1. Workshop de Artes Plásticas: uma parceria com a Escola Superior de Educação

Novo Documento do Microsoft PublisherO Centro Comunitário, em parceria com o curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto, tem proporcionado aos utentes um conjunto de workshops mensais nas áreas das artes plásticas.

Nestes workshops os dinamizadores recorreram às metodologias do design, procurando criar um produto  sustentável quer ao nível económico, quer ao nível ambiental, bem como desenvolver a criatividade e a concentração. Os resultados têm sido surpreendentes para quem participa.

No primeiro workshop os utentes tiveram a oportunidade de “escrever nomes a quente” em sacos de plástico, no segundo aprenderam e/ou relembraram a técnica da encadernação e neste último workshop, a técnica centrou-se no desenho num acetato, trabalhando a perspectiva do contexto que tinham à sua frente.

Para o utente Júlio Miranda, este último workshop foi muito interessante porque “deu a conhecer uma nova visão do desenho em perspectiva em acetato”. Como foi a primeira vez que participou referiu a importância de ter contato com estes alunos, dinamizadores do workshop, pois é uma troca de experiências e claro é uma ocupação.

Júlio Miranda |Utente e Paula Correia |Animadora Sociocultural

 

  1. Lanche de Atividades

Um filósofo francês dizia «Quero apenas amar porque me é escassoLanche de Natal das atividades o tempo». Voluntariado é amor, no que este tem de mais nobre, o amor ao  próximo, nunca defraudado porque incondicional.

Passei milhares de vezes em frente do  Centro Comunitário São Cirilo e sempre me perguntava o que se passaria dentro daquelas portas. Em 2017 entrei e maravilhei-me. O que há de melhor acontece de forma espontânea, só possível quando a uma organização rigorosa se alia um profundo amor ao próximo.

A realização do momento cultural pelos meus alunos (Inglês I) no Lanche de Atividades, estreitou laços entre nós e proporcionou-nos grande satisfação por termos conseguido prestar uma pequena homenagem àqueles a quem tudo foi tirado, os refugiados.

Olindina Gomes | Voluntária

  1. Venda de Natal

04W_SC_Natal2017_Facebook_AFEste tipo de eventos são muito importantes. É uma forma de conhecer o Centro São Cirilo e é uma oportunidade para quem faz artesanato expor e vender os seus produtos. Foi o meu caso.

Já é o segundo ano que participo e é uma ajuda, além de ir conhecendo todos os intervenientes do Centro, sejam voluntários, técnicos, utentes, parceiros entre outros. O que mais me tem impressionado nesta Venda é a familiaridade e o ambiente informal. Quase todos se conhecem, o que torna a nossa presença (banca) mais facilitada.

Para o ano espero que haja mais…Venda de Natal.

Jorge Ferrão| Participante na Venda de Natal