Junho

Editorial

DSC_0339-300x199

A festa dos santos populares foi um dos eventos destas últimas semanas no Centro São Cirilo. Além da ocasião para a entrega dos diplomas, foi também um tempo de encontro e de convívio entre todos: de pessoas de origens diversas, mas que, por uma razão ou outra, estão ligadas ao trabalho no Centro.

Um outro acontecimento relevante para a vida do Centro foi também a recente entrada de novos membros para o Conselho de Direção e para o Conselho de Curadores.

Para a Direção entraram agora a Joana Morais e Castro, a Cláudia Assis Teixeira e a Isabel Mena de Matos (tendo saído o Prof.Joaquim Azevedo, o Jorge Mayer e a Sofia Martins). E, como novos Curadores, entraram a Teresa Martins da Rocha, o Filipe Pinto, a Isménia Silva e o João Inácio Sousa Lima.

Para os que saem, aqui ficam os nossos agradecimentos por todo o trabalho e dedicação pela missão do Centro. E para os que entram, os nossos agradecimentos pela disponibilidade para se dedicar a este projeto. A uns e a outros, muitas felicidades e bênçãos de Deus para o futuro.

Luís Ferreira do Amaral s.j.

Breves do Centro

Formação Sistema Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis

Desde outubro de 2017, um grupo multidisciplinar tem vindo a construir o Manual Sistema de Proteção e Cuidado (SPC), que será implementado nas trinta obras da Companhia de Jesus. O objetivo deste Sistema passa por avaliar e reforçar as boas práticas de proteção e cuidado, identificando e tratando, igualmente, o que seja desadequado ou possa configurar situação de maus-tratos.

O Manual SPC divide-se em 10 grandes áreas, entre as quais o Enquadramento Jurídico e Canónico, os Maus-Tratos (tipologia e prevenção), o Código de Conduta, Tratamento de suspeitas e denúncias e o Mapa de Risco.

No dia 08 de junho de 2018, realizou-se no CUPAV a Formação Sistema de Proteção e Cuidado (SPC) de Menores e Adultos Vulneráveis, destinado a diretores e delegados SPC. Este encontro constituiu-se como um momento informativo, de esclarecimento de dúvidas, de partilha e de início da construção do Mapa de Riscos de cada obra.

No dia 27 de junho de 2018, a equipa formativa constituída pelo Delegado Nacional SPC, por uma Psicóloga e por uma Jurista, deslocaram-se ao Centro para realizar uma ação de formação inicial do SPC destinada a Direção, equipa técnica e voluntários. Com uma duração de 3h, o objetivo passou por inteirar os participantes das noções básicas inerentes à implementação deste Sistema. No final, os participantes sublinharam o interesse suscitado e a curiosidade em aprofundar  este tema.

Rita Santos | Gabinete Psicologia

Visita à Exposição “Grito Mudo” na Fundação Manuel António da Mota

No dia 14 de Junho fomos visitar a Exposição “Grito Mudo” na Fundação Manuel António da Mota (http://www.fmam.pt/).

Do grupo que participou, alguns utentes são internos outros frequentam aulas de português.

Iniciámos a atividade a conhecer a história do Mercado Bom Sucesso e qual era a sua configuração em outros tempos, através de fotografias. De um mercado tradicional, com a renovação do edifício, passou a um mercado moderno.

Após entrar no Mercado visitámos de forma livre a Exposição “Grito Mudo”. Eram esculturas em madeira de caras compridas pintadas.

 

É uma exposição solidária do artista plástico Custódio Almeida, que fez um paralelismo com a doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).
Na venda das esculturas, 30% reverte a favor da APELA (http://www.apela.pt/), organização que apoia doentes com este tipo de doença.
Como estava uma artista entre o grupo, a Magda – do Brasil – explicou-nos a influência artística do autor na construção das obras expostas.

Considero este tipo de actividade bastante importante pela possibilidade de conhecer a cidade do Porto, interagir com outras pessoas de outros países e ter acesso a este tipo de atividades culturais.
A visita acabou no exterior da Casa da Música. Para mim, tendo em conta que a minha área é engenharia civil, este tipo de caminhadas culturais à volta dos edifícios é interessante pela arte e pela arquitectura.

Assim, sugiro outras visitas que envolvam arquitetos e arquitetura, principalmente contemporânea.

Ly Try| Utente do Camboja

Atividades Livres de Verão 2018

A partir do dia 16 Julho até 23 de Agosto, o Centro terá disponível um vasto programa de Atividades de Verão, organizadas segundo um esquema semanal regular e abertas, de forma gratuita, a todos os que queiram participar (não é, assim, necessária inscrição).

O programa é o seguinte:

* Às segundas teremos, a partir das 14:30, contos para crianças – Segundas Faladas e Contadas.

* Às terças de manhã teremos os Percursos com História no Porto, com saída às 9:30 (estão pensadas 2 visitas diferentes). E à tarde, a partir das 14:30, haverá Jogos de Mesa entre utentes.

* Às quartas, às 10h, teremos Outras caminhadas: caminhadas pela cidade, uma ida à praia, organização da biblioteca do Centro e workshop de massagens, às 14:30 teremos o Workshop de Culinária.

* Às quintas, às 10h, teremos a Oficina de Artes e Ofícios, e às 14:30 as Férias Divertidas, actividade destinada a jovens e crianças acompanhadas pelos pais ou instituições.

* Às sextas, às 14:30, teremos Cinema.

Para mais informações contatar paula.correia@saocirilo.pt

Paula Correia | Animadora Sociocultural

Reportagem Fotográfica do Mês

21H30 – Baile e Lançamento do Balão

Atenção às margens

No próximo mês acontece…

Jul. e Ago. – Atividades Livres de Verão

Subscreva a nossa Newsletter