18082018_121823Como qualquer outra instituição, uma das questões a que o Centro São Cirilo tem de fazer face para levar a cabo a sua missão são as despesas regulares. Entre elas, os gastos com a eletricidade.

Para procurar reduzir esses gastos, o nosso Centro acabou de instalar um conjunto de painéis solares fotovoltaicos, os quais, durante as horas de sol, lhe permitem ter autossuficiência em termos de energia elétrica.

Apesar de representarem um investimento inicial considerável, estes painéis permitem agora uma redução significativa nas despesas mensais em energia, contribuindo assim para a sustentabilidade do Centro. Prevê-se que o dinheiro investido venha a ser recuperado em menos de cinco anos.

Além do argumento económico para esta iniciativa, um outro argumento também relevante hoje é o argumento ecológico. De facto, com a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa, o clima do nosso planeta começa infelizmente a sofrer já algumas alterações visíveis.

Alegramo-nos então pelo facto de o Centro São Cirilo poder também, à sua pequena escala, contribuir para uma causa que, como o Papa Francisco realçou, além de ser ecológica, acaba por ser também (e por isso mesmo) uma causa social.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção