Como em muitos outros lugares, também no Centro São Cirilo se celebraram este ano os Santos Populares: um momento que aproveitamos para encontro e convívio entre todos os que, por uma razão ou outra, se encontram ligados a este Centro.
No ano letivo que agora termina não podemos deixar de olhar para trás com gratidão para a quantidade de encontros, intercâmbio, generosidade e serviço que aqui tiveram lugar. E de olhar também, com alegria e com esperança, para as pessoas que, tendo passado por este Centro, puderam recomeçar caminho nas suas vidas.
Por outro lado, deste ano que agora termina, são de destacar dois momentos confirmadores do trabalho que o Centro São Cirilo tem desenvolvido ao longo dos anos. Um deles foi a atribuição, em Setembro de 2018, do prémio D.António Francisco. E outro, poucos meses depois, foi a aprovação do novo acordo de cooperação com a Segurança Social.
Por tudo isto, continuamos a olhar para o futuro com esperança e entusiasmo. E também com gratidão, já que nada disto seria possível se não pudéssemos contar com a generosidade de tanta gente – equipa, voluntários, benfeitores – que, dia após dia, contribuem para que a missão deste Centro possa ser levada a cabo.
A todos desejamos um bom tempo de férias.
Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção
O programa poderá sofrer alterações, caso se justifique.
Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado
“Estou no Centro desde da sua abertura e estas festas são muito importantes porque proporcionam o encontro de pessoas e também porque se cria um ambiente divertido.”
Aida da Silva | Funcionária
“Foi uma experiência muito interessante que enriqueceu os nossos conhecimentos sobre as religiões no mundo e a forma de como conviver com elas.”
Júlio Carrero e Alda Carrero | Venezuela
“Sinceramente, não tenho palavras para descrever a ajuda que o Centro me deu.”
Cleverson Souza | Brasil
“ A formação RSI foi muito útil, quer pelo tema quer pela interajuda entre todos os presentes. É útil para mim mas também para esclarecer pessoas que não sabem que existem apoios sociais e quem tem direito. Sinto que participar nestes grupos de formação do Centro desenvolve competências e permitem-me novas aprendizagens.”
Clara Silva | Venezuela
“O workshop foi muito bom, pelo facto de unir pessoas. Fez-me lembrar o meu país – o Brasil, pelo cheiro e pelo sabor.”
Mónica Lisboa | Brasil
“Quando a linguagem verbal é um obstáculo, que outras linguagens nos restam?”
João Cardoso | Dinamizador
“Foi uma atividade muito prática e criativa, onde percebemos que podemos decorar caixas de cartão mas também de madeira.”
Jenny Velasquez | Colômbia
Olexis dos Santos| Venezuela
“Vou utilizar tudo o que aprendi no Centro na minha vida lá fora.”
António Silva | Brasil
“Algo diferente e desconhecido. Por isso foi muito interessante ver como fazem o tratamento dos documentos antigos.”
Anila Xhaferi | Albânia
Acompanhamos ao longo de dois meses o trabalho desenvolvido no gabinete social com a orientação da Técnica de Educação Social. Esta experiência trouxe-nos até agora uma visão alargada acerca do trabalho desenvolvido com e para pessoas nacionais e imigrantes em situação de vulnerabilidade social. No nosso ponto de vista é esta diversidade cultural que enriquece e desafia o trabalho da instituição. O gabinete funciona todos os dias como parte de um processo institucional mas é, na sua maioria, um porto seguro ao qual as pessoas recorrem com a certeza explícita de que serão ouvidos e orientados.
Para nós o Centro desenvolve uma resposta social desafiadora mas muito bem conseguida. Direciona os sujeitos para uma autonomização plena e consciente, suportada na pessoa/agregado enquanto personagem principal e num percurso apoiado e norteado por um Projeto de Vida. O gabinete social é, no nosso ponto de vista, um gabinete de ajuda e mediação que preza pelos valores da instituição e os transmite aos demais.
Ana Oliveira, Marco Barbosa e Sara Pereira | Estagiários da licenciatura de Educação Social da ESE – IPP
A missão do Centro São Cirilo é capacitar para a autonomização através da concretização de projetos de Vida. A Mirian e a Suelyn do Brasil e o Thierry dos Camarões autonomizaram-se pela via do emprego.
