1. Exercícios Espirituais – uma experiência

P0Foi-me proporcionado fazer um retiro espiritual dando continuidade à introdução inaciana que tinha feito em 2016. Esta já tinha mexido comigo pois compreendi nessa altura o sentido, significado e visão da missão neste mundo.

Este retiro fez- me ver que tudo o que aconteceu de bom na minha vida não foi sorte…e as reparações do mau que até agora consegui fazer, foi porque Deus estava ao meu lado e sabe do que preciso.

Estou-lhe grato por não me ter abandonado, mesmo andando eu desencontrado, isto fez- me sentir-me desiludido e arrependido. Mas com discernimento, irei com simplicidade, humildade e responsabilidade trabalhar as fragilidades.

O que digo na última frase é o que nós todos aplicamos neste Centro, o Centro São Cirilo, agimos em prol do bem-estar de quem precisa e que está abandonado sem rumo de vida.

Aníbal Nogueira| Ajudante de Lar

 

  1. Voluntariado na Montagem de Cabaz de Alimentos

Uma casa que me acolheu de braços abertos e onde eu me encontrei.a22

Me encontrei na partilha, no amor ao próximo, no dar-me aos outros, no pensar no outro antes de pensar em mim mesmo.

Com o Sr. Manuel Évora preparo cabazes, duas vezes por semana, para entregar a quem deles precisa.

Apercebo-me de uma realidade bem diferente da minha. Com mais dificuldades e com mais espinhos no caminho.

Mas, sinto-me feliz, por saber que, pelo menos duas vezes por semana, suavizo o caminho de quem vem aqui, e de quem encontro nesta casa.

Marta Pedra| Voluntária

 

  1. Visita dos Utentes do CATL da Socialis ao Centro

SocialisNo dia 1 de Março, doze utentes do CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) da Socialis na Maia vieram visitar o Centro. A visita enquadrou-se no conjunto de atividades planificadas para a promoção da interculturalidade e valorização da diversidade junto dos públicos mais jovens, no concelho da Maia.

Foi enriquecedor para as duas organizações. Os jovens conheceram novas e diferentes experiências de vida e para nós utentes, consideramos que este contato deixa-nos mais próximos da comunidade e também nos enriquece.

Apesar das diferenças de idade (entre os 10 e os 15 anos), os jovens estiveram muito atentos, colocaram perguntas muito pertinentes. Mostraram-se muito interessados em perceber o funcionamento do Centro, os desafios diários, a lógica das regras e da existência de um projeto de vida.

Achamos que estas visitas são uma boa forma de dar a conhecer o Centro, pela informalidade e ambiente divertido.

 José Carlos, Ernesto Marrafeiro e Josefa Sabino |Utentes do Centro