Janeiro - Março

Editorial

Chega a primavera e com ela a alegria dos recomeços, dos reencontros, dos desejos dos abraços evitados. Mas é-nos pedido contenção e cuidado, a atenção com o mais frágil, que não sabemos quem é. Uma primavera que parece ser mais um prolongamento do inverno. Mas a primavera vem devagar com sinais que a anunciam, como os esperamos? A Páscoa de Jesus também se deu com sinais pequenos e quase invisíveis.

Não é por acaso que a primavera e a Páscoa acontecem juntas. Ambas simbolizam o triunfo da vida sobre a morte. Sim, o triunfo da vida sobre a morte. Para os crentes e não crentes. É preciso gritar bem alto esta certeza da fé porque a experiência de que a vida é mais forte que a morte nem sempre é clara. Como se diz que diante de um familiar ou amigo em sofrimento ou acabado de morrer, que a vida é mais forte que a morte? Esta certeza que, para nós cristãos, nos dá a ressurreição não pode 

ser uma espécie de narcótico que altera a realidade e nos faz entrar em negação da dor e do sofrimento; também não é uma vacina que nos faz andar mais confiantes. Se a primavera nos lembra os ciclos da natureza e que a uma época de aparente esterilidade e morte (inverno) se segue uma de renascer da vida. A Páscoa, pelo contrário, afiança-nos na certeza da saída deste ciclo de morte e renascimento. Relembra-nos, ou melhor, convida-nos a perceber qual o caminho para encontrar esta saída. Caminho que será sempre difícil de perceber. Pois, mais que que uma busca de resposta às nossas mais difíceis perguntas sobre o sofrimento, a dor e a morte, é um convite a desistir das perguntas e embarcar na procura do encontro com o outro. Um convite a aceitar e abraçar as minhas mortes no compromisso com a vida que devo ao outro. Sim, eu tenho obrigação de cuidar da vida do outro.

A graça e o dom da vida são descobertas nesta saída, por vezes dolorosa, de mim mesmo, na entrega da minha vida para que outros tenham vida. A morte e o sofrimento continuaram sempre como mistérios, sempre como perguntas por responder. Mas a minha vida ganha vida quando a entrego para que outros tenham vida. É isto que Deus, em Jesus, nos oferece. Assim, a pergunta “porquê eu” deixa de ser importante pois a questão “para quê eu” passa a ser a que orienta a minha vida. Esta é a passagem do inverno para a primavera, que não se repete ou que, repetindo-se, me desafia a deixar de entender a vida como um contínuo repetir de estações que se sucedem umas às outras. Este é o efeito da Ressurreição no meu modo de ser e viver. Só deixando que Deus me oriente nesta viragem poderei mudar o meu modo de estar.

José Eduardo Lima, s.j. | Presidente da Direção

Breves do trimestre

31/03/2021

CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

O seu IRS pode ajudar o Centro São Cirilo! Entre 1 de Abril e 30 de Junho, ao preencher a declaração de IRS de 2020, pode doar 0,5% do seu imposto liquidado ao Centro São Cirilo, sem qualquer custo! Para isso, basta colocar o nosso NIF 506234320no Quadro 11, do Modelo 3, da declaração de IRS. É um pequeno gesto que não custa mesmo nada e que nos ajuda tanto!

Ajude-nos, também, na divulgação desta campanha entre familiares e amigos, fazendo “like” e “partilha” no nosso Facebook e Instagram.

Este ano, faça a diferença na vida dos utentes do Centro São Cirilo…basta um X no IRS para Ajudar a Recomeçar!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Sinto uma mistura de sentimentos. Uma grande tristeza por deixar um sítio onde vivi tantas coisas. O Centro sinto como a minha casa e as pessoas, utentes e colaboradores, como a minha família. Ao mesmo tempo sinto uma enorme alegria por começar uma nova vida.”

Svetlana Frauendorfer | Áustria | Autonomização

30/03/2021

24/03/2021

TESTEMUNHO DE VOLUNTARIADO – ENSINO À DISTÂNCIA

“Esta oportunidade foi-me apresentada pela minha faculdade, Universidade Católica do Porto, na qual estou a frequentar o 2º ano do curso de Psicologia. Ensinar português à distância cativou-me logo de início, pois pareceu-me uma experiência que me iria permitir evoluir como pessoa e como voluntária, pois nunca tinha desempenhado tal função. No início achei que seria mais difícil, mas com o tempo fui-me adaptando a este papel de professora. Sinto que cresci como pessoa, pois desenvolvi a minha criatividade, de modo a encontrar exercícios e maneiras cativantes de ensinar português; e tornei-me também uma pessoa mais comunicativa.

Os principais desafios deste tipo de ensino são mesmo o facto de ser à distância, o que não me permite ter uma total perceção da compreensão dos alunos face à matéria e face a todos os exercícios que realizamos. No entanto, tenho uma turma aplicada e que interage bastante comigo. É importante e necessário o Centro São Cirilo disponibilizar este tipo de serviço para poder apoiar e integrar migrantes na nossa sociedade e também para proporcionar a estudantes como eu a oportunidade de serem voluntários numa área tão gratificante. Todas as semanas, no fim de cada aula, sinto que ajudei e contribuí para a evolução dos alunos, ensinando-lhes uma língua diferente, a minha língua!”

Regina Macedo | Voluntária de Ensino à Distância de Português

FORMAÇÃO: “TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO”

“É uma ajuda para não nos perdermos na hora da realização da entrevista. Por isso, este tipo de formação tão especializada é muito importante para os utentes. Dá-nos competências.”

Rafael Vaz | Brasil | Participante

17/03/2021

12/03/2021

ALMOÇO TÍPICO E QUIZ DO SENEGAL

“A comida do Senegal é muito boa. Só de pensar que ia fazer comida do meu país no Centro São Cirilo, nem dormi (ri-se). Gostei muito. Foi também diferente porque tive de preparar um quiz com perguntas. Os participantes não conheciam quase nada do Senegal. Foi bom, foi como se eu tivesse feito uma viagem.”

Papa Mbodj | Senegal | Dinamizador

SEMINÁRIO “FUNÇÃO PÚBLICA”

“Este seminário promovido pela Loja de Emprego da ADEIMA, foi interessante. Fiquei a saber que qualquer pessoa pode aceder aos concursos e como são os procedimentos. Este tipo de seminários é importante porque esclarecem muitas dúvidas.”

José Dourado | Portugal | Participante

09/03/2021

04/03/2021

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Agradeço a toda a equipa do Centro pelo acompanhamento. Foi o único sítio onde procuraram compreender-me. Foi também no Centro São Cirilo que aprendi a falar português. Gosto muito de todos os colaboradores do Centro São Cirilo.”

Tulkim Ismoilov | Usbequistão | Autonomização

TESTEMUNHO DE UM ANO DE VOLUNTARIADO “A HUMILDADE E PEQUENEZ DA TAREFA”

“O voluntário, sobre o seu servir na recolha de alimentos em loja, questiona-se: Estará ele a enviesar o seu propósito quando se auto convence da suficiência do seu altruísmo ou quando quantifica a utilidade e bondade da sua ação? Estará a enviesar o seu propósito quando é tentado a incluí-la no seu curriculum? Coloca-se num patamar de superioridade, o de “benfeitor ajudante”, ou no de servidor? Apesar da máscara e dos distanciamentos sanitários, é capaz da secura e monotonia da sua anónima tarefa, sem desânimo, sem recompensa senão a moral, sem se sentir negligenciado pelos atarefados e distantes funcionários de loja, não obstante esforçar-se em ir conhecendo-os e com eles criar com alguma “cumplicidade”? Isso faz sentido para ele próprio? Estará o voluntário preparado para outros caminhos de vida mais radicados no Outro, mais exigentes, de uma ainda maior disponibilidade pessoal e entrega interior?”

Fernando Magalhães | Voluntário de Recolha de Alimentos

03/03/2021

26/02/2021

PRESENTES SOLIDÁRIOS – LIVRO DE CULINÁRIA

Ofereça uma viagem pelo mundo, cheia de sabores e cores através do livro de culinária “Saberes & Sabores do Mundo” do Centro São Cirilo e contribua para a missão. Muito obrigada pelo seu contributo.