Os agradecimentos, pela possibilidade de aprender português, inglês, ioga … de poder ter apoio nas questões jurídicas e claro acompanhamento e formação para a integração no emprego, foram muitos. Consideraram que a permanência no Centro foi importante para criar novos caminhos.
Mirian Gomes | Brasil
Suelyn de Souza | Brasil
Thierry Mekack | Camarões
“A palavra para definir o Centro é Família…porque entrei aqui e acho que fui acolhido de uma maneira muito boa. Toda a gente foi muito simpática…Tornaram o processo de ensinar muito mais fácil.”
Miguel Lopes | Voluntário de Inglês
“Foi uma experiência gratificante, por termos a oportunidade de transmitir uma técnica de impressão que tem muitas potencialidades de exploração. Foi igualmente gratificante sentir o entusiasmo dos participantes e o seu grande envolvimento durante toda a sessão”.
Suzana Pereira, Raquel Poças e Joana Marques | Dinamizadoras
“Agradeço ao Centro o apoio. Foi muito importante para mim. Vou viver perto do Centro, assim poderei vir visitar-vos muitas vezes.”
Biviana Quinceno | Colômbia
O Centro esteve presente no Seminário “Reducing the Educational Gap for Migrants and Refugees in EU Countries” através da parceria na utilização experimental dos cursos REGAP (http://www.regap-edu.net/). Na mesa redonda, em conjunto com outras organizações sociais, houve a partilha sobre as áreas de intervenção do Centro e a experiência de participação de alguns utentes nos cursos online sobre educação e género.
Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado
“Estamos desejosos de voltar ao Brasil, mas o tempo de permanência no Centro marcou-nos muito.”
Yuri Weber e Evelin Mutt | Brasil
“Eu e a minha filha Kashvi, em conjunto com outros utentes de Centro, fomos visitar a Galeria da Biodiversidade. É um local espantoso e muito atrativo. Esta galeria é um espaço onde a arte se liga à história natural e à biologia.”
Savita Sharda | Índia
“Eu gostei muito da visita. Eu vi desde ovos, pássaros, cães, terra, água e ar e muito mais. Nesta visita aprendi coisas da história natural nunca vistas. Foi uma maneira de melhorarmos (a minha mãe e eu) o nosso conhecimento sobre ciência e natureza.”
Kashvi Sharda (10 anos) | Índia
A Formação de Relações Humanas e Gestão de Conflitos tem como principal objectivo sensibilizar os utentes para a complexidade das relações interpessoais, por vezes pouco valorizadas. Como se trata de um tema mais abstracto e subjectivo, foi utilizada uma metodologia que estimula a partilha de experiências e percepções individuais, através do recurso a dinâmicas e debate.
Foram aprofundados os conceitos de empatia, reforço positivo, auto-estima, comunicação (verbal e não verbal) e consciência social, fundamentais para a vida em sociedade. Será, seguramente, uma formação a repetir e a desenvolver num futuro próximo!
Rita Santos | Gabinete de Psicologia
“Para mim esta atividade foi muito interessante. Foi a primeira vez que fiz perfume com ervas aromáticas. Foi novidade. Não tinha ideia de um processo tão simples.”
Yulia Salazar | Colômbia
A Pedagogia de Emergência, enquanto método de trabalho terapêutico baseado nos alicerces da pedagogia Waldorf, direcionado para o trabalho com crianças e jovens, procura integrar de forma holística o desenvolvimento espiritual, físico, intelectual e artístico dos afetados.
From crisis to chance foi o mote que impulsionou a primeira Formação Internacional creditada em Pedagogia de Emergência, de 13 a 18 de maio organizada pela Associação Spin (Lisboa), em cooperação com Freunde Der Erziehungskunst Rudolf Steiner (Amigos da Pedagogia Waldorf, Estugarda). Os participantes tiveram oportunidade de desenvolver capacidades e ver aumentadas as competências no que respeita à estabilização psicossocial e prevenção do trauma. Por isso, “na minha participação, quis partilhar a minha experiência enquanto voluntária do Centro Comunitário São Cirilo, exemplo de boas práticas na capacitação dos utentes para a autonomia, e do enorme respeito pela individualidade de cada um.“
Luciana Salvador Joana | Voluntária de Alfabetização
“A Teresinha começou a participar na campanha do Pingo Doce com 6 anos. Mostra sempre muito entusiamo quando lhe digo que vai haver campanha e é com espírito de missão que vive as quase três horas de campanha, nunca se queixando de cansaço ou mostrando desalento. É algo que vivemos com muita cumplicidade entre mãe e filha, digo sempre que não estamos ali só para receber mas também para desejar um bom dia e dar um sorriso a quem passa independentemente de estarem disponíveis para ajudar ou não.”
