Outubro - Dezembro

Editorial

Ao iniciar um novo ano, esta pode ser uma boa altura para olhar um pouco para trás, em jeito de balanço, para o ano que passou.

Em termos de números, podemos dizer que em 2019 passaram pelo Centro São Cirilo um total de 1.041 utentes, tendo sido servidas 8.803 refeições e preparados 1.149 cabazes alimentares.

A nível dos vários gabinetes do Centro (jurídico, médico, social, emprego, psicologia) foram feitos 3.163 atendimentos.

Após terem beneficiado da formação e da capacitação oferecidas no Centro, 61 utentes conseguiram autonomizar-se dos apoios que tinham começado a receber. Já o número de colocações profissionais mediadas especificamente pelo Centro ascendeu a um total de 86.

Apesar de não ser propriamente a nossa preocupação principal, dados estatísticos como estes podem ser indicativos daquilo que mais verdadeiramente nos interessa: as pessoas concretas e o apoio que lhes conseguimos prestar.

Neste início de 2020, não podemos então senão dar graças a Deus pela ajuda que, através do nosso Centro, vai sendo dada a pessoas a atravessar um momento difícil nas suas vidas. E procurando sempre explorar modos de melhorar o serviço prestado.

Um bom 2020 para todos!

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do trimestre

SERVIÇO DE MONTAGEM DE CABAZES E O VOLUNTARIADO NESTA ÁREA

O Centro Comunitário São Cirilo (CCSC) distribui, semanalmente, cabazes alimentares a 30 agregados familiares; estes cabazes são constituídos por produtos que chegam de vários Hipermercados e do Banco Alimentar do Porto.

A montagem de cada cabaz é assegurada, diariamente, por um grupo de dois voluntários que se deslocam ao CCSC entre as 17h e as 18h30 para realizar a selecção dos produtos recebidos, distribuir pelos cabazes de acordo com o número de pessoas do agregado familiar e entregar o cabaz à família apoiada.  Trata-se de um voluntariado imprescindível pois contribui para que possamos continuar a apoiar famílias com um Projecto de Vida no CCSC.

Caso tenha disponibilidade para colaborar p.f. entre em contacto com o Centro através do seguinte email: voluntariado@saocirilo.pt

Cristina Rocha | Responsável de Área de Voluntariado da Montagem de Cabazes

31/12/2019

30/12/2019

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

O Altynbek, do Quirguistão, e a Glória, de Angola, retornaram aos seus paises de origem. Os utentes agradeceram ao Centro todo o apoio e acompanhamento.

Altynbek Kalambaev | Quirguistão

Gloria Miezi | Angola

DONATIVOS DE NATAL

Nesta época de Natal, foi muito visível a generosidade de tantas pessoas, particulares ou empresas, que, com os seus donativos, ajudaram a alegrar e iluminar o Natal do Centro.

Em nome dos nossos utentes, queremos agradecer, de forma especial, à Paróquia de São Miguel de Marinhas, à Cooperativa Múltipla Escolha, à Experis ManpowerGroup Portugal, à Inova+, à FLUP e ao Colégio da Paz, pelas campanhas que realizaram de recolha de alimentos, produtos de higiene, roupas, livros infantis e material didáctico e informático.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

27/12/2019

24/12/2019

ALMOÇO DE NATAL

No dia 24 de dezembro, realizou-se o almoço de Natal que juntou na mesma mesa utentes, colaboradores e a direcção do Centro. O almoço estava muito bom, com comida portuguesa e doces tradicionais de Natal.  Foi um almoço bem diferente do que é feito no Brasil porque no meu país comemos Churrasco.

O ambiente estava bem agradável, houve tempo para conversarmos sobre o Natal e sobre o significado que tem para cada um de nós. A seguir ao almoço, existiu um momento bem divertido: a entrega de presentes. Na minha opinião, o mais importante foi a oportunidade de estarmos todos reunidos na véspera de Natal. Ajudou a diminuir a saudade do calor do Brasil e dos abraços da família.

Leomar Branco | Brasil

FESTA DE NATAL

Tenho a alegria e a honra em dizer que faço parte da comunidade do Centro São Cirilo. Como imigrante, sinto-me segura e acolhida em conhecer um lugar tão especial, que trata as pessoas como humanos que são, com carinho, respeito e dignidade.

Como voluntária, a experiência de lecionar Língua Portuguesa para estrangeiros tem-me proporcionado momentos de grande enriquecimento profissional e pessoal; cada aluno traz consigo uma bagagem de história e cultura que faz com que as aulas não sejam diminuídas a mera transmissão de conteúdo, mas sim numa troca mútua de conhecimento.

Entretanto, não posso deixar de mencionar a Festa de Natal, o momento de Oração Inter-religiosa pela paz realmente foi emocionante. A simbologia das velas, a partilha das músicas de cada país, cada povo em sua língua, todos em propósito da paz, fez-nos refletir que, no final, somos um só povo, e que as nossas particularidades e diferenças nunca devem ultrapassar nossa semelhança.