Para mais informações contactar através de:    donativos@saocirilo.pt | 22 83 48 460

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

TAI CHI

A aula de Tai Chi Chuan, seguindo os vídeos no youtube do voluntário Diogo de Magalhães Sant’Ana, permitiu aos utentes em SAT (serviço de alojamento temporário) fazerem exercícios, que em equilíbrio com a respiração, permitiram libertar a mente e o corpo. Esta arte marcial é uma forma de prevenção e manutenção da saúde.

Domingas, Fania, José, Papa | Participantes

22/02/2021

14/02/2021

DIA DE SÃO CIRILO

Pelas condicionantes vividas pela pandemia, não foi possível celebrar o Dia de São Cirilo com a habitual Eucaristia de ação de graças. No entanto, foi celebrado de uma forma diferente, pelos utentes do Serviço de Alojamento Temporário e pela equipa. Foi realizado um almoço típico da Guiné-Bissau como forma de relembrar o Santo que deu nome ao Centro São Cirilo.

Domingas Mendes | Guiné-Bissau | Dinamizadora

WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL

“Além do Pastel de Feira com carne e/ou queijo acompanhado de vinagrete, que é bom comido na hora, quente, ainda foi preparado o Brigadeiro de Paçoca. São receitas simples de fazer e muito típicas no Brasil, que, na hora de comer, fazem lembrar as feiras, daí a origem do nome.”

Jéssica e Alexandre | Brasil | Dinamizadores

04/02/2021

03/02/2021

FORMAÇÃO: “CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES”

“Fiquei emocionada com o vídeo “All That We Share”. Mostra claramente, mesmo sendo diferentes, temos sempre algo em comum.”

Domingas Mendes | Guiné-Bissau | Participante

AGRADECIMENTO AO FCP

O Centro São Cirilo agradece o gesto solidário do jogador do Futebol Clube do Porto,  Otávio Monteiro, e das marcas que aderiram e doaram produtos alimentares: FC Porto, A Poveira Conservas, Nacional, Lactogal

Esta ajuda fará toda a diferença na vida dos utentes do Centro São Cirilo.

Donativos | Jogador Otávio Monteiro e marcas

26/01/2021

21/01/2021

WORKSHOP DE CULINÁRIA DE PORTUGAL

“Os brigadeiros são muito fáceis de fazer: manteiga, leite condensado e chocolate em pó. A decoração que os participantes fizeram, neste workshop, foi a gosto. Partilhei também a história da origem dos brigadeiros, sendo confirmada, claro pelos participantes do Brasil.”

 Mafalda Silva | Estagiária | Dinamizadora

FORMAÇÃO: “ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES”

A formação dinamizada pelo Presidente da Direção, “Religiões e Espiritualidade”, permitiu aos utentes aprenderem mais sobre as diferentes religiões. A participação de utentes de diferentes credos, ajudou a enriquecer a partilha, num ambiente ecuménico de paz e respeito entre todos. O feedback dos participantes foi muito positivo.

José Eduardo Lima, sj | Pres. Direção | Dinamizador

20/01/2021

12/01/2021

AGRADECIMENTO AO CONTINENTE DE MATOSINHOS

O Centro São Cirilo agradece o donativo do Continente de Matosinhos de produtos alimentares. Ajuda muito importante para continuar a apoiar as famílias que recorrem ao Centro São Cirilo.

Donativos | Continente de Matosinhos

WORKSHOP DE CULINÁRIA DA ÁUSTRIA

“Para degustação de algo muito típico e doce do meu país, a Áustria, nada melhor que o “schnelle gebackene apfelringe”. São como donuts com maçã.”

Svetlana Frauendorfer | Áustria | Dinamizadora

08/01/2021

06/01/2021

FORMAÇÃO: “MATEMÁTICA PARA A VIDA”

“Foi uma formação muito útil. Fez-nos pensar.”

Fania Cabanga | Angola | Participante

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

01 Abr a 30 Jun – Submissão da declaração de IRS, onde pode consignar 0,5% do imposto para o Centro São Cirilo

21.Abr – Visita livre à Galeria Municipal do Porto

23.Abr – Workshop de Culinária

04.Mai – Visita guiada ao Museu da Farmácia do CHPorto

21.Mai – Comemoração do Dia Europeu do Mar

28.Jun – Almoço dos Santos Populares

Jun – Assembleia Geral do Centro São Cirilo

Abr, Mai e Jun – Apoio no preenchimento da declaração de IRS

Subscreva a nossa Newsletter