“RECOMEÇAR”
Tal como em anos anteriores, ao longo do tempo de Verão, o Centro São Cirilo continuou a servir, oferecendo alojamento, refeições, cabazes e atendimentos vários aos que nos procuram.
Agora, nestes tempos de início de novo ano letivo, um verbo costuma ser frequentemente usado: o verbo “recomeçar” (um verbo, de resto, que é muito caro ao nosso Centro).
E de facto, uma série de atividades recomeçam agora também no Centro. Grande parte delas – gosto sempre de recordar – não seria possível sem a generosidade e dedicação de tantos voluntários. Graças a isso, são regularmente oferecidos aos nossos utentes uma série de instrumentos que os ajudam, também a eles, a “recomeçar”.
Por tudo isto, no próximo dia 17 de Outubro iremos assinalar o início do ano com um dia de “portas abertas”. Convidamos por isso a que todos – benfeitores, voluntários, utentes, amigos do Centro – possam estar presentes neste dia. “Juntos para recomeçar”.
Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção
As atividades de inscrição iniciaram no dia 1 de Outubro de 2019 e decorrerão em três trimestres, entre Outubro de 2019 e Junho de 2020. Estas atividades necessitam de inscrição na receção do Centro.
Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado
O Centro recebeu, no âmbito do Projeto “Apoiar os Esforços da Turquia para a Gestão da Migração” uma Delegação da OIM Turquia, que veio conhecer o trabalho do Centro São Cirilo. O objetivo da visita foi conhecer as boas práticas de integração e apoio aos migrantes, nomeadamente a (re)inserção no mercado de trabalho. As questões colocadas pelo grupo centraram-se, sobretudo, na empregabilidade e nos procedimentos de todo o processo de legalização dos migrantes.
A Delegação era composta por 12 elementos, acompanhados por uma intérprete e por uma representante da OIM Lisboa (https://www.iom.int/).
Carina Amorim | Gabinete de Emprego
Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado
No dia 18 de Setembro de 2019 tive a oportunidade de participar no Encontro Regional dos CLAIM – Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes – da Região Norte-Litoral, promovido pelo ACM (Alto Comissariado para as Migrações), que este ano se realizou na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Foram várias as entidades que participaram neste encontro, e o grande objectivo foi cada CLAIM fazer o ponto de situação do seu trabalho relativamente aos atendimentos (número total e média mensal, assuntos mais abordados, nacionalidades mais representativas), mais valias/sucessos, principais dificuldades, actividades e projectos desenvolvidos, assim como a articulação com as entidades locais. São sempre de salutar estes encontros, pois criam uma dinâmica mais diversificada nas respostas aos cidadãos migrantes, promovendo o trabalho em rede e valorizando, assim, a partilha de experiências.
Carina Amorim | Gabinete de Emprego
“…hoje eu trabalho, tenho meu emprego, tenho minha casa… o que mudou em mim – hoje sou uma pessoa mais confiante naquilo que faço. Sou bem mais confiante em mim mesma.”
Mirian da Silva | Brasil
O utente Janot Sop dos Camarões autonomizou-se pela via do emprego e afirmou, em tom de discurso: “O Centro foi a minha segunda família, muito obrigada a todos.”
Janot Sop | Camarões
O Centro Comunitário São Cirilo recebe diariamente produtos alimentares doados por várias superfícies comerciais: Pingo Doce, Continente e El Corte Inglês. A recolha destes alimentos é efetuada por um grupo dedicado de voluntários/as que, em dias e horários específicos, e com recurso à sua própria viatura, transporta os produtos desde os supermercados até às instalações do Centro. Trata-se de um voluntariado de extrema importância para as pessoas e famílias que o Centro apoia, uma vez que são os alimentos doados que viabilizam a entrega semanal de cabazes alimentares a cerca de 30 agregados, sendo também um contributo essencial para as refeições que o Centro serve diariamente.
Caso tenha disponibilidade e queira colaborar connosco, envie um email para voluntariado@saocirilo.pt ou contacte-nos através do telefone 228348460.
Rosário Silva | Responsável pela área de voluntariado Recolha de Alimentos
Para descontrair e treinar a leitura de legendas em português, a sessão de cinema foi um filme divertido e fácil de acompanhar, mas em simultâneo faz pensar nas diferenças/distâncias criadas pelas pessoas relativamente a outros países.
Paula Correia| Dinamizadora
Para conhecer comida típica da Índia, a Savita partilhou duas receitas: uma salgada (Pakora com legumes) e outra doce (Kheer – arroz doce indiano).
O workshop teve início com a preparação dos vegetais para o Pakora e a colocação do arroz de molho durante 15 a 20 minutos para o Kheer. Após a preparação dos vegetais juntaram-se as especiarias, envolveu-se tudo. Acrescentou-se, por último, a farinHa de grão de bico, que pode ser adquirida em qualquer mercado indiano. Fizeram-se pequenos bolos (ou à mão ou com 2 colheres) e foi a fritar. O acompanhamento pode ser ketchup.
No Kheer, por sua vez, leva-se o arroz a cozer em leite com especiarias e com açúcar. Coze-se lentamente e cada um pode optar por um arroz mais líquido ou mais consistente.
Savita Sharda | Dinamizadora
Fez parte das atividades Livres de Verão uma atividade destinada à infância “Terça Contada e Falada”.
