Storytelling

Este projeto de Storytelling surge da necessidade de dar a conhecer as histórias de vida dos utentes de Centro Comunitário São Cirilo, principalmente migrantes, mas também nacionais, dependendo da temática.

Histórias que unem pessoas

Uma vez que o Centro São Cirilo se centra no treino de competências, o storytelling poderá ser uma metodologia de reconciliação com a história de vida de cada pessoa, de melhorar competências ao nível da literacia emocional, das relações interpessoais e da comunicação. Como grande parte das pessoas que procuram apoio no Centro estão em situação de fragilidade e passaram por momentos bastante difíceis até chegarem aqui, o storytelling pode ser uma forma dar voz a muitas destas pessoas e valorizar a sua identidade. As histórias podem ser composições formadoras de existência.

A implementação deste projecto pretende criar pontes entre os participantes e a comunidade São Cirilo e criar um sentido de pertença, aproximação entre mundos distintos e diminuir o sentimento de solidão. As histórias de vida podem ajudar a unir as pessoas que passaram pelo mesmo tipo de problema, ajudando-as a reverem-se nas histórias dos outros, pois não são os únicos a passar por estas dificuldades. Daí o título ser “Histórias que unem pessoas”, por serem pessoas com cultura e percurso único mas unidas por uma história igual a tantas outras.

Esta recolha está a ser levada a cabo em parceria com Mathilde Cadilhe, antiga voluntaria do Centro, no âmbito do seu estágio cívico do Collège Universitaire Science Po, Fança.

Serão publicadas duas a três histórias por trimestre, primeiro nas redes sociais e depois no site. 

Storytelling 2021

Felipe Silva | Brasil

Alex Sander | Brasil




Em Breve
Mariia Melnikova | Rússia

Storytelling | Outubro/Novembro







Para acompanhar as histórias, siga as nossas páginas de Facebook e Instagram.

Subscreva a nossa Newsletter