Geisa Bezarra | Voluntária

19/12/2019

11/12/2019

FORMAÇÃO “RELAÇÕES HUMANAS E GESTÃO DE CONFLITOS”

Nesta formação gostei de participar na dinâmica de grupo dos puzzles porque implicou ajuda entre todos. Sem isso, não conseguiríamos acabar a dinâmica. O grande desafio foi fazê-lo sem poder falar.

Mouna Alhoussein| Síria

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Agradeço ao Centro o apoio. Já sinto saudades.

Edson Oliveira | Brasil

06/12/2019

03/12/2019

ESPECTÁCULO COM O GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

Os utentes do Centro conheceram um teatro diferente – Teatro Terapêutico sobre a história do Capuchinho Vermelho. Esta atividade realizou-se através de uma parceria com o Espaço T, no âmbito do Projeto “Palcos para a Inclusão.

Parceria | Espaço T

WORKSHOP “POPULAÇÃO MIGRANTE, REFUGIADOS E MINORIAS ÉTNICAS”

No âmbito da celebração do dia do Voluntariado, a Comissão de Voluntariado da UP organizou um conjunto de atividades que decorreram entre 2 e 6 de Dezembro de 2019.

O Centro esteve presente no workshop sobre população migrante, refugiados e minorias étnicas, realizado no dia 3 na Faculdade de Letras. A intervenção centrou-se na divulgação dos serviços e voluntariado. Pudemos contar, ainda, com uma campanha de recolha de bens a favor do Centro São Cirilo, promovida pela FLUP no âmbito destas atividades.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

03/12/2019

02/12/2019

VÍDEO DO TRIMESTRE “SERVIÇO DE APOIO EM CABAZ”

Já estou a trabalhar(…) já estou a viver numa casa melhor(…), agora já posso ajudar a minha família e também já vivo mais tranquila e contente. (adap. e trad.)

 Lidia Limachi | Bolívia

TEAM BUILDING 2019

A equipa do Centro realizou um dia de Team Building na cidade de Aveiro. Depois de um passeio pedestre pelo canal e degustação dos doces típicos na famosa Confeitaria Peixinho, foi possível conhecer um dos espaços da bienal de cerâmica e a igreja da Santa Casa da Misericórdia. Antes do almoço ainda houve tempo para uma visita à Sé de Aveiro, guiada pelo P. Luís.

Da parte da tarde, a guia Andreia deu a conhecer à equipa do Centro um pouco da história e da azulejaria da cidade, sobretudo através do património arquitectónico.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

29/11/2019

21/11/2019

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

Realizou-se a Assembleia Geral do Centro, que contou com a presença da Direção, do Conselho Fiscal e do Conselho de Curadores. Iniciámos os trabalhos com uma oração proposta pelo P. Luís Ferreira do Amaral. Após umas breves notícias, foi apresentado o Programa de Ação e Orçamento para 2020, aprovado por unanimidade.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – RISOTERAPIA

Os utentes participaram num workshop de Risoterapia. Houve oportunidade para rir, sorrir e ouvir o testemunho do Fernando Batista, o dinamizador do workshop, sobre a importância de uma postura positiva e a importância do rir.

O dinamizador, que pertence à Associação Mais Feliz (www.maisfeliz.eu) e (www.facebook.com/risoterapia), também deixou o seu testemunho: “vim de coração cheio”.

Fernando Batista | Associação Mais Feliz

21/11/2019

20/11/2019

FORMAÇÃO “CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES”

Fazer parte da equipa dinamizadora da formação de cidadania foi muito interessante, na medida em que, como também sou migrante, fiquei a conhecer a realidade das pessoas com semelhante condição à minha.

Gustavo Tamponi | Formador

VISITA DE ALUNOS NO ÂMBITO DO PROJETO PERTENCER

A União das Freguesias Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, dinamiza o PertenSER, que visa a promoção do envolvimento e sucesso escolar, para jovens do 8º e 9º anos da Escola Manoel de Oliveira. No âmbito deste projeto, com o objetivo de criar oportunidades e experiências de aprendizagem, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro, os serviços e ouvir testemunhos dos utentes que usufruem dos apoios.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

20/11/2019

13/11/2019

FORMAÇÃO “GESTÃO DO TEMPO E OBJETIVOS PESSOAIS”

Em conversa final com os formandos, uma das conclusões sobre a importância do tema a “Gestão do Tempo” foi, precisamente, a qualidade de vida que podemos aumentar com uma boa gestão do nosso tempo, a responsabilidade de cada um em organizar a sua agenda e planear, o melhor possível, o seu dia-a-dia. É gerir o tempo e contar com os contratempos.

Leonor Oliveira | Gabinete Jurídico

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DA VENEZUELA

Foi agradável fazer esta partilha com as pessoas que participaram no workshop. O desafio de fazer esta partilha foi-me feito por outra utente minha conterrânea, a Mª Auxiliadora.

Este tipo de atividade é muito importante porque é uma forma de dar a conhecer os costumes e cultura de outros países. E por isso, agradeço ao Centro a oportunidade de ajudar e colaborar. Acho também importante dizer que a equipa do Centro é muito boa, está sempre disponível para ajudar. É um Centro muito bom.

