“A realidade, sempre superior à ideia”

Be-A-Ba_Domestico_CartazTerminou neste final de Maio os três meses de formação da primeira fase do projeto “Bê-à-Bá Doméstico” (é o tema do vídeo do mês), e as formandas seguem agora para 4 semanas de estágio em contexto de trabalho, para tornarem mais sólido todo o aprendido. Este é o projeto que ganhou um dos Prémios BPI Solidário 2016, a nossa aposta na formação humana e técnica em serviço doméstico (cozinha, limpeza e tratamento de roupa,  entre outros módulos). Há o empenho e a esperança de que a partir de final de Junho estas mulheres imigrantes, algumas delas em situação económica difícil, mas todas cheias de ânimo e “garra”, possam encontrar trabalho na área. A segunda fase do projeto, com novo grupo de 16 formandas, arranca logo após o Verão*.

Nunca no Centro tínhamos tido um projeto desta dimensão em funcionamento. Foi muito bom, por um lado, a confiança do BPI, pois com o seu financiamento pudemos organizar esta resposta adaptada às necessidades de muitas das mulheres imigrantes que nos procuram (desde o uso de eletrodomésticos que não conheciam, à aprendizagem de palavras portuguesas típicas das “lides da casa”). “Capacitar” é isto mesmo, é fazer caminho conjunto que sempre parte do ponto onde cada um está. Por outro lado, a implementação do projeto pediu a todos uma boa dose de criatividade e de capacidade de adaptação, cabendo sobretudo à “gestora de projeto” Concha, sempre com inquebrantável ânimo e entrega, a resolução desde questões mais pessoais das formandas à necessidade de articulações e parcerias com outras instituições (salas de aula emprestadas pelo Creu, locais de estágio adequados, etc.).

Implementar um projeto como este tem muito de semelhante, afinal, com a própria vida. Alguém me dizia há uns anos que só há uma certeza na vida, é que ela nunca correrá como planeado! Do mesmo se queixava, com humor, um companheiro jesuíta diante das contrariedades: “o mundo está contra mim!”. O ânimo e o empenho diante do previsto e diante do imprevisto, a interajuda e a partilha com outros que percorrem caminhos semelhantes, a aceitação serena de que as existências nem sempre são lineares, tudo isto são boas “receitas” para a aventura que é a vida. Foi o Papa Francisco que escreveu que “a realidade é sempre superior à ideia”, e estamos ao serviço da realidade como é, e não como gostaríamos que fosse. Obrigado a todos o que têm ajudado este projeto e o Centro, para que a realidade de todas estas pessoas, tantas vezes mais “duras” e difíceis do que a da maioria, se possa ir abrindo em oportunidades e em esperança!

P. Filipe sj

* Quem tenha (ou saiba de quem tenha) trabalho em restaurantes, lavandarias/engomadorias, empresas de limpeza, apartamentos turísticos, casas particulares, etc., não deixe de contactar o Centro. O mesmo quanto a pessoas eventualmente interessadas na segunda fase desta formação gratuita para mulheres imigrantes, cuja inscrição para entrevistas será logo no início de Setembro no Centro.