Janeiro - Março

Editorial

No momento em que escrevo o Editorial da nossa Newsletter (agora trimestral), vários acontecimentos relacionados com o nosso Centro me vêm à mente.

Um deles é a entrada da nossa nova jurista, Leonor Guedes de Oliveira, que se juntou recentemente à nossa equipa, com muito entusiasmo pela missão do Centro.

Outro evento a assinalar é a Assembleia Social, que reúne obras ligadas aos Jesuítas em Portugal, e que teve lugar em Almada, nos passados dias 22 e 23 de Março. Como em anos anteriores, foi um bom momento para intercâmbio de experiências e para fomentar o espírito de corpo entre nós.

De assinalar também a Assembleia Geral do Centro, a qual teve lugar a 25 de Março: momento em que, de modo formal, é feito o balanço de contas e do trabalho desenvolvido no ano anterior (os relatórios de 2018 podem ser encontrados no web site do Centro).

Finalmente, é de referir também que, a nível da Companhia de Jesus, foram recentemente escolhidas quatro preferências apostólicas universais: estas orientarão o trabalho dos Jesuítas para os próximos dez anos. A formulação de uma dessas preferências pode servir para recordar e reavivar a missão que o Centro São Cirilo procura levar a cabo: “caminhar junto aos pobres, os descartados do mundo, os violados na sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça”.

José Eduardo Lima, s.j. | Presidente da Direção

Breves do trimestre

29/03/2019

CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

Está a chegar o momento de entregar a declaração de IRS de 2018, entre 1 de Abril e 30 de Junho, por isso vimos pedir a colaboração de cada um na consignação e divulgação da nossa campanha.

A consignação do IRS não tem custos para o contribuinte e permite destinar 0,5% do imposto que iria para o Estado ao Centro São Cirilo. Basta colocar o nosso NIF 506234320 no Quadro 11 da declaração de IRS.

Pedimos ajuda na divulgação entre familiares e amigos fazendo “like” e “partilha” no nosso facebook.

Com este pequeno gesto, estará a contribuir para a (re)capacitação de mais de 1000 utentes que passam pelo Centro São Cirilo, a cada ano! Um pequeno gesto que não custa mesmo nada e que nos ajuda tanto!

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – WORKSHOP DE DECORAÇÃO DE FRASCOS

“Para mim, ter tido a oportunidade de dinamizar esta atividade foi muito interessante e enriquecedor. Porque notou-se nos utentes participantes que podem ser muito criativos e superar-se. Estas são as principais palavras para definir este workshop: Criatividade e superação.”

Voluntária Lúcia Costa | Dinamizadora do Workshop

 

“Foi a primeira vez que participei num workshop deste género. Como gosto de reciclagem decidi logo participar. Gostei muito porque foi pedagógico, criativo e reforçou a importância de guardar para reciclar.” 

Nídia Gomes | Portugal

26/03/2019

25/03/2019

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

Realizou-se no dia 25 de Março de 2019 a Assembleia Geral do Centro São Cirilo para análise e votação da contas e do relatório de actividades relativas a 2018.

As explicações da tesoureira Isabel Mena Matos e da diretora Mariana de Mariz Rozeira, mostraram aos presentes como o Centro teve resultados positivos e deu um apoio efectivo às muitas pessoas que nos procuraram.

Ficou claro para todos o bom desempenho do Centro São Cirilo em 2018, pelo que as contas e o relatório de atividades foram aprovados por unanimidade. 

Cláudia Assis Teixeira | Membro da Direção

V ASSEMBLEIA SOCIAL INACIANA DA COMISSÃO DO APOSTOLADO SOCIAL DOS JESUÍTAS PORTUGUESES (CAS)

Como já tem sido hábito nos últimos anos, a CAS (Comissão do Apostolado Social da Companhia de Jesus) organiza uma Assembleia Social, de forma a reunir diretores, colaboradores e voluntários das obras ligadas aos jesuítas em Portugal.

Este ano a Assembleia realizou-se nos dias 22 e 23 de Março, em Almada, e incidiu sobre o tema do 50º aniversário do Secretariado para a Justiça Social e Ecologia, que em Roma coordena a actividade social ligada à Companhia de Jesus em todo o mundo. Foram abordados dois temas aos quais o Secretariado tem dedicado especial atenção: a ecologia como justiça social e o trabalho de colaboração.

Foram dois dias de encontro entre as pessoas que colaboram nas várias obras inacianas, onde tivemos a oportunidade de partilhar experiências, aprofundar temas importantes e renovar o sentido de corpo.

