Prémio D. António Francisco

No passado dia 11 de Setembro, foi entregue ao Centro Comunitário São Cirilo (e, em simultâneo, ao Serviço JPrémio D. António Francisco Santosesuíta aos Refugiados) o prémio D. António Francisco dos Santos.

A cerimónia teve lugar no Palácio da Bolsa, no dia em que se completava um ano da morte do anterior Bispo do Porto. Este prémio é uma iniciativa conjunta da Associação Comercial do Porto, da Irmandade dos Clérigos e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. E visa distinguir pessoas ou entidades que se destaquem na defesa e promoção da pessoa humana, no diálogo inter-religioso e na promoção da paz. Foi a primeira vez que o prémio foi atribuído.

Foi com surpresa e alegria que, no Centro São Cirilo, tomámos conhecimento desta notícia, que é afinal também um reconhecimento e uma confirmação do trabalho que tem sido levado a cabo por muitas pessoas neste Centro ao longo dos últimos anos. Alegramo-nos e congratulamos também o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

O valor monetário do prémio (setenta e cinco mil euros, a dividir pelas duas instituições) é sem dúvida também uma boa notícia para o Centro São Cirilo que, desde o seu início, tem tido um esforço constante para saldar as dívidas contraídas para a sua fundação.

Ao mesmo tempo, este reconhecimento representa também uma acrescida responsabilidade para o Centro: de continuar a servir com dedicação crescente aqueles que, à nossa volta, possam estar a passar por momentos de especial dificuldade nas suas vidas.

Luís Ferreira do Amaral s.j.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.