Maria Milagros | Venezuela

12/11/2019

09/11/2019

CAMPANHA PINGO DOCE

No sábado de manhã adorei fazer recolha de alimentos e perguntar às pessoas se queriam ajudar o Centro São Cirilo.

Madalena Guedes de Oliveira | Voluntária de 7 anos

ATIVIDADE LIVRE “SONS, SABERES E SABORES” – WORKSHOP DE CULINÁRIA DO QUIRGUISTÃO

No âmbito das atividades livres, que se realizam à tarde, a Drª Paula, desafiou-me a dinamizar um workshop e eu preparei uma comida do Quirguistão, o meu país.

Os utentes foram convidados a participar. Inicialmente, fiquei muito preocupado porque achei que os participantes poderiam não gostar. Mas afinal, todos apreciaram. Neste tipo de atividades o apoio é muito importante. Destaco também o tipo de atividades realizadas no Centro, que são variadas e interessantes.

Altynbeq Kalambaev | Quirguistão

05/11/2019

29/10/2019

VISITA DE ALUNOS DOS COLÉGIOS CEDROS E HORIZONTE

No âmbito da Formação em Voluntariado promovida pela CASO [Católica Solidária – CASO] – núcleo de voluntariado da Universidade Católica do Porto – recebemos a visita dos alunos dos Colégios Cedros e Horizonte. Foram apresentadas as instalações, os serviços e o funcionamento do voluntariado.

Os alunos conheceram in loco alguns dos serviços de voluntariado, que estavam a decorrer no momento da visita. Questionaram o seu funcionamento e consideraram o compromisso como o maior desafio do voluntário regular.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

VÍDEO DO ANO LETIVO PARA “CCSC PORTAS ABERTAS”

Ano Letivo 2018 – 2019

17/10/2019

16/10/2019

FORMAÇÃO “RSI”

No dia 16 de Outubro de 2019 foi realizada a formação sobre o tema RSI: direitos e deveres. Estiveram presentes utentes internos e beneficiários de cabaz de alimentos.

Na sessão foi abordado o conceito da prestação, as condições de acesso e o que implica. Apesar de ser um tema mais teórico, a sessão foi muito participada, pois é um tema relevante para muitos dos presentes. Surgiram várias dúvidas que foram esclarecidas com recurso a exemplos práticos, analisados conjuntamente por todo o grupo. A formação terminou com um Quiz, que se traduziu num momento informal e de comunicação em que todos os utentes passaram com distinção.

Rita Santos | Gabinete de Psicologia

NOITE DE ARRANQUE DO CREU

O Centro esteve presente em mais uma noite de Arranque do CREU. O programa teve início com a missa na Igreja Nª Srª de Fátima, depois houve jantar partilhado. O ponto alto da noite foi a representação teatral do grupo de animadores do CREU. Depois da apresentação de cada grupo, os presentes tiveram oportunidade de conhecer os respetivos espaços de divulgação dos diferentes movimentos ligados ao CREU, que continham folhetos explicativos, fichas de inscrição, dinâmicas e arranjos de apresentação, entre outros.

 Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

Mariana de Mariz Rozeira| Diretora

15/10/2019

09/10/2019

SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

No dia 09 de Outubro pelas 14h30 realizou-se no Centro, uma Ação de Sensibilização e Educação para a Saúde promovida pelos Médicos do Mundo (no âmbito do Projecto Porto Escondido), cujo objectivo principal é a  Detecção Precoce e Prevenção do VIH/SIDA e IST’s (Infeções Sexualmente Transmissíveis – Sífilis, VHB, VHC).

Esta Ação foi assegurada pela Dra. Márcia David e contou com a presença de utentes internos e utentes apoiados em cabaz. Foi um momento desmistificação de conceitos,  partilha e esclarecimento de dúvidas; o fato de ter sido pautado pela informalidade facilitou a interacção com os participantes. No final, foi dada a oportunidade de realizar testes das IST’s , no Gabinete Médico do Centro, num momento partilhado apenas pelo utente e a formadora.

  Cristina Rocha | Gabinete Social

FORMAÇÃO “PRESTAÇÕES E OBRIGAÇÕES”

Eu gostei da formação, porque assim fiquei a saber mais sobre os contratos de trabalho. Tinha muitas dúvidas sobre os meus direitos e deveres.

Teresa Marcelino | Angola

02/10/2019

01/10/2019

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

O testemunho foi de agradecimento, destacando a importância de agarrar a oportunidade de ter uma vida melhor que o Centro ajudou a criar.

Ricardo e Fátima | Portugal

Emocionada, afirmou que só tinha a agradecer ao Centro por tudo e que em Portugal eramos a sua família.

Mónica Lisboa | Brasil

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

15.Jan – Formação: Matemática para a Vida

21.Jan – Artes Plásticas [feltragem] com alunos da ESEP

29.Jan – Formação: Espiritualidade e Religiões

05 e 12.Fev – Formação: Técnicas de Procura de Emprego

11.Fev – Atelier de Pintura

14.Fev – Dia de São Cirilo

27 e 28.Mar – Assembleia Social [promovida pela Comissão de Apostolado Social da Companhia de Jesus]

Subscreva a nossa Newsletter