Outubro

Editorial

Todo o mundo é composto por mudança

Tantas vezes citado (talvez por ser tão verdadeiro), este verso de Camões parece aplicar-se uma vez mais.

Depois das muitas mudanças pelas quais o Centro Comunitário São Cirilo tem vindo a passar nos últimos anos, eis que novas mudanças surgem agora: o P. Filipe Martins deixa o cargo de presidente da direção, passando eu a assumir essa missão. Ao mesmo tempo, a Sara Gonçalves deixa também o lugar de Tesoureira, passando a Sofia Martins a assumir essa responsabilidade.

Ao P. Filipe e à Sara muito tem o Centro a agradecer: pelo seu trabalho, pelo seu tempo, pela energia e criatividade que dedicaram a esta causa – para que o Centro pudesse servir outros, e servi-los o melhor possível. O nosso muito obrigado!…

Ao começar a trabalhar no Centro São Cirilo, e ao testemunhar os serviços que presta, não posso deixar de ter presente muitas outras pessoas que, no passado e no presente, se entregaram e entregam a esta causa – da equipa ao voluntariado; dos corpos sociais aos amigos e doadores do Centro.

Da minha parte, sinto alegria em abraçar também esta missão – sobretudo por saber como o Centro contribui para aliviar dificuldades nas vidas de tantas pessoas. Ou, mais ainda do que isso, como contribui para ajudar cada pessoa a desenvolver o potencial que leva dentro: para que possa mais plenamente assumir o seu lugar na sociedade e na contribuição para o bem comum.

Iremos continuar a precisar da colaboração e da ajuda de todos. E eu próprio de um modo especial, a dar agora aqui os meus primeiros passos (como se pode ver na foto).

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Centro

Atividade de Inscrição – Hora do Conto

A Hora do Conto é uma das atividades, que este ano requer inscrição e que acontece às segundas-feiras à tarde.

É mais do que um espaço físico, é um Espaço Humano (uso as maiúsculas de propósito) em que pessoas, utentes do Centro, de vários pontos do Mundo, com as suas culturas, mas acima de tudo, com as suas vidas falam de tudo.

A princípio, timidamente, mas, logo de seguida, toda a gente sente que, naquele espaço, tudo se faz com afectos. A partir daí, a timidez dá lugar à entrega, à partilha.

É o terceiro ano que participo, como voluntária, em conjunto com a animadora Paula Correia, na Hora do Conto e, em cada sessão, sinto que a partilha das alegrias e das angústias nos enriquece a todos. Desejo muito que estes momentos continuem e agradeço ao Centro a oportunidade que me deu de neles poder participar.

  Isabel Mora| Voluntária

Gabinete Jurídico

O Gabinete Jurídico configura um apoio especializado a todas as necessidades jurídicas dos utentes que ao Centro recorrem.

Acaba por tentar sanar as necessidades dos utentes nas mais diversas áreas, tendo contudo, um maior enfoque no âmbito do direito da imigração, uma vez que grande parte do tempo disponível deste Gabinete é afeto à população imigrante. Assim, os imigrantes vêm pedir ajuda sobretudo na obtenção da “Autorização de Residência” ou da nacionalidade portuguesa.

Por outro lado, a população portuguesa acaba por ter mais questões atinentes ao direito laboral, no que diz respeito à análise dos seus contratos de trabalho e direitos e deveres inerentes ao mesmo. A par do direito laboral, surgem muitas questões no que concerne ao direito executivo e contencioso, solicitando os utentes apoio no escalonamento de dívidas ou análise de processos em curso.

O Gabinete Jurídico não se restringe apenas aos utentes internos, de refeição e de cabaz, estando aberto ao quarto público, que é quem acaba por ocupar grande parte da agenda deste gabinete. Os encaminhamentos são, regra geral, efectuados por outras instituições, que já conhecem este serviço diferenciador que o Centro presta.

Joana Ferraz | Jurista

Noite de Arranque do CREU

Todos os anos em Outubro, o CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola faz o seu arranque juntando todos os grupos e instituições que o constituem, num alegre momento de convívio e de partilha. . Este ano, no dia 10 de Outubro, houve um novo encontro para dar a conhecer o que se faz e as opções de voluntariado.

O programa iniciou-se às 18h com a montagem dos espaços, às 19h15 a celebração eucarística, às

20h30 jantar partilhado, seguido de uma animação preparada pelo grupo de animadores do CREU às 21h30, que apresentou cada um dos grupos. A noite encerrou-se com a passagem pelas várias bancas. O Centro na sua banca, para além da dinamização do jogo dos países com direito a degustação dos “Casadinhos”(um doce típico do Brasil,  com biscoitos e goiabada), tinha disponível, informações sobre os vários serviços e o convite a conhecer o Centro e as diversas áreas de voluntariado.

Paula Correia| Animadora Socio Cultural

Reportagem Fotográfica do Mês

Formação Inicial de Voluntários – 16/10

Programa da Formação:

– Apresentação do Centro

– Caraterísticas do Voluntário

– Postura/Atitude do Voluntário

Encontro Anual de Voluntários – 19/10

Programa do Encontro:

– Lanche convívio

– Apresentação do Centro, da equipa e das áreas de voluntariado, com a entrega do Manual do Voluntário 2017-2018.

– Apresentação das 3 principais características que um voluntário deve ter pela Coordenadora dos voluntários, Prof. Maria do Carmo

– “Traços da Espiritualidade Inaciana no Voluntariado”, apresentado pelo novo Presidente da Direção, P. Luís Ferreira do Amaral, s.j.

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

02.Nov – Início do Projeto Bê – á – Bá Doméstico

08.Nov – Formação “Espiritualidade e Religiões” (Utentes)

22.Nov – Formação “RH e Gestão de Conflitos” (Utentes)

23.Nov – Assembleia Geral

Em data a definir– Campanha PD (Voluntários)

Subscreva a nossa Newsletter