A Voluntária Noemí do Brasil e a Utente Ana Maria da Venezuela propuseram-se a preparar a história “A Festa no Céu” de Angela Lago, um conto do folclore brasileiro para as crianças do Jardim de Infância Carolina Michaëlis.
O vídeo apresenta um resumo da atividade, com a preparação através de exercícios vocais e relaxamento e em seguinta são apresentadas partes da história. A Noemí e a Ana contaram, cantaram e encantaram com a história da tartaruga que queria ir à festa no céu mesmo não tendo asas.
Conto | Noemí Carvalho | Dinamizadora
Composição de músicas e letras | Ana Batista | Dinamizadora
Para comemorar o dia mundial de fotografia, os utentes do Centro visitaram as 2 exposições temporárias, com especial destaque para a Exposição “Tell the world about us” e a exposição permanente do CPF – Centro Português de Fotografia (http://cpf.pt/).
A atividade teve início com visita guiada à história do edifício e ao seu funcionamento.
Visita guiada | Centro Português de Fotografia
Os utentes iniciaram a atividade com uma caminhada pelo parque da cidade e foram a banhos na praia de Matosinhos. Houve ainda tempo para almoço, jogos e claro convívio.
Paula Correia e Rita Santos | Dinamizadoras
A visita ao Jardim Botânico (https://jardimbotanico.up.pt/) revelou a diversidade de plantas e árvores. Para os utentes foi a descoberta dos nomes científicos das plantas, dos seus cheiros e o país de origem. No caminho de regresso ao Centro ainda houve tempo para conhecer as árvores centenárias do espeço exterior da Casa Allen (https://culturanorte.pt/pt/patrimonio/casa-de-allen/).
Paula Correia | Dinamizadora
Os utentes e instituições convidadas experimentaram a técnica têmpera ovo que o pintor Leonardo Da Vinci usava para realizar as suas obras. Os participantes foram convidados a criar a “sua Monalisa”.
O início foi desafiante, mas a evolução de cada obra mostrou claramente que “na arte não há erros”.
Magda Rebello | Dinamizadora
Na técnica japonesa tie dye (tingimento a quente), o primeiro passo foi definir o padrão colocando elásticos e depois selecionar as cores. Depois mistura-se água quente com tinta, com sal grosso e mergulha-se a peça inteira ou a parte a tingir.
A recomendação é que a primeira lavagem seja feita à mão e isolada.
Stephanie Solís | Dinamizadora
No plano de atividades de verão à semelhança do ano passado, os utentes usufruiram da massagem chinesa (costas, cara, pescoço e cabeça). Além do relaxamento, houve curiosidade em perceber como é realizada uma massagem chinesa, assim como quais os efeitos terapêuticos.
R.H.| Dinamizadora
A Alba e a Maria Auxiliadora prepararam a Torta de Maíz Criolla (https://www.google.com/…/torta-de-maiz-criolla-fid-608724%3…) um prato típico da Venezuela, que nem é doce, nem é salgado.
Os ingredientes principais são o milho cozido e o queijo. Depois de preparada a massa da torta, enquanto cozia no forno, a Maria Auxiliadora – especialista em chá – apresentou a história do chá e também o modo de preparação. No final, a combinação do milho doce (sabor predominante) com os chás de Pu Erh e Chá Preto foi primorosa.
Maria Auxiliadora e Alba Karkour | Dinamizadoras
Os utentes visitaram o Museu da Farmácia do Centro Hospitalar do Porto – Hospital Santo António (https://www.museu.chporto.pt/).
Além da história do Hospital, ficam a conhecer a farmácia, que funcionou até 2010, e os instrumentos em exposição. Visitaram ainda o Salão Nobre e a Capela do Sr. dos Aflitos.
Visita guiada | Museu da Farmácia do CHP
Os utentes jogaram sobretudo ping-pong e damas. Criou-se um grupo de jogadores que tomavam a iniciativa de organizarem equipas e jogar.
Utentes | Dinamizadores
Foi realizada uma caminhada até ao miradouro de São Bento da Vitória. Ainda desconhecido para muitos e que dá uma panorâmica diferente da cidade e do rio.
Paula Correia | Dinamizadora
A Oficina de Artes e Ofícios realizou-se durante 3 sessões. Foi um workshop de desenho e construção de mosaicos com o tema “Países”. O objetivo era, a partir da ideia de mosaico, definir um padrão para 4 mosaicos e escolher 3 cores comuns. Depois, fazer o efeito espelho.
No final fizeram-se várias combinações de mosaicos criando um mosaico de grupo.
Márcia Bandeira | Dinamizadora
02.Out – Formação: Prestações e Obrigações
09.Out – Formação: Ação de Sensibilização em cuidados de Saúde Primários
16.Out – Formação: RSI
17.Out – CCSC de Portas Abertas
30.Out – Formação: Dicas para Manter o Emprego
09 e 10.Nov – Campanha de Recolha de Alimentos no Pingo Doce
13.Nov – Formação: Gestão de Tempo e Objetivos Pessoais
20.Nov – Formação: Cidadania: Direitos e Deveres
21.Nov – Assembleia Geral
11.Dez – Formação: Relações Humanas e Gestão de Conflitos
19.Dez – Festa de Natal