Saímos da Assembleia com muita alegria e ânimo para continuar a construir um mundo melhor!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora do Centro

22/03/2019

19/03/2019

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – WORKSHOP “BRINCA AOS ARTISTAS”

A designer Márcia Bandeira desafiou os utentes do Centro a “brincarem” aos artistas. Após a escolha da fotografia associada ao país de origem, simplificou-se as linhas até às suas formas geométricas essenciais, obtendo desse modo, um desenho.

 “Para mim, este workshop foi uma novidade e significou novas aprendizagens. Embora eu já conheça várias técnicas de pintura, e gosto muito, o grande desafio deste workshop foi o desenho”. 

Olexis Santos | Venezuela

FORMAÇÃO “INTERCULTURALIDADE”

“Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, onde a diversidade está presente em todos os contextos da nossa vida, faz todo o sentido e é quase obrigatório falar de Interculturalidade. Esta sessão foi, sobretudo, de debate e reflexão conjunta sobre nós próprios/as, as nossas práticas e comportamentos e como podemos transformá-los no sentido de melhor interagir com o “outro”.

A disponibilidade do grupo para partilhar as suas experiências e vivências pessoais e para reflectir sobre questões como identidade, cultura, o modo como percecionamos a realidade e o “outro”, foi admirável e – pelo menos para mim – fez desta sessão um momento especial de aprendizagem e que espero tenha sido de enriquecimento mútuo”.

Rosário Silva | Formadora

13/03/2019

28/02/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL

Realizou-se um workshop de culinária, cujo tema foi a culinária do Brasil, dinamizado pela Evelin. A presença alemã neste país trouxe novas formas de ser e estar, também ao nível da culinária. A Cuca de banana, tem origem alemã.

“Acho este tipo de workshop muito importante, porque nos traz novas aprendizagens e, claro, saborear novas culturas.”

Ana Lamas | Venezuela

FORMAÇÃO “PRESTAÇÕES E OBRIGAÇÕES”

“Direitos e obrigações, uma formação útil para saber onde ir (a que entidade se dirigir) e o que pedir (que documentação apresentar), quando vai celebrar um contrato de trabalho ou de prestação de serviços em Portugal: principais aspetos a ter em conta.”   

Leonor Guedes | Gabinete Jurídico

27/02/2019

22/02/2019

VÍDEO DO TRIMESTRE – UTENTE

“(O Centro) …tem sido uma casa, uma família para mim.” 

Suelyn Souza | Brasil

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – VISITA GUIADA À ANILUPA

Os utentes do Centro São Cirilo participaram numa visita guiada na ANILUPA (Centro Lúdica de Imagem Animada – http://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa). Tiveram oportunidade de visualizar um filme de imagens animadas e experimentar instrumentos antigos para colocar manualmente a imagem em movimento.

“Gostei muito desta visita à ANILUPA. É um espaço com muita imaginação e arte.” 

Beatriz Peixoto | Brasil

20/02/2019

14/02/2019

DIA DE SÃO CIRILO

“Foi com muita satisfação que participei na Celebração de Acção de Graças por mais um ano de vida do Centro São Cirilo e onde reencontrei tantos que ali trabalham, muitos  voluntários e amigos que lhe dão corpo, dedicada e empenhadamente e que tem vindo passo a passo a cumprir a missão para o qual foi criado, no acolhimento e ajuda concreta a tantos irmãos necessitados que ali recorrem. As palavras do P. Luis, que presidiu à celebração fazendo um paralelo com a acção evangelizadora de São Cirilo e São Metódio que lhe serviram de inspiração,  iluminaram a nossa mente e coração, bem como as partilhas dos presentes e fizeram deste final da tarde um tempo muito especial onde, por fim, nos saudamos todos com alegria  comungando do mesmo espírito que ali nos unia.

Que o Senhor continue a  abençoar toda esta  comunidade para continuar a dar tantos frutos!  Um abraço amigo a todos”.

Voluntária Fátima Pinto | Recolha de Alimentos no Pingo Doce

FORMAÇÃO “HUMANA”

A Formação Humana, realizada no dia 13 de Fevereiro, teve como fim último desenvolver competências que permitem o estabelecimento de relações positivas, mais “humanas”, consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam.

Nesta formação foi utilizada uma metodologia que estimulou a participação ativa, destacando-se os momentos de reflexão e partilha, assim como as dinâmicas de grupo.

Foram explorados os conceitos de emoção e sentimento, qual o seu impacto na tomada de decisão e resolução de problemas com que nos deparamos diariamente, e de que forma o Treino de Resolução de Problemas pode ser benéfico nessas situações. Foi, sem dúvida, uma formação desafiante e enriquecedora, cujas aprendizagens podem ser postas em prática no quotidiano de cada um. 

Inês Granja | Estagiária de Psicologia

13/02/2019

06/02/2019

FORMAÇÃO “DICAS PARA MANTER O EMPREGO”

Conscientes da dificuldade de conseguir manter o emprego, a formação, dada pela Técnica de Emprego do Centro São Cirilo, visa preparar e dotar os formandos de ferramentas que os ajudem a conservar o emprego.

A formação tem ainda como objectivo consciencializar para o facto de que manter o emprego também depende muito da atitude do trabalhador, por isso este terá de ter em conta as atitudes/posturas recomendadas VS desadequadas.

Fica o testemunho de um participante da Venezuela, Nelson Pereira – “Então foi muito gratificante perceber a importância que o treinamento que tivemos nas várias formações que frequentámos no Centro (técnicas de procura ao emprego: dicas para manter o emprego) para a realização de uma entrevista de emprego em Portugal. Estas formações foram úteis, na medida em que nos ajuda: dá nações; desenvolve habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho português. Mas para além dos resultados é importante para aqueles que vêm de outras nações tão diferentes, terem o apoio técnico, material e apoio emocional tão importante para uma bem sucedida integração neste país.”

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

Projeto REGAP

A parceria entre o Centro São Cirilo e o projeto REGAP – Reducing the Educational Gap for Migrants and Refugees in EU countries, with highly relevant e-learning resources offering strong social belonging, financiado pelo Programa Erasmus+ e dinamizada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, foi fundamental para a adaptação e o aperfeiçoamento dos cursos elaborados às reais necessidades dos/das migrantes, incluindo as sugestões de melhoria apontadas por aqueles/as. Neste âmbito, os/as migrantes que usufruem dos serviços do Centro puderam informar-se sobre os recursos da comunidade e dialogar entre si sobre os principais obstáculos e facilitadores no país de acolhimento, fazendo a ponte com o quotidiano nos seus países de origem.

A participação do Centro São Cirilo, centrou-se na experimentação dos cursos online, por parte dos utentes. Foi ainda dinamizada de uma ação, associada à aprendizagem da língua – “Aprendendo a língua no país de acolhimento”, por voluntários que dão aulas de português e inglês. 

Drª Elsa Guedes Teixeira | Equipa de Investigação de FPCEUP

05/02/2019

30/01/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABES E SABORES” – PARTILHA DE TRADIÇÕES

Os utentes do Centro partilharam tradições do seu país com crianças do 1º ciclo. O que se pretendia era dar a conhecer algumas das tradições típicas da Rússia, Brasil, Colômbia e Roménia.

Esta atividade resulta de uma parceria com a ANILUPA (http://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa), sendo o resultado final um vídeo de animação de imagens com as várias tradições.

Evelin Mutt | Brasil
Biviane Quiceno | Colômbia
Elvira Faritova | Rússia

ATIVIDADE LIVRE “ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO” – PIROGRAVURA

“A pirogravura, atividade que desconhecia completamente, é muito interessante, para quem gosta. Eu como gosto de estar ocupada e acho importante treinar a minha criatividade, esta atividade é muito boa”.

Anila Xhaferi | Albânia

29/01/2019

23/01/2019

VÍDEO DO TRIMESTRE – VOLUNTARIADO

“A palavra para definir o Centro é Esperança. Os imigrantes …aqui encontram um rosto, uma amizade, uma proximidade…é uma esperança muito concreta, palpável. É uma esperança com rosto.” 

Manuela Sousa | Voluntária de Alfabetização

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – PROGRAMA CASA ABERTA

Durante vários dias a Casa da Música esteve aberta para quem quis visitar ou assistir a concertos. Os utentes do Centro São Cirilo foram guiados dia 16 e 17, na Casa, numa viagem pela história e pela música.

“Foi a primeira vez que visitei. É de facto uma obra de arquitetura musical”.

Evelin Mutt | Brasil

16/01/2019

15/01/2019

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – VISITA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

“Gostei muito da visita. Não sabia que a origem da palavra “tea” (chá em inglês) estava relacionada com os portugueses”.

John Murray | Inglaterra

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

01 Abr – 30 Jun – Submissão da declação de IRS, onde 0,5% da Consignação poderá ser para o Centro

10 Abr – Formação “Técnico-Profissional”

11 Abr – Festa da Páscoa

08 Mai – Formação “Matemática para a Vida”

11-12 Mai – Campanha de Recolha de Alimentos para o Centro

22 Mai – Formação “RH e Gestão de Conflitos”

05 Jun – Formação “Espiritualidade e Religiões”

19 Jun – Formação “RSI”

28 Jun – Festa dos Santos

Abr, Mai e Jun – Apoio no preenchimento da declaração de IRS

Subscreva a nossa Newsletter