Horizonte e caminho

O editorial é tipicamente a última parte da newsletter a ser feita, já depois de todos os artigos e vídeos estarem concluídos. É neles que muitas vezes estas linhas são inspiradas. E nesta edição os dois vídeos destacam-se e ligam-se de forma curiosa, apontando com clareza o norte e o caminho certo que buscamos para a missão do Centro.

Diz o Sr. Domingos, na história do mês e com as suas palavras simples e diretas, que se vê como um lutador, honesto e com gosto pelo trabalho. E que não se pode queixar de nada do que lhe tenha acontecido, pois tudo tem sido fruto das suas escolhas e ações. São palavras inspiradoras, quando tantas vezes e tanta gente (e nós mesmos?!) acabamos por cair na tentação da queixa, de culpar tudo e todos – menos nós próprios! – pelas dificuldades e circunstâncias da vida. Este é um dos horizontes desta casa, ajudar cada um a perceber e a acreditar (integrando e ultrapassando mágoas e desaires) que parte significativa do seu futuro está nas suas mãos, com empenho e (auto)confiança.

Quanto à Nídia e Sara, ambas voluntárias em medicina chinesa, falam por sua vez da forma certa de fazer este caminho, ambas apontando a direção do “dar” gratuito ao outro (em vez da preocupação autocentrada com o “receber”). Falam também da alegria de perceber como a entrega ao outro acaba sempre por fazer acontecer a mudança, mudança do outro e também em nós próprios. Alguém dizia há pouco que ouve falar cada vez mais em “casa” aqui no Centro. E a “casa” é isto, a construção comum feita lado a lado, caminho de vida onde se partilham alegrias e dificuldades, e se cresce em conjunto. Queres uma vida com sentido? Então (pre)ocupa-te com a vida de quem está ao teu lado, e esse sentido e alegria emergirão sem demora.

Que nesta “casa São Cirilo” continuemos, utentes, voluntários, amigos e leitores, nesta ajuda e desafio mútuos de manter e crescer no horizonte e no caminho certos. Obrigado por fazer parte deste projeto, seguimos para a frente!

P. Filipe Martins sj