Outubro

Editorial

18082018_121823

Como qualquer outra instituição, uma das questões a que o Centro São Cirilo tem de fazer face para levar a cabo a sua missão são as despesas regulares. Entre elas, os gastos com a eletricidade.

Para procurar reduzir esses gastos, o nosso Centro acabou de instalar um conjunto de painéis solares fotovoltaicos, os quais, durante as horas de sol, lhe permitem ter autossuficiência em termos de energia elétrica.

Apesar de representarem um investimento inicial considerável, estes painéis permitem agora uma redução significativa nas despesas mensais em energia, contribuindo assim para a sustentabilidade do Centro. Prevê-se que o dinheiro investido venha a ser recuperado em menos de cinco anos.

Além do argumento económico para esta iniciativa, um outro argumento também relevante hoje é o argumento ecológico. De facto, com a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa, o clima do nosso planeta começa infelizmente a sofrer já algumas alterações visíveis.

Alegramo-nos então pelo facto de o Centro São Cirilo poder também, à sua pequena escala, contribuir para uma causa que, como o Papa Francisco realçou, além de ser ecológica, acaba por ser também (e por isso mesmo) uma causa social.

Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção

Breves do Centro

Noite de Arranque do CREU

No dia 9 de Outubro realizou-se mais uma noite de arranque no CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário. O objetivo é dar a conhecer todos os grupos que estão associados ao CREU e à Companhia de Jesus.

Tal como em outros anos o programa contou com:

19:15: Missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima
20:15: Jantar partilhado
21:15 Serão de apresentação do programa do CREU e dos grupos ligados à casa

Após o serão, todos os grupos tinham a sua banquinha com informações sobre os seus serviços e voluntariado. O Centro São Cirilo também se fez representar, dando a conhecer o nosso trabalho, principalmente as oportunidades de voluntariado, a todos os universitários que querem caminhar connosco na construção de um mundo melhor.

Paula Correia | Animadora Sociocultural

Voluntariado no Banco de Roupa

Estou a frequentar o 12º ano. Como neste momento tenho tempo livre e gostava de ajudar outras pessoas, uma vez que é uma forma de contribuir para a sociedade, decidi ir com mais duas amigas conhecer organizações onde fosse possível fazer voluntariado. Quando iniciámos a nossa “busca de rua” parámos junto ao Centro e fomos conhecer. Quem nos recebeu à entrada, por acaso até foi a Coordenadora dos Voluntários, a Drª Paula Correia, que nos convidou a conhecer o Centro, os serviços e as áreas de voluntariado.

Iniciámos as três em áreas diferentes de voluntariado há precisamente um mês. No Banco de Roupa, local onde realizo voluntariado às quintas-feiras, organizo os donativos e ajudo os utentes a encontrarem o que precisam.

Tem sido uma experiência diferente, na medida em que ouço todo o tipo de histórias de vida, sendo o desafio saber lidar com essas mesmas histórias. Acho que todas as pessoas, em um dado momento da sua vida, deveriam fazer voluntariado, pela aprendizagem e pelo trabalho humanitário.

Janaina Gonçalves | Voluntária do Banco de Roupa

Campanha Pingo Doce: 10 e 11 de Novembro

Nos próximos dias 10 e 11 de Novembro teremos a nossa habitual campanha semestral de recolha de alimentos, no Pingo Doce da Av. da Boavista.

Conforme se vai aproximando a data da campanha, começamos a ficar com mais necessidade de alimentos para continuarmos a apoios os nossos utentes. Por isso, pedimos e agradecemos muito o esforço e empenho de cada um em participar nesta campanha de recolha de alimentos.

Organizámos turnos de 2 horas e meia, com 4 pessoas. As inscrições estão abertas até dia 8 de Novembro e cada voluntário deve preencher dois ficheiros: a ficha de inscrição aqui e a escolha do turno aqui. Podem inscrever também familiares, amigos e conhecidos que tenham possibilidade e gosto em colaborar. Toda a ajuda é necessária!

Muito obrigada por caminharmos juntos na construção de um mundo melhor!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

Vídeo do Mês

Uma casa que me acolheu de braços abertos e onde eu me encontrei.” – Marta Pedra

Atenção às margens

No próximo mês acontece…

10 e 11.Nov – Campanha Pingo Doce
14.Nov – Formação RH e Gestão de Conflitos
21 e 28.Nov – Formação “Técnicas de Procura de Emprego”
22.Nov – Assembleia Geral do Centro São Cirilo
30.Nov a 2.Dez – Venda de Natal

Subscreva a nossa Newsletter