de Storytelling surge da necessidade de dar a conhecer as histórias de vida dos utentes de Centro Comunitário São Cirilo, principalmente migrantes, mas também nacionais, dependendo da temática.

Histórias que unem pessoas

Uma vez que o Centro São Cirilo se centra no treino de competências, o storytelling poderá ser uma metodologia de reconciliação com a história de vida de cada pessoa, de melhorar competências ao nível da literacia emocional, das relações interpessoais e da comunicação. Como grande parte das pessoas que procuram apoio no Centro estão em situação de fragilidade e passaram por momentos bastante difíceis até chegarem aqui, o storytelling pode ser uma forma dar voz a muitas destas pessoas e valorizar a sua identidade. As histórias podem ser composições formadoras de existência.

A implementação deste projecto pretende criar pontes entre os participantes e a comunidade São Cirilo e criar um sentido de pertença, aproximação entre mundos distintos e diminuir o sentimento de solidão. As histórias de vida podem ajudar a unir as pessoas que passaram pelo mesmo tipo de problema, ajudando-as a reverem-se nas histórias dos outros, pois não são os únicos a passar por estas dificuldades. Daí o título ser “Histórias que unem pessoas”, por serem pessoas com cultura e percurso único mas unidas por uma história igual a tantas outras.

Esta recolha está a ser levada a cabo em parceria com Mathilde Cadilhe, antiga voluntaria do Centro, no âmbito do seu estágio cívico do Collège Universitaire Science Po, Fança.

Será publicada uma história por mês, primeiro nas redes sociais e depois no site. 

Storytelling 2021

Felipe Silva | Brasil





Em Breve
Alex Sander | Brasil

Storytelling | Agosto

Para acompanhar as histórias, siga as nossas páginas de Facebook e Instagram.

Subscreva a nossa Newsletter