O “cansaço bom” de final de ano

Com o final do ano já a aproximar-se, é natural começar a aparecer o cansaço acumulado ao longo de todos estes meses. As férias do ano anterior são já recordação longínqua (quem se lembra ainda de onde esteve nas férias passadas =) ?), e anima-nos o pensamento de que já não faltará muito para novo tempo de descanso.

Tem graça pensar que, em muitos casos, este é um cansaço que resulta da dedicação continuada ao trabalho e à família, a um voluntariado ou alguma outra situação que pede entrega. Quantas vezes gostaríamos que as coisas acontecessem rapidamente, seja a educação de um filho ou a conclusão de um trabalho, mesmo que tal pedisse um esforço momentâneo e forte. Mas a vida vai-nos ensinando que, na grande maioria das vezes, as mudanças precisam de um “tempo longo” para se realizarem. E o fruto dessa entrega acaba muitas vezes por ser, não resultados que se vejam rapidamente, mas o próprio cansaço (bom!) da entrega, a consciência alegre da fidelidade à missão que a cada um é pedida.

É também isto que nestas semanas vamos sentindo no Centro, com as pessoas a quem, dia após dia e mês após mês, tentamos ajudar e ao lado de quem caminhamos. Há momentos saborosos de resultados rápidos e visíveis, no acompanhamento de cada Projeto de Vida. E há momentos difíceis e de dúvida, quando parecem tardar os avanços e o crescimento. O “tempo longo” é de facto o tempo necessário para a mudança que permanece, e a essa fidelidade constante somos chamados. Vá sendo bom final de ano para cada um e uma, seguimos unidos na entrega alegre e cansada à construção do mundo melhor!

 P. Filipe sj