Sofia Ferreira | Voluntária da Campanha Pingo Doce
Mãe (Sofia): “O que achas da Campanha de recolha de alimentos do Centro São Cirilo no Pingo Doce?”
Teresa: “Acho que é giro, que é divertido e gosto de ajudar.”
Mãe (Sofia): “Porquê?”
Teresa: “É também uma maneira de conhecer outras pessoas e de nos juntarmos.”
Mãe (Sofia): “Achas importante ajudar?”
Teresa: “Acho porque há pessoas que precisam e sinto orgulho em ajudar.”
Teresa Ferreira (8 anos) | Voluntária da Campanha Pingo Doce
“As diferenças gastronómicas de cada país e cultura percebem-se bem neste tipo de workshop. Adoro esta partilha de conhecimento.”
Júlio Miranda | Portugal
“Esta formação foi muito útil. Deu-nos mais consciência da importância e da utilização no nosso quotidiano da matemática.”
Giovanny Sosa | Venezuela
“O Teatro Geográfico, sob a direção do professor João, com suas técnicas, significou uma maravilhosa surpresa que permitiu aproximar pessoas de diferentes regiões do mundo. O professor conseguiu, em comunicação gestual e em muito pouco tempo, proximidade e comunicação, embora às vezes seja interpretado pelo som do silêncio. Estes exercícios fizeram emergir a minha essência, aprendi a respirar e relaxar (literalmente), a conhecer um pouco da cultura e personalidade de meus colegas de classe e de seus países, nesta aventura que hoje empreendemos no país que nos abriga.”
Orette Amiel | Venezuela
“A palavra para definir o Centro é Humanidade… As pessoas desde que entras por aquela porta a primeira vez te recebem com um sorriso, muita amabilidade, não há discriminação. Há muita empatia.”
Nelson Pereira| Venezuela
“O Ioga tem sido muito benéfico. É um tempo para mim, para me desafiar e para me conhecer. Esqueço o mundo por momentos.”
Daniela Lovatto | Brasil
“Através de uma linguagem universal que é o desenho, a partilha entre culturas de países diferentes pode ser muito enriquecedora.”
Márcia Bandeira | Designer
O Centro esteve presente na feira de voluntariado no ICBAS. Foi organizado pela V.O.U. – Associação de Voluntariado Universitário (www.vou.pt). O objetivo foi dar a conhecer e divulgar o Centro e as áreas de voluntariado. Foram muitas as perguntas e interesse em conhecer as diferentes áreas.
Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado
No passado dia 11 de Abril de 2019, o Centro foi convidado pela Universidade Portucalense para lecionar uma Aula Aberta da Unidade Curricular de Estratégias de Inclusão Social. Esta aula teve como destinatários os alunos da Licenciatura e Mestrado do Curso de Educação Social.
A aula teve início com uma apresentação do Centro, dos serviços prestados e a caracterização da população alvo; seguiram-se várias questões sobre o papel do Educador Social e muitas dúvidas sobre a imigração e sobre a problemática dos refugiados.
Cristina Rocha | Gabinete Social
“A Festa da Páscoa foi uma experiência gira, interessante e diferente. Gostei muito de ficar a conhecer todas as atividades que estavam a ser desenvolvidas no Centro São Cirilo e de ver como as pessoas puderam receber um diploma que lhes desse felicidade e vontade para continuarem a participar nas aulas.”
Beatrice Gaina | Voluntária de Informática
O Daniel André retornou ao país de origem – o Brasil. Apesar da vontade de reencontrar a família afirmou várias vezes que “se não fosse o Centro, não sei o que seria…”
André Costa | Brasil
Os utentes participaram no workshop associado à imagem em movimento. Na construção do Fenakistiscópio, na Anilupa (https://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa/oficinas), os utentes tiveram a possibilidade de desenvolver a sua criatividade. O Fenaskistiscópio consiste num exercício simples de animação, dividido em imagens sequenciais. Após a divisão em 12 desenhos/movimentos, observa-se o seu movimento ao espelho.
Paula Correia | Gabinete Animação e Voluntariado
11 Jul – Início das Atividades Livres de Verão
10 Set – Novos horários e inscrições para as atividades do ano letivo 